“Saudade Fez Morada Aqui Dentro” é eleito Melhor Longa no prêmio Novos Rumos do Festival do Rio

FILME BAIANO SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO VENCE O PRÊMIO DE MELHOR LONGA DA PREMIÈRE BRASIL - NOVOS RUMOS DO FESTIVAL DO RIO

O filme baiano Saudade Fez Morada Aqui Dentro, dirigido por Haroldo Borges, foi eleito o Melhor Filme da premiação Novos Rumos – Première Brasil do Festival do Rio, na noite do dia 15 de outubro. A obra, que já passou por mais de 20 festivais internacionais e foi premiada com o troféu Astor Piazzola do Festival de Mar del Plata, é uma produção do coletivo Plano 3 Filmes.

O diretor Haroldo Borges comemorou a conquista:

Depois de tanto retrocesso, é maravilhoso ver que o cinema brasileiro retorne. O Nordeste e a Bahia foram protagonistas nessa luta contra o fascismo. Por isso, esse prêmio celebra não só o trabalho do nosso coletivo, mas também as conquistas de todo o nosso setor. Estamos muito felizes“, disse.

As próximas exibições do filme Saudade Fez Morada Aqui Dentro serão realizadas na 47ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, com a presença da equipe. A primeira sessão será no dia 22 de outubro, domingo, às 20h40. A reprise acontecerá em 26 de outubro, quinta-feira, às 20h15.

O filme conta a história de Bruno, um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.

Saudade Fez Morada Aqui Dentro filme baiano
Imagem/Divulgação

Haroldo Borges explicou a escolha do tema:

Depois desses últimos anos de sombras, aonde parte da nossa sociedade parece ter ficado cega, queríamos contar uma história capaz de resgatar o afeto, a esperança, a empatia, a capacidade de olhar para o outro“, disse.

O projeto é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual – 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia, e da Ancine, através Fundo Setorial Audiovisual. Além disso, tem apoio financeiro do Projeto Paradiso e do Dolby Institute.”

Saudade Fez Morada Aqui Dentro Marcos Bautista, o diretor Haroldo Borges, Paula Gomes e Ernesto Molinero, no Festival Malaga
Marcos Bautista, o diretor Haroldo Borges, Paula Gomes e Ernesto Molinero, no Festival Malaga (Imagem/Divulgação)

Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram e Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações