Um dos grandes mistérios do novo filme da Marvel não era exatamente sobre sua trama ou nenhum personagem, mas sim qual o significado do asterisco no título do filme Thunderbolts. Desde o anúncio do longa, o símbolo causava curiosidade entre os fãs, e a Marvel fez questão de alimentar o enigma com ações promocionais e trailers que evitavam dar qualquer explicação direta.
O texto a seguir CONTÉM SPOILERS! Continue lendo por sua conta e risco.
O que significa o asterisco em Thunderbolts*?
Durante toda a campanha de divulgação, a Marvel fez questão de destacar o símbolo “*” ao lado do nome Thunderbolts, sem dar nenhuma explicação direta — o que gerou teorias entre os fãs. A verdade, no entanto, só foi revelada nos momentos finais do longa, de forma sutil e inteligente: o asterisco indica que “Thunderbolts” não é apenas um nome de grupo, mas uma nota de rodapé dentro do próprio Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), revelando a transição do time para os “Novos Vingadores”.
LEIA TAMBÉM >>> Thunderbolts* | Tudo o que você precisa saber sobre o novo filme da Marvel
Ao longo do filme, a origem do nome Thunderbolts é tratada com humor. Segundo o roteiro, o título vem de um antigo time de futebol local da personagem Yelena Belova, interpretada por Florence Pugh. O nome completo do time é longo, incluindo referências à cidade e a outras instituições, mas sempre termina com “Thunderbolts”. Por conta disso, os membros do grupo adotam informalmente o nome como identidade da equipe.
O personagem Guardião Vermelho (David Harbour) inclusive faz piada com a situação, incentivando a equipe com gritos como “Vamos lá, Thunderbolts!”, transformando o que seria uma simples piada interna em um nome de guerra.
Contudo, na cena final, a Marvel muda a chave. O asterisco finalmente ganha sentido como um marcador de transição: os Thunderbolts se tornam os Novos Vingadores. O grupo acaba sendo vítima de uma jogada de marketing da Valentina Allegra de Fontaine, que estava sendo investigada.
O símbolo “*” serve, portanto, como uma nota de rodapé visual, indicando que há algo mais por trás daquele nome — uma mudança de significado, uma expansão de propósito.
Por que o asterisco é importante?
O uso do asterisco é um recurso de linguagem visual incomum para títulos de filmes, mas muito eficaz dentro do universo da Marvel, conhecido por pistas escondidas e narrativas que se revelam aos poucos. Ele reforça a ideia de que os Thunderbolts, mesmo não sendo os heróis perfeitos, têm potencial para algo maior. A Marvel brinca com a metalinguagem ao fazer do símbolo um elemento narrativo e publicitário ao mesmo tempo.
Thunderbolts* estreia nesta quinta-feira (1) em todo o Brasil.
E para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube!