Uma antiga ordem de detentores da Força dedicada ao lado negro, os Sith praticam ódio, engano e ganância. Notáveis por seus sabres de luz de lâmina vermelha, vestidos preto e uso de seus sentimentos agressivos, os Sith procuram acumular poder a todo custo. O malvado Darth Sidious, juntamente de seu aprendiz Darth Vader, alcançaram o objetivo Sith de conquista galáctica após milênios de conspiração.
Conheça agora os mais temíveis durante eras de uma distante galáxia. Vale ressaltar que não vamos seguir uma ordem de quem é o mais poderoso ou o menos poderoso, além de claro, usar o Legend (Personagens criados por fãs e não seguem a história original) e o Cânon (história original, que segue tudo a mesma linha oficial criada por George Lucas) nesse artigo.
Marka Ragnos
Era um Lorde Negro dos Sith que viveu durante o tempo do 1º Império Sith. Nascido muito antes de 5.100 ABY e, por essa mesma época, ele acabou duelando com outro Lorde Sith chamado Simus, pelo título de Lorde Negro dos Sith e o controle do Império Sith, e claro, ele acabou vencendo e conquistando o título que cobiçava.
Ragnos conseguiu viver por mais de 100 anos, crescendo em poder, causando discórdia em seus rivais, para que não houvesse opositores a seu trono e trouxe para seu lado, um talentoso aluno, alguém que ele poderia ensinar as artes do lado sombrio, assim tornando-se seu aprendiz. Após sua morte, dois poderosos Lordes Sith lutaram entre si para ocupar o seu trono, eles eram Naga Sadow e Ludo Kressh, que acabaram sendo surpreendidos pelo espírito de Ragnos que proclamou que apenas o mais qualificado deveria sucedê-lo, assim, ambos saíram a procura de qualificação e mais poder em meio a galáxia.
Ele acabou vivendo como um fantasma da Força após sua morte, preso dentro dos confins de sua tumba no Vale dos Lorde Negros em Korriban. 1 milênio tinha se passado desde sua morte, quando um novo e mais poderoso Sith havia convocado Ragnos através do uso de um talismã, coroando como o novo Lorde Negro. Após mais alguns milhares de anos, novamente Ragnos é convocado, agora durante a era da Nova República, onde um Jedi Negro chamado Tavion Axmis, fez uma tentativa para trazer de volta Marka Ragnos, usando um artefato antigo Sith chamado Cetro de Ragnos, a fim de sugar a força de muitos nexos da Força e repassar para os discípulos. Entretanto, a tentativa foi frustrada pelo Jedi Jaden Korr, que acabou derrotando o espírito e o fazendo retornar a seu túmulo mais uma vez.
Marka Ranos não usava um sabre de luz, uma arma que era comum entre os Lorde Negros dos Siths e dos Cavaleiros Jedi, mas sim uma espada Sith, tendo uma lâmina realçada pela feitiçaria Sith, sendo uma arma de metal, espada essa, que ficava escondida e segura dentro do cetro que ele carregava.
Esse personagem é apenas mencionado no Legends.
Exar Kun
Exar Kun era um Jedi altamente talentoso e muito respeitado pelos demais da Ordem. Treinado diretamente pelo renomado e venerado Mestre Jedi Vodo-Siosk Bass, ele teve um treinamento muito direto e tradicional, algo que para ele era um tanto sem graça, já que sua impaciência e ansiedade o determinou a seguir um certo caminho. Após anos sendo treinado por um Jedi, Kun acabou abandonando a Ordem e seguiu em busca de mais poder, isso o fez chegar ao mundo de Onderon, e com sua sede de conhecimento ele acabou encontrando o espírito de Freedon Nadd, um antigo Sith e um novo mestre.
Seguindo as ordens de seu novo mestre, Kun viajou até o mundo mausoléu Sith de Korriban, onde antigos espíritos Sith provaram a determinação dele para ver se era digno de portar o conhecimento ali escondido. Passando por uma provação física e psicológica, Kun enfrentou o próprio inferno na terra para poder chegar ao fim de seu desafio, e após passar por essa provação, ele sai transformado de uma das cavernas, mostrando que sua evolução estava completa, e agora não mais um Jedi, mas sim um ser que abraçou o Lado Sombrio da Força.
Kun viajou para um dos templos mais icônicos para os Sith, escondido no Planeta Yavin IV, e lá, ele seguiu a tradição Sith, tornando um de seus seguidores como seu aprendiz, um Jedi caído chamado Ulic Qel-Droma, e juntos eles libertaram um flagelo que deixaria para sempre uma cicatriz na galáxia. Seguindo de certa forma uma regra antiga proferida pelo antigo Sith Darth Bane, eles seguiram a doutrina de apenas 2, o mestre e o aprendiz, mas Kun achava que precisava de mais para certas conquistas, assim, ele recrutou mais Jedi jovens para suas fileiras, assim ocasionando em uma das cenas mais bizarras já vistas, que foi o massacre dos mestres, onde seus jovens padawan, agora ludibriados por Kun, se viraram contra eles os matando para poder atingir o objetivo do Lorde Sith. Enquanto isso, Kun também teve o momento dele de tomar a vida de seu antigo mestre Bass nos salões do Senado em Coruscant.
Fixado por um poder puro e sem limites através dos recursos oferecidos em ser um Sith, ele simplesmente mergulhou no conhecimento milenar, praticando magia e alquimia Sith, dando a vida à terríveis criaturas na lua de Yavin IV. Para ter uma noção do poder que ele estava ali acumulando e soltando, um sabre de luz chamado Bradia, aumentava o poder letal da arma, seus seguidores dispararam antigas tecnologias que destruíram as estrelas de Cron Cluster, destruindo mundos inteiros e marcando a superfície de Ossus, mostrando o quão perigoso e preocupante era para a galáxia, e como foi dito, acabou deixando cicatrizes até hoje.
Entretanto, todo esse barulho acabou chamando a atenção de alguns que se uniram e foram em busca de retratação pelos ocorridos. Uma força tarefa Jedi chegava à Yavin IV para capturar Exar Kun, assim o levando para a República e o condenando, porém, para isso era necessário capturá-lo. Sabendo da investida e, sabendo que não sobreviveria ao ataque, ele convocou suas energias do Lado Sombrio e aprisionou sua consciência nos templos que seus guerreiros Massassi haviam construído em sua homenagem, lhe dando mais tempo e poder.
4 milênios mais tarde, o espírito desencarnado de Kun permaneceu adormecido, até que a presença de sensitivos da Força despertou sua consciência. O Mestre Jedi Luke Skywalker havia dado início ao treinamento Jedi em uma academia em Yavin IV, onde o espírito de Kun viu uma oportunidade para tentar dar mais um golpe nos Jedi, corrompendo os alunos do jovem Mestre, e levando ao ressurgimento do Lado Sombrio. Kun acabou tendo o controle do estudante mais poderoso de Skywalker, Kyp Durron, mas no fim, os demais alunos se uniram e foram capazes de dissipar e, finalmente, dissipar o espírito maligno de Exar Kun, colocando uma pedra do esquecimento sobre o Sith.
Vale ressaltar que essa história faz parte do Legends, ou seja, não segue a linha Cânon dos filmes e séries. O que podemos citar talvez, é que no lugar de Kyp Durron que foi seduzido pelo Lado Negro, temos o Kylo Ren, sobrinho de Luke, mas apenas isso.
Darth Talon
Talon foi treinada na “Academia Sith” em Korriban sob a tutela de Darth Ruyn em 137DBY. Ela conseguiu aprimorar e muito suas habilidades para ser transformada em uma “Assassina Sith” em igual e tinha como seu principal mestre Darth Krayt, lorde e imperador do Império Sith, e sua lealdade a ele era algo impulsivo. Para ter uma ideia dessa lealdade, Krayt ordenou a ela que matasse seu mestre Ruyn, algo que fez sem nem menos pestanejar.
Talon participou de algumas missões, mas teve 2 que marcaram, a captura da princesa Marasiah Fel, aonde teve que enfrentar uma Cavaleira Imperial Elke Vetter, a torturando e matando sem piedade, algo que Talon tinha prazer de fazer com suas vitimas. A 2ª missão foi matar os Jedi Hosk Trey’slis e Cade Skywalker (sim, já existia Skywalker a muito tempo atrás), e depois de muita luta ela acaba vencendo com ajuda de Darth Nihl. Mais tarde Darth Talon acabou treinando ex-Jedi Cade Skywalker no caminho dos Sith (olha os Skywalker sendo os Skywalker).
Ela era conhecida por usar movimentos acrobáticos e saltos, tendo em vista que ela era usuária do combate com sabre de luz Ataru, entretanto, por ela frequentemente lutar com uma mão, ela pode ter tido alguma aplicação de Makashi. Além disso, suas técnicas Sith eram bem aprimoradas, tendo um ótimo controle da força e do Relâmpago da Força, uma característica dos Sith.
Talon é da raça Twi’Lek, de cor vermelha, olhos amarelos e tatuagens pretas pelo corpo todo, algo que foi atribuído pelos poderes Sith. Observação importante sobre essa personagem, é que ele é do Legends, ou seja, não faz parte do Cânon.
- Star Wars | Conheça as Formas de Combate entre Jedi e Sith;
- O que significam as cores dos Sabres de Luz em Star Wars?;
- Saiba como funciona a Medição de Tempo e o Calendário de Star Wars.
Imperador Vitiate
Tenebrae, também conhecido como Vitiate, Imperador Sith após a Grande Guerra Hiperespaço vencida pela República Galáctica. Ele foi um imperador de mão pesada, querendo destruir tudo e todos na galáxia e instituir uma nova ordem, porém alguns conselhos das trevas conspiraram contra ele por seus planos e ideais, algo comum entre os Sith, mas Vitiate era prevenido e inteligente, cortou o mal pela raiz impedindo qualquer golpe contra ele.
Nasceu em 5113 ABY como o filho ilegítimo Sith de Lorde Dramath no Antigo Império Sith. Aos 10 anos, ele acabou abrindo caminho de destruição através do Planeta Mediaas, massacrando, torturando e assassinando milhares de pessoas, mostrando a todos o quão perigoso e violento ele é. Dramath o confrontou, mostrando que ele deveria se colocar em seu lugar, mas Tenebrae tinha outros planos, cortanto o poder de seu pai e aprisionando seu espírito por milênios de tormento.
Mais tarde, o Lorde das Trevas dos Sith Marka Ragnos reconheceu o poder de Tenebrae e o batizou como Lorde Vitiate, o novo governante de Medriaas. Quando a Grande Guerra do Hiperespaço chegou ao fim com a queda de Naga Sadow, Vitiate aproveitou para atrair os Lordes Sith que estavam dispersos para seu mundo e, em um elaborado rityal, drenou sua essência vital e a de todo o planeta, aumentando seus poderes e prolongando sua vida e se tornando o Imperador Sith.
Vivendo por quase 1500 anos, sendo um dos personagens que mais viveu, ele acumulou muito poder da Força, tendo conhecimento praticamente sobre tudo o que existia até então sobre os poderes Sith como rituais, Relâmpago da Força, imortalidade, projeção astral e exímio combatente com o sabre. Não há duvidadas que o Imperador Vitiate era um Lorde Sith que causou um terror sem igual na galáxia.
Darth Malak
Talvez esse seja um dos mais famosos e antigos Sith, muitos o consideram como um dos Sith mais poderosos se não o mais poderoso. Malak foi um Jedi na sua juventude e decaiu para o lado sombrio da força, se tornando um Lorde das Trevas Sith.
Antes de se tornar Darth Malak, ele se chamava Alek do Planeta Quelii. Logo se mostrou sensível a Força e foi levado para a Ordem Jedi onde foi treinado pelo Jedi Zhar Lestin, além de se tornar amigo de Revan. Com avançar do tempo ele logo atingiu o posto de Cavaleiro Jedi, e nessa mesma época ele lutou nas Guerras Mandalorianas e era considerado um oponente hábil e perigoso.
Após alguns anos de guerras, Malak começou a se tornar algo que os Jedi temiam, um Sith. Durante anos se mostrou habilidoso com as artes Sith, mas ele não estava sozinho, seu amigo Revan também via esse caminho como a solução para todos os problemas e juntos, se alto proclamaram Lordes Negros dos Sith.
Ele causou um terror absoluto na galáxia, matando diversos Jedi que não tinham nem chance contra ele, eram poucos que tinham a capacidade real de ir no mano a mano e assim, no fim de sua vida, ele acaba sendo afrontado pelo seu amigo Revan, agora esclarecido e tendo voltado a ser um Jedi. Ambos lutaram com tudo que eles tinham e em sua queda, Malak em seus últimos suspiros, se mostra arrependido de tudo que fez em sua vida como Sith, pedindo perdão a seu antigo amigo.
Ele tinha domínio completo pelas artes Sith, além de ser um duelista nato, perdendo apenas como provado, para Revan. Todos que viam ele, tremiam, mas não por ele ser Sith, mas sim por conta de seus talentos natos com o sabre de luz.
Um detalhe em respeito a esse personagem, é que ele é apenas mencionado no Legends, uma via de histórias por fora do Cânon.
Darth Plagueis
Plagueis era um membro do alto escalão do Clã Bancário, uma das organizações mais poderosas da galáxia, bem, na minha visão a mais poderosa, já que cuida das finanças de 99,9% dos planetas, sendo eles fazendo parte da República ou não.
Plagueis tinha controle dos contratos com os senadores e tinha uma sabedoria invejável, sabe-se que ele era bem perspicaz quando precisava colocar em prática um contrato um tanto vantajoso para o Clã Bancário, e que nunca ninguém conseguiu passar a perna nele. Até agora.
Ele também era conhecido como o sith mais poderoso dos últimos milênios, tinha total conhecimento do lado sombrio, nem mesmo a morte conseguia vence-lo. Com o passar do tempo ele conseguiu derrotar diversos Jedis e teve seu nome espalhado pela galáxia, mas ele ainda estava insatisfeito e queria mais.
Como todo Lorde Sith, ele quer controlar a galáxia para sempre, mas tinha um problema, ele já era conhecido e com isso era complicado controlar alguns pontos específicos, para seu plano de controlar tudo funcionar. Plagueis então trouxe átona um jovem que rapidamente se tornou um político extraordinário, o treinou para ser seu aprendiz, e ele era nada mais nada menos do que o jovem Sheev Palpatine.
Plagueis tinha tudo, riqueza, poder, nome e um aprendiz infiltrado na República. Após se passar ano Palpatine ficou mais sábio e talentoso, mostrando seu valor dentro da política enquanto Plagueis controlava tudo das sombras, mas ele percebeu que seu aprendiz era mais poderoso e mais astuto, com uma virada Palpatine acaba matando seu mestre e se tornando o novo Lorde Sith.
Apesar de saber alguma coisa sobre Plagueis, ele é mencionando muito nas obras do Legends, basicamente toda a informação que temos sobre ele é de lá, canonicamente falando, temos muita pouca coisa, mas com a vertente que vem surgindo das novas produções de Star Wars, é bem possível que em breve teremos algo à mais sobre ele no universo canônico.
Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram e Twitter.
Darth Maul
Darth Maul foi um dos personagens mais marcantes dessas duas últimas décadas no universo Star Wars, e o motivo é bem simples: ele caiu no gosto do público.
Darth Maul teve sua primeira aparição no filme de 1999 chamado “Star Wars episódio 1: A ameaça fantasma”, sendo discípulo de Darth Sidious, que o enviou para Tatooine atrás dos Jedis Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi. Podemos dizer que dessa forma ele teve 50% de sucesso na missão, já que em um duelo fantástico, acabou ceifando a vida do Mestre Qui-Gon Jinn, mas que em seguida foi supostamente morto pelo jovem Obi-wan Kenobi.
“Como assim supostamente?”, calma que vou explicar.
Em “Star Wars: The Clone Wars”, a série animada de 2008, no episódio 21: Irmãos da 4ª temporada, ele voltou do mundo dos mortos sendo encontrado pelo seu irmão de raça Savage Opress, que o tirou do fundo do poço e dado a ele a chance de se vingar de Obi-Wan Kenobi.
Ele e seu irmão formaram uma dupla que ameaçava tudo e todos, logo mostraram o porque, matando e pilhando pela galáxia, eles tocavam o terror por onde passavam, faziam de gato e sapato os Jedis que o seguiam, enfim, a coisa era tensa, até que chegaram no planeta de Mandalore, onde junto com algumas facções criminosas da galáxia e alguns mandalorianos usurparam o trono e controlaram o planeta, mas acabaram chamando atenção de mais, sem mais sem menos Darth Sidious apareceu para acabar com a festa, matando Savage e derrotando Maul, mas não o matou, deixando ele vivo para poder controla-lo.
Maul chegou a ser capturado por Ahsoka Tano e seus clones, mas por causa da Ordem 66 acabou vendo uma brecha para fugir. Anos mais tarde ele reapareceu para o jovem Jedi Ezra, que o mostrou o lado sombrio, mas a intenção era descobrir se Kenobi estava ou não vivo, com isso em mente ele encontra seu velho inimigo.
Ambos se encontraram e conversaram sobre suas histórias e com um simples golpe de sabre Maul acaba caindo. Mas antes de morrer, ele perguntou para Kenobi, se o jovem quem o Jedi protegia, era mesmo o escolhido, Obi-Wan responde que sim, agora o Sith que antes só queria causar a discórdia e o caos na galáxia, morre em paz sabendo que um jovem vai poder restaurar a paz no universo.
Maul foi um dos personagens que mais sofreu, mesmo assim, ele não deixou de causar pânico e caos na galáxia. Seu objetivo era sempre servir seu mestre, mas lá dentro dele, ele apenas queria viver sua própria vida da maneira que ele quisesse, sendo saquear, governar ou até mesmo guerrear, ele só queria fazer o universo virar do avesso.
Darth Tyranus
Dooku começou sua vida como Jedi e teve como seu mestre ninguém menos ninguém mais do que o Mestre Yoda, sim, isso mesmo que você leu, seu mestre foi Yoda e tinha um carinho especial por Dooku, já que seu antigo aprendiz era muito honrado, inteligente, sábio e talentoso, mas com o passar do tempo acabou tropeçando no lado sombrio. Mesmo sem seu mestre saber, ele continuou por anos perseguindo o conhecimento Sith, se unindo mais tarde ao Lorde Sidious e seu teste de ferro foi matar a Mestre Yaddle (da mesma raça que Mestre Yoda), quando ela descobriu que ele estava em conjunto com outro Sith.
Por conta de sua traição, Dooku acabou liderando os Separatistas durante a guerra sendo o chanceler deles, algo como Presidente da Câmara de Senadores, e seguindo desse ponto, manipulou a guerra junto de novo mestre Darth Sidious.
Dooku lutou por diversas vezes nas Guerras Clônicas contra Anakin e Kenobi, e toda vez ele de certa forma vencia. Um pouco antes da guerra estourar, para ser mais exato, no mesmo dia, ele acabou enfrentando ambos os Jedi, amputando uma parte do braço direito de Anakin e derrubando Kenobi, e quando ele ia dar um fim neles, seu antigo mestre Yoda, lutou contra ele, o forçando a recuar.
Anos mais tarde foi descoberto que Conde Dooku era Darth Tyranus a quem era responsável por mandar produzir os clones, mas o que não se sabia, é que foi ele quem tinha mandado implantar os chips inibidores nos clones, que tinha como objetivo controlar eles para matar os Jedi, causando o famoso e fatídico Expurgo Jedi (Ordem 66).
Por fim, ele foi morto por Anakin, sendo substituto como o aprendiz de Sidious, mesmo sendo um talentoso e habilidoso Sith, mas para seu mestre, era ultrapassado, já que a regra dos 2 poderia vir acontecer logo logo, onde o aprendiz geralmente mata o mestre.
Darth Vader
Vader nem sempre foi “Vader”, ele foi um Jedi chamado Anakin Skywalker, um dos maiores Jedis de sua época e herói de guerra. Porém, com o tempo, ele estava mudando, suas atitudes, seus conceitos e, principalmente, sobre a Ordem Jedi, tudo o fazia questionar a situação da Guerra na galáxia.
Ele teve uma ascensão diferente de outros Siths, já que o mesmo não procurava o lado sombrio e sim, atingir a paz, podendo viver sossegado com seu grande amor Padme Amidala. Mas as coisas não foram como ele gostaria.
Ao lado do Chanceler Palpatine, que tinha grande apreço por Anakin, foi instruído pelo velho e jogado em meio a uma batalha externa política, onde ele se via encurralado. De um lado a ordem Jedi, que o tornou quem ele é desde criança. Do outro lado, o Chanceler que o considerava muito quase como um filho, o orientando sobre o que deve ser feito para chegar aos seus objetivos.
Quando chegou a hora de Anakin escolher de que lado ele ficaria, ele acabou escolhendo o lado do chanceler, que acabou se mostrando o verdadeiro vilão Darth Sidios. Depois de ajudar o Imperador Palpatine a exterminar a ordem Jedi, ele foi colocado para treinar e comandar um pequeno grupo de Inquisidores, onde o principal objetivo era caçar e matar Jedis e pessoas que fossem sensíveis à força.
Vader dentro do império era o terror das tropas, ninguém ousava desafia-lo ou questionar suas ordens, apenas dois homens tinham voz acima dele, o Almirante Supremo Wilhuff Tarkin, que comandava todo o exército do Império Galáctico, e o próprio Imperador.
Os rebeldes quando viam Vader tinham duas opções, ficar e morrer lutando, ou correr e tentar não ser morto na fuga, pois ele não tinha misericórdia, ele controlava muito bem o seu poder, apesar de seu frágil físico, mas isso não o impedia de mostrar todas as suas habilidades.
Vader tinha como base para se recuperar no planeta Mustafa, o mesmo lugar onde foi derrotado por seu mestre Obi-Wan Kenobi, lá foi construído uma fortaleza que o faça lembrar todos os dias de seus erros. No final de sua vida ele se sacrificou, matando Sidios e pedindo perdão a Luke, seu filho, por todo o mal que ele ocasionou.
Ainda há muito para se falar de Vader nas obras canônicas, mas nas Legends, temos muito conteúdo, como por exemplo “Star Wars: A Ascenção e a queda de Darth Vader”. Agora temos a série de Obi-Wan Kenobi, que conta mais sobre a luta entre ele seu antigo mestre.
Darth Sidious
O Lorde Sith que é o maior antagonista da saga, sempre planejando e colocando em prática seus planos para derrubar a república e obter mais poder.
Para terem uma noção, ele criou uma guerra galáctica só por diversão. Na primeira, o seu intuito era controlar uma guerra entre os Separatistas e a República, onde seus objetivos eram destruir a democracia, controlar a política, controlar o exército e claro, seu objetivo principal, destruir a Ordem Jedi, que foi um sucesso absoluto.
Palpatine nasceu e foi criado no planeta Naboo, lá ele nasceu com o nome Sheev Palpatine. Antes dos 21 anos ele matou sua família toda em um acesso de raiva, mas isso ficou oculto, apenas um ser viu esse ódio dentro do Palpatine e assombrado com a intensidade da força nele, Lorde Sith Plagueis acabou levando o jovem para treina-lo no lado sombrio da força.
Alguns anos mais tarde quando Palpatine se tornou senador de Naboo, acabou matando seu mestre e mostrou que era o mais poderoso, após isso, ele começou a construir seu plano de governar toda a galáxia, afinal esse é o sonho de todo Lord Sith.
Palpatine se criou em meio à política, criando muitas alianças durante os longos anos, chegando a se tornar um político de sucesso, chegando mais tarde a se tornar Chanceler da República Galáctica, é o equivalente a presidente de um país, só q nesse caso de alguns planetas que estão aliados a República.
Quando estourou as Guerras Clônicas, ele foi ajudado pelos Jedis, que eram os generais dos exércitos da República na guerra, aconselhando e protegendo o Chanceler, eles eram os mais próximos de Palpatine, porém isso tudo era uma armadilha, fazia parte do plano aonde acabava em ruínas para os Jedis. E foi isso q aconteceu.
Quando ele foi descoberto ele acabou matando quatro mestres jedis de uma vez e ordenou a ordem 66. Após a queda dos Jedis, da República e dos Separatistas que tabém eram controlados por ele, surgiu o Império Galáctico, e foi dai em diante que começou a crueldade na Galáxia.
Durante anos ele manipulou tudo e todos, e mesmo quando não dava muito certo, ele ainda saia por cima, pois acreditava que quando não dava certo era porque se passava de um experimento.
Foi morto duas vezes, a primeira por Darth Vader, que o jogou no reator nuclear de sua nave para salvar Luke Skywalker, e a segunda por Rey, que era sua neta, matando um dos seus clones no final ao lado de Kylo Ren, e convenhamos que história mais louca foi essa última trilogia. Enfim Sidious foi de certa forma o mais poderoso, sábio, inteligente, persuasivo e astuto entre os Lordes Siths, não havia ninguém dentro do Império que o confrontasse sem no mínimo temer seu poder.