Air: A História por trás do Logo narra os bastidores da criação do tênis mais icônico da cultura pop, que revolucionou o marketing esportivo e o basquete como um todo: o Air Jordan. Com um elenco super estrelado, ótimas atuações e trilha sonora de primeira, esse é um filme hipnotizante e realmente vai fazer você se importar com a história de um tênis.
Uma produção com Viola Davis, Matt Damon, Ben Affleck, Chris Tucker, Marlon Wayans e Jason Bateman já chamaria atenção logo de cara, mas imaginar que um filme com a proposta de adaptar essa história de forma interessante e mantendo o máximo de fidelidade é ainda mais impressionante. Air: A História por trás do Logo explora a Nike antes de todo o glamour, numa época em que ela era apenas a terceira marca mais consumida do mercado, atrás da Converse e da sua maior rival, a Adidas.
- Siga o 6vezes7 no Instagram e receba o melhor conteúdo geek;
- Crítica | O Urso do Pó Branco traz uma premissa bizarra, mas extremamente divertida;
- Crítica | John Wick 4 eleva o nível da ação com momentos exagerados e cenas impressionantes.
Ao mostrar a empresa correndo atrás de uma aposta certeira, e tendo como protagonista Sonny Vaccaro (Matt Damon), um guru do basquete contratado pela Nike para descobrir talentos a serem patrocinados, o longa poderia muito bem cair na chatice de uma narrativa desinteressante, mas é o extremo oposto. Tendo Ben Affleck na direção, Air não oscila um minuto sequer, onde cada cena entrega um propósito e tudo funciona muito bem, do corte entre os takes à trilha sonora.
A história flui extremamente bem, arrancando arrepios em vários momentos como se não soubéssemos o fim da narrativa, nos fazendo torcer genuinamente para que Michael Jordan finalmente assine seu contrato com a Nike e o épico Air Jordan seja produzido.
Além da trama, todos os atores principais aparecem muito bem no filme. Viola Davis se destaca sempre que aparece e entrega uma ótima versão da mãe cuidadosa, mas rígida, de Michael Jordan. O bom humor e timing para piadas de Chris Tucker parece não envelhecido um ano sequer, e sua atuação funciona em ambos momentos, engraçados e sérios.
Somados, o super elenco, com uma boa direção e trilha sonora com músicas gloriosas dos anos 80, Air: A História por trás do Logo se consagra como o “filme propaganda” mais bem feito dos últimos anos. Se você gostou de Ford vs Ferrari (2019), este filme será um prato ainda mais cheio e saboroso.
Não será nenhuma surpresa ver esse filme sendo lembrado na próxima edição do Oscar, seja como Melhor Filme, atuação ou ainda alguma categoria técnica.