Star Wars | Conheça a Hierarquia da República Galáctica

Se tem uma coisa que é muito comum em Star Wars são as guerras, sendo elas políticas ou por territórios, planetas e sistemas. E sabendo disso, como todo grande exército, precisa ter uma certa hierarquia de comando.

A República Galáctica tinha como base de seu exército os clones que foram criados no Planeta Kamino pelos Kaminoanos, onde em segredo acabaram sendo treinados e produzidos pelos últimos 10 anos desde a morte do Mestre Jedi Zaifo-Vias, a quem tinha encomendado os clones, até a descoberta pelo Cavaleiro Jedi Obi-Wan Kenobi.

Vamos destacar as patentes do grande exército da República e da marinha, lembrando sempre que sua base de comando, os oficiais de patente mais baixa, na sua grande maioria eram clones, outras raças como os humanos, também faziam parte, mas não em grande número.

Patentes do Exército da República Galáctica

Cadetes Clones

Star Wars: The Clone Wars - Cadetes Dominó. república galáctica
Star Wars: The Clone Wars – Cadetes Dominó.

Os cadetes clones são o 1º estágio para seguir em frente dentro do exército, criados e treinados no Planeta Kamino, eles tem seu desenvolvimento aprimorado desde seus primeiros anos até sua graduação. Suas únicas saídas era para reconhecimento como visitar um cruzador, nesse momento, eles estão adquirindo conhecimento amplo. Seu treinamento era objetivo e dinâmico, colocando eles em vários momentos para resolver problemas lógicos e táticos, além dos treinamentos físicos e militares com armas. Vale ressaltar que, os Clones tem crescimento acelerado, isso quer dizer que em pouquíssimos anos desde seu nascimento, eles já se tornam adultos e capacitados para entrar nas linhas de frente do exército.

Eles não tinham funções oficiais dentro do exército em seu começo, como visto por exemplo com os cadetes do Império, que eram usados em algumas situações. Entretanto, o treino dos cadetes clones eram muito mais provados, colocando eles sempre em situações mais difíceis. No fim de sua graduação para se tornar um soldado completo, eles passam por provas em situações reais de combate, e cada grupo de clone é supervisionado por um General Jedi, Comandantes Clones e seu tutores, que passam diariamente com eles para aperfeiçoa-los.

Soldados Clones

star wars república galáctica soldados clones

Agora que se tornaram soldados, eles são enviados para frente de batalha dando sua vida pela República literalmente. Nos primeiros anos da guerra, eles usavam armaduras totalmente brancas e blasters DC-15S, blasters DC-15A ou Canhão Rotatório Z-6, além do suporte de vida instalado em suas costas e granadas das mais variáveis funções.

Com o decorrer da guerra, eles acabaram tendo a autonomia de personalizar suas armaduras para aprimorar sua criatividade e individualismo, algo encorajado pelos Jedi. Dentro de cada batalhão, as cores eram destacadas para definir de qual regimento ele servia, como exemplo: Azul 501º Legião ou Amarelo 212º Legião.

Por serem apenas soldados, eles são deslocados para diversos sistemas, planetas, e setores que precisam ser protegidos pelos seus inimigos, lá, eles faram qualquer serviço, sendo a proteção do local, invadir ou reconhecimento.

Oficiais de Deck

Oficiais de Deck star wars república galáctica

Essa patente não é nada que possa dizer que é de grande destaque, apenas são soldados que cuidam de um local específico, fazendo a proteção e reconhecimento de quem chega até o local que ele está destacado. Fora isso, eles são simples soldados que podem entrar em combate a qualquer momento, ou ir para a frente de batalha. Mas sua função primaria é proteção do local. Não há destaque em sua armadura e armamento.

Cabo

cabo star wars república galáctica

Sendo o começo das patentes de comando, um cabo não tem nenhum grande destaque em sua armadura ou equipamentos adicionais, apenas ajudam na organização de sua tropa. Não sendo uma patente exclusiva do exército, eles também são vistos na marinha e geralmente comandavam um pequeno grupo de 4 soldados. Seu armamento é o mesmo dos soldados padrões.

Sargento

sargento star wars república galáctica
Star Wars: The Bad Batch – Sargento Hunter do Esquadrão 99.

Sargentos eram um dos mais comuns dentro do exército, podendo comandar até 9 soldados e se reportavam aos seus superiores como tenentes, capitães e generais. No inicio da guerra, suas armaduras tinha um destaque em verde, para poder identificá-los, mas com o passar do tempo eles tiveram alguns detalhes a mais para padronizar em cada esquadrão. Seu equipamento é o mesmo que dos soldados padrões, além de usar antenas de comunicação.

Tenente

tenente star wars república galáctica

Líderes de Pelotões, eles podiam ter em seu comando até 36 soldados e sua identificação no início da guerra era os detalhes azuis em sua armadura. Dentro de uma companhia havia normalmente 4 tenentes e se reportavam aos seus superiores.

Seu equipamento era mais robusto, podendo ter uma pistola blaster DC-17, além da arma padrão DC-15A. Granadas também faziam parte de seu equipamento e sua armadura tinha o mesmo propósito que de todo o exército.

ARC Trooper

arc trooper star wars república galáctica
Star Wars: The Clone Wars – Soldado ARC Fives do 501º Legião.

Existia um esquadrões especializados e entre eles os ARC Troopers, que passavam por um treinamento a mais do que os soldados padrões. Geralmente, para se tornar um ARC, você tinha que ser diferenciado, além de ser inteligente, criativo e com uma personalidade única.

Seu equipamento era superior aos dos soldados, com capacetes mais robustos, suporte de vida extra, armamento mais específico, além de uma armadura mais detalhada e robusta. Esses soldados geralmente eram enviados para missões de infiltração, resgate e até mesmo em missões solos. O capitão Rex da Legião 501º, foi um ARC, assim como alguns comandantes clones. Outros dois que se tornaram ARC foram o soldados Echo e Fives, que tiveram grandes momentos durante a guerra dos clones.

Eles reportam apenas aos Comandantes e seus Generais, além de alguns caso de Capitães que já foram ARCs.

Elite Trooper

elite trooper star wars república galáctica
Esquadrão Delta.

Esse era um grupo mais seleto ainda, apenas os clones de maior qualidade técnica e de alta taxa de conclusão em suas missões são aceitos nesse esquadrão. Um famoso grupo era o Esquadrão Delta, que durante a guerra dos clones acabou acumulando um saldo gigante de missões concluídas. Eles eram chamados para resolverem situações onde exércitos não tinham como resolver. Normalmente eram enviados para missões de conquista de território, captura de alvos específicos e resgates de pessoas do alto escalão como políticos.

Geralmente eram formados em apenas 4 clones, cada um especializado em uma área bem especifica, e entre eles também havia patentes.

Saiba mais

Capitão

capitão star wars república galáctica
Star Wars: The Clone Wars – Capitão Rex do 501º Legião.

Aqui a brincadeira começa a ficar mais séria, já que essa patente além de ser comum, já se via necessidade de ter certas habilidades aprimoradas e uma individualidade que se destacasse dentro do exército. Muitos dos capitães já foram Soldados ARCs (esquadrão de elite do exército), onde tiveram que passar por treinamentos avançados e missões únicas. Eles lideravam companhias de 144 soldados até legiões, assim como o Capitão Clone Rex, da 501ª Legião.

No início da guerra sua identificação era vermelho com 4 bolinhas em seu peito esquerdo, mas com o passar dos anos adereços foram colocados em sua armadura, como ombreiras, mas ainda sim tinha o destaque das bolinhas. Por ser uma patente mais difícil de conquistar, outros seres também poderiam se tornar capitães, como humanos e outras raças, dando mais dinâmica no comando de suas tropas, mas sua identificação era diferente tendo uma placa com 2 quadrados vermelhos e 1 azul. Seu armamento era variado, desde blaster padrões até armas personalizadas.

Comandante

comandante star wars
Star Wars: The Clone Wars – Comandante Wolffe do 104º Batalhão.

Seguindo as patentes, os comandantes são o mais alto que um soldado comum poderá chegar, isso porque, a maioria dos clones não tinham permissão para se tornar algo maior que essa patente, foram poucos aqueles que conseguiram chegar a um contra-almirante, e mesmo assim, era algo nada comum.

Os comandantes eram os líderes dos esquadrões e legiões, por conta de seu treinamento especializado, eles geralmente ficavam atrás das linhas de combate, na parte de estratégia e comando. No início da guerra eles eram destacados por linhas amarelas e bolinhas no peito esquerdo, sendo 4. Mas com o passar da guerra, eles também tiveram mudanças e melhorias em suas armadura, e a identificação era uma plaquinha com 2 quadrados azuis e 1 vermelho. Vale ressaltar que humanos e outras raças também chegavam a essa patente.

Coronel

coronel star wars república galáctica
Star Wars: The Clone Wars – Meebur Gascon.

Os coronel não eram superiores aos comandantes, apenas eram destacados por sua diferença de comando, geralmente eles eram usados para comandar estrategicamente seu pelotão, além de ajudar na logística de cada missão. Muitos deles eram vistos geralmente nas salas de comando articulando juntamente a outras patentes superiores, raramente se via em combate, por isso que muitos deles eram humanos ou de outras raças, um clone não pegava essa patente pois não se via utilidade para eles.

General de Brigada

general de brigada star wars república galáctica

Basicamente é uma evolução do Coronel, não mudando em nada sua função apenas se tornando um líder para poder ajudar seus coronéis a decidirem o que fazer dentro de uma estratégia, logística ou missão específica, mas nunca se verá ele em combate, a não ser que seja altamente necessário. Sua roupas eram mais pomposas e tinham como identificação uma plaquinha no peito com 2 quadrados vermelhos e entre elas 1 azul.

Comandante Marechal

comandante cody star wars república galáctica
Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith. Comandante Cody do 212º Batalhão.

Eram os líderes de regimentos de 2.304 soldados até legiões de 40 mil. Sempre ao lado de um General Jedi, eles eram o comando central dos clones, basicamente sua liderança era a mais alta entre eles, além de ser muito respeitada dentro do grande exército. Assim como os comandantes, eles precisavam ser altamente treinados e muito versáteis em diversas funções, além de uma rápida adaptação e percepção de tudo que está acontecendo ao seu redor.

Comandante Jedi

comandante jedi star wars república galáctica
Star Wars: The Clone Wars – Comandante Padawan Ahsoka Tano do 501ª Legião.

Geralmente eram os jovens Jedi que estavam ainda em treinamento como padawans avançados ou cavaleiros recém formados. A mais famosa entre eles era a Padawan Ahsoka Tano, que comandava a 501ª Legião ao lado do Capitão Clone Rex e o seu Mestre e General Anakin Skywalker. Eles só reportam aos seus mestres e a Ordem Jedi, além do Chanceler da República.

Apesar de sua inexperiência por serem muito jovens, eles eram mais adequados a essa função, afinal, eles tinham a Força ao seu favor, além de darem um suporte gigantesco a seus comandados e sempre muito ativos dentro das linhas de frente. Eram respeitados por conta de sua humildade e de sempre aceitarem aprender com aqueles que eles lutam ao seu lado, os protegendo e os ajudando sempre que possível. Além disso, a sabedoria com o conhecimento que eles vem armazenando dentro de si, é algo que ficará para a vida toda, sendo inquestionável sua vivência após uma batalha.

General Jedi

general mestre jedi plo koon
Star Wars: The Clone Wars – General Mestre Jedi Plo Koon do 104º Batalhão.

O mais alta patente, sendo ela do exército ou da marinha, o General Jedi é o líder da Legião, sempre atuando a frente da linhas de ataque, eles encorajam seus comandados e os lideram em meio a batalhas que parecem ser impossíveis. Respeitados e honrados, os Jedi sempre são vistos como sábios e sempre pensam em todo o cenário, para que não haja tanta perda de seus homens. Nesse nível apenas Cavaleiros de grande poder, Mestres e membros do Alto-Conselho, eram colocados como generais, além disso, eles somente reportavam ao Chanceler.

Patentes da Marinha da República Galáctica

Como muitas das patentes do exército também serviam na marinha, vamos apenas listar as que não existem nas linhas terrestres (cabo, sargento, tenente, capitão, comandante e general).

Oficial Naval

Imagem retirada da série animada Star Wars: The Clone Wars.

Eles eram os responsáveis para operar as naves das marinhas, colocando sempre elas para funcionar durante sua navegação, além da defesa com as armas e sua comunicação. Esses clones se aprimoraram na parte tecnológica de sistemas de computação naval, trabalhando apenas dentro de naves pequenas até cruzadores. Há também aqueles que fazem a manutenção delas, mas geralmente essa função fica para os dróides. Eles eram identificados por 2 quadrados vermelhos e 1 azul.

Contra-Almirante

Star Wars: The Clone Wars - Contra-Almirante e mais tarde Almirante Coburn.
Star Wars: The Clone Wars – Contra-Almirante e mais tarde Almirante Coburn.

O Contra-Almirante era como se fosse o 2º em comando dentro da marinha, ficando apenas atrás do Almirante. Sua identificação é 3 quadrados vermelhos e 2 azuis. Eles basicamente ajudam a orientar e diversificar as ordens entre seus comandados dentro de uma nave, e geralmente eles cuidam de naves menores, mas podem estar presente em grandes cruzadores para ajudar seu Almirante. Geralmente são membros do alto-escalão da sociedade, líderes que se propuseram a ajudar a República e que já tinham uma vasta experiência dentro de sua marinha de seu povo.

Almirante

Star Wars: The Clone Wars - Almirante Wulff Yularen.
Star Wars: The Clone Wars – Almirante Wulff Yularen.

O comandante de mais alta patente dentro da marinha, comandando frotas e naves de combate de dentro de sua nave principal, que geralmente fica ao centro. Eles eram inteligentes, muito experientes e tinham um ótimo controle de ponte e seus comandados, sempre alinhando as ordem com comandos decisivos e precisos. Vale ressaltar também que, a maioria dos almirantes seguem a mesma demanda que seus contra-almirantes, vindo de outros povos.

Sabe-se pouco sobre clones que chegaram nessa patente, mas os poucos que chegaram acabaram não seguindo a carreira e descendo para serem comandantes no exército. Eles se reportam apenas para seus generais Jedi e ao Chanceler. O mais famoso entre eles é o Almirante Tarkin, que no futuro se mostrou um líder ainda mais forte sendo colocado pelo próprio Imperador Palpatine como Grande Almirante Moff Tarkin, a mais alta patente do Império Galáctico.

Veja Também:

Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram e Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações