Se tem uma personagem amada dentro da franquia Star Wars, é a nossa eterna Padawan Ahsoka Tano, que no próximo dia 23 de agosto irá ganhar a sua prória série. E claro, a euforia está em uma galáxia muito muito longe. Hoje falaremos como ela surgiu, qual foi sua jornada e como ela está atualmente.
A ex-Jedi Ahsoka Tano já serviu como Padawan aprendiz do Jedi Anakin Skywalker durante as Guerras Clônicas. Uma líder respeitada e guerreira sintonizada com o lado luminoso da Força, Ahsoka se tornou uma formidável lutadora antes que o reinado do Império mudasse o curso da história galáctica. Embora ela tenha se afastado da Ordem Jedi, ela continuou a defender aqueles que lutavam pela paz e justiça na galáxia muito depois da queda da República.
Mas antes, assista ao trailer da série Ahsoka Tano:
Origem de Ahsoka Tano
Recentemente, tivemos a série animada Star Wars: Histórias dos Jedi no Disney+, onde temos o conto da origem da personagem. Nos episódios que contam sobre ela, apenas mostra o seu nascimento e como ela viveu durante seus primeiros anos, mas o que chama a atenção é como ela usou a Força pela primeira vez, controlando uma fera local de seu planeta e espantando a todos de seu vilarejo, mas não a anciã, que via nela um poder a mais. Mais tarde, o Mestre Jedi Plo Koon veio para buscá-la e a levou para o Templo Jedi em Coruscant, onde ela começaria o treinamento.
Sua 1ª aparição foi no filme Star Wars: The Clone Wars (2008), onde ela foi designada para ser a Padawan de Anakin Skywalker, fazendo com que ele começasse a entender como é o fardo de um Mestre e de seu discípulo. Em sua 1ª missão, ambos tiveram que resgatar o filho de Jabba Hutt, que tinha sido raptado pelo Conde Dooku.
Mestre e sua Padawan abusada
Ela acabou recebendo um apelido carinhoso de “abusada” pelo seu mestre. Apelido esse que durou até a queda da Ordem Jedi. Por ela ser uma Padawan muito inteligente e de opiniões fortes, Anakin percebeu que sua discípula tinha muito mais do que aparentava, mas acabava se afobando tanto em suas ações quanto em suas palavras, por isso do seu apelido.
Durante a série Star Wars: The Clone Wars, que dá sequencia ao filme, Ahsoka se mostra muito promissora como Jedi, principalmente na arte da guerra, pois todo o seu treinamento foi durante as Guerras Clônicas, mostrando para todos sua força e sua adaptação durante as missões. Entretanto, por ser muito jovem, algumas decisões que ela tomava, acabava contrariando seu mestre e até mesmo a Ordem, colocando muitas vezes seus comandados em perigo constante.
Durante uma missão, ela acaba avançando com suas tropas para aniquilar as forças androides Separatistas, enquanto Anakin e Kenobi estavam recuando por ver que as forças inimigas eram muito mais fortes e numerosas, o que fez com que Ahsoka ficasse frustrada por não entender o pensamento lógico de seus mestres, Mas quando ela viu o cenário como um todo, percebeu o erro que ela estava cometendo e por quase ter perdido seus soldados.
Após isso, ela acabou sendo afastada pela Ordem do campo de batalha, algo que o próprio Anakin entendeu, já que sua Padawan era jovem e que foi jogada em meio as batalhas sem nenhum preparo, mas que era necessário aprender, mesmo que não fosse o ideal. Mais tarde ela volta para a frente da batalha, mostrando que aprendeu com seus erros e começou a tomar mais cuidado e ver o cenário como um todo.
Um dos pontos de virada da jovem para a madura Ahsoka Tano foi quando ela foi raptada em meio a uma missão pelos Trandoshanos. Eles capturavam algumas espécies e largavam em uma ilha para serem caçados, um jogo deles para ver quem era o melhor caçador da tribo.
Durante os dias que ela ficou na ilha, acabou encontrando alguns outros jovens Padawans e um Wookie, que era ninguém menos do que Chewbacca, e juntos começam a planejar algo para poder recuperar sua liberdade. Eles acabaram conseguindo invadir a fortaleza voadora dos Trandoshanos e lutarem contra eles, mas a luta estava empatada e perigosa, até que naves chegam trazendo Wookies para resgatá-los encerrando toda aquela operação.
Voltando para o Templo, Ahsoka encontra seu Mestre, que estava preocupado com ela, mas acaba sendo surpreendido por ela quando menciona que todo o treinamento que seu mestre tinha lhe ensinado a salvou, mostrando que o vínculo entre os dois era algo para ser respeitar e admirar.
O respeito mútuo entre mestre e padawan era algo muito grande entre os Jedi, mas o vínculo entre Anakin e Ahsoka era muito além, algo como irmão e irmã. Para os Jedi, o vínculo e o sentimento é algo que precisa ser controlado, pois podem causar armadilhas, o desapego precisa ser algo natural, mas para ambos era algo quase que impossível, tendo em vista que Anakin sempre burlou essa parte dos sentimentos impostos pela Ordem, se casando com a Senadora Amidala e tendo um vínculo emocional muito grande com sua Padawan, muitas vezes colocando em xeque ordens diretas para salvá-la ou ajudá-la em alguma missão especifica.
Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram e Twitter.
A queda e o renascimento de Ahsoka
Ela era uma jovem Jedi muito respeitada dentro da Ordem, podendo dizer que sua posição era muito vantajosa, já que os mestres tinham nela total confiança. Por muitas vezes, ela era enviada a missões que nem mesmos cavaleiros mais experientes eram enviados, além dela ter sido responsável por um grupo de younglings em missão para reter os cristais Kyber.
Entretanto, com o andamento das guerras clônicas, a opinião pública sobre o envolvimento dos Jedi nessas batalhas mudou, mostrando um descontentamento preocupante para a Ordem. Com o passar dos dias, uma situação preocupante acontece dentro do Templo, uma explosão em uma área de trabalho civil, matando trabalhadores e clones que ali trabalhavam.
Ahsoka e seu Mestre Anakin foram chamados para avaliar a situação e prosseguir com uma investigação minuciosa. isso claro, não deixou as pessoas que tinham parentes entre os feridos e mortos felizes, afinal, aqueles que juraram proteger a vida e a paz, estavam no meio de algo impensável. Com o decorrer das investigações se descobriu que tinha sido um Jedi que causou os crimes, agora bastava saber quem foi, e em uma falsa testemunha e perturbação de imagens, Ahsoka acabou sendo acusada pelo crime, e a partir de então, ela foi caçada pelos Jedi e pelos clones.
Após uma caçada longa e cansativa, ela se envolve com Asajj Ventress, uma velha inimiga que agora está ali para ajudar, desde que um acordo entre ambas seja firmado. Se Ahsoka depor a favor de retirar todas as queixas da época que Asajj lutava pelos Separatistas, ela ajudaria, e assim aconteceu.
Mais tarde, nesse mesmo dia, Ahsoka foi deixada por Asajj, que a relembrou pelo acordo, e a jovem Jedi, agradeceu pela ajuda, mas após isso, ela acaba caindo em uma armadilha por outro inimigo, e por fim, foi pega pelos clones em uma área onde tinha evidências do crime no Templo, fazendo com que Ahsoka fosse levada a corte popular. Antes disso, ela foi julgada no Templo, e banida para sempre da Ordem Jedi em uma votação que não foi unânime.
Dias se passaram, e a Senadora Padmé Amidala, junta de Anakin, prometeram lutar ao lado de Ahsoka para tirar todas as acusações. Duas frentes se formaram nesse momento, a Senadora ficou ao lado da jovem para defendê-la contra as acusações do promotor e Almirante Tarkin, que tinha um certo rancor pela jovem Jedi, e até mesmo por todos os Jedi, enquanto isso, Anakin foi atrás de Asajj para descobrir a verdade.
Ele acaba encontrando sua antiga inimiga, e ali, ambos começam a conversar sobre o caso em questão e Asajj comenta que Ahsoka tinha falado com uma outra Jedi, chamada Barriss, dando uma pista maior para ele, além de afirmar que o suspeito estaria com os sabres dela. Anakin por sua vez voltou ao Templo e confrontou Barriss, após uma interrogação um tanto agressiva, é descoberto que foi ela quem causou todo esse alvoroço. Ambos lutam até que a jovem não consiga mais, e assim, foi levada as pressas para o júri popular para entregar a verdadeira culpada e assim dissolver Ahsoka.
Voltando para o Templo, os mestres pedem perdão para Ahsoka e pedem que ela volte, Anakin por sua vez, mostra seu entusiasmo, mas a jovem ex-Jedi acaba recusando e afirmando que não vê mais a Ordem Jedi como resposta para a paz na galáxia.
Uma nova Ahsoka Tano
Agora sem o luxo e a vida corrida de uma Jedi, ela vivia no subsolo de Coruscant, tentando apenas viver, lá ela acaba conhecendo as irmãs Rafa e Trace Martez, e juntas fizeram algumas loucuras pela galáxia, levando especiarias roubadas para a facção dos Pykes e que por fim acabaram causando uma rusga com eles. Após essa aventura, uma amiga incomum acaba chegando pedindo ajuda de Ahsoka, Bo-Katan Kryze, dizendo que um mal está assolando Mandalore e apenas ela poderia ajuda-la.
Durante uma missão Anakin é chamado para uma mensagem urgente, chegando lá, Ahsoka e Bo-Katan pedem ajuda a Ordem Jedi contra o Sith Darth Maul, que estava comandando Mandalore, o Conselho Jedi não muito confiante, preferiu destacar um grupo pequeno para poder auxiliar, mas que não se meteria se caso as coisas dessem erradas, assim, após muito tempo, Anakin e Ahsoka, Mestre e discípula voltam a se reencontrar e de presente, ele entrega para ela dois sabres de luz novos, além disso, o Batalhão 501, também acabou saldando sua antiga Comandante.
Agora em Mandalore, Ahsoka ao lado de seu grande amigo Capitão Rex, lutam pela liberdade de Mandalore das garras de Maul, e após uma luta incansável, ele é capturado e levado em custódia pelos clones e Ahsoka, mas em meio a um momento de distúrbio na força, os clones acabam se voltando contra a jovem, tentando matá-la, mas acaba escapando, nesse momento a Ordem 66 entrou em vigor, e a queda dos Jedi começou.
Mais tarde naquele mesmo dia, Ahsoka liberta Maul para ajudar na parte de distração, além de também conseguir capturar seu amigo Capitão Rex e fazer uma analise na cabeça dele, onde acabou descobrindo o chip inibidor, ao retirá-lo ele acaba voltando a si, e acabou ajudando a escapar daquele local. A nave que eles estavam, estava totalmente avariada, e seguia em rota de queda em um planeta próximo. A luta pela sobrevivência foi intensa, vários clones, amigos, irmãos estavam entre os dois e a saída, e por fim, eles conseguem escapar, mas a custa de um grande sacrifício.
Ahsoka e os Rebeldes
Anos mais tarde, Ahsoka tinha desaparecido em meio a galáxia, ninguém nem imaginava que ela poderia estar viva, escondida de tudo e todos, ela permaneceu em silêncio até que um dia ela precisou se revelar, até então, ela usava o codinome “Fulcron”, para poder ajudar alguns velhos amigos, mas apenas isso.
Quando ela voltou a ativa, acabou conhecendo um jovem Jedi, Ezra Bridger, que estava sendo treinado pelo Cavaleiro Jedi Kanan Jarrus. O pouco que ela participou durante a série Star Wars Rebels, ela acabou se mostrando útil na jornada Jedi. Por fim, ela acabou se encontrando com seu antigo mestre em um Templo Sith, ambos lutaram e se colocaram como inimigos a partir dali.
Achando que Ahsoka tinha morrido no Templo, Ezra acaba descobrindo uma forma de caminhar pelo tempo e espaço, e sem muito como fazer, ele acaba salvando Ahsoka do momento que o Templo caia sobre a cabeça dela e de Lorde Vader, mas ela ali se despede dele novamente.
Ahsoka Tano em The Mandalorian
A série Mandalorian é um sucesso e isso é bem claro, mas o que pegou todos de surpresa foi a forma que outros personagens foram introduzidos na trama, e um desses foi a própria Ahsoka. Mais velha e experiente, ela acabou se encontrando com Din Djarin e Grogu, que estavam a procura de um mestre para o pequenino, mas Ahsoka disse que não era a pessoa certa para isso, pois ela tinha outros objetivos, caçar um inimigo que estava crescendo em poder na galáxia, o Grão Almirante Thrawn, o sucessor do Império.
O que esperar da série da Ahsoka no Disney+
Como vocês já estão cientes, logo mais teremos a estreia da sua série no Disney+. Como a Ahsoka é uma personagem extremamente popular, o hype para sua própria série está nas alturas, porém, há quem prefira esperar para ver.
Como a trama vai se passar algum tempo depois do fim da terceira temporada de The Mandalorian, onde Ahsoka está em uma caçada sem fim ao lado de seus aliados contra os remanescentes do Império e o suposto retorno do Grão Almirante Thrawn, além de novos personagens como aparentemente Sith, e claro, velhos conhecidos. Enfim, a ansiedade está alta e expectativa muito boa, esperamos muito pela série e um reencontro notável entre a franquia e seus fãs.
Leia também: