As séries mexicanas Chaves e Chapolin, exibidas atualmente pelo SBT, receberam nova classificação indicativa do Ministério da Justiça devido a cenas envolvendo drogas lícitas e violência fantasiosa. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (27).
Com a atualização, Chaves agora é recomendado para maiores de 10 anos. Já Chapolin, por apresentar cenas de violência mais explícitas, foi classificado para maiores de 12 anos. A exibição de Chapolin, que atualmente ocorre às 22h, está alinhada com a recomendação de transmissão após as 20h para conteúdos dessa categoria.
Essas mudanças sugerem, mas não obrigam, ajustes nos horários de exibição por parte das emissoras. Antes disso, ambas as produções eram classificadas como “livres para todos os públicos”.
Os programas, criados por Roberto Gómez Bolaños, retornaram à grade do SBT em dezembro de 2023, após um hiato de quase quatro anos devido a disputas sobre direitos autorais. Chaves, em especial, se consolidou como uma das maiores audiências da emissora no horário das 20h45.
Essa reclassificação marca um novo capítulo na história das atrações, que, por décadas, foram sinônimo de entretenimento familiar.
Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram, TikTok e Twitter!