Lançado em 2009, o filme Dragon Ball Evolution prometia levar a franquia japonesa para o grande público ocidental com uma nova roupagem em live-action. No entanto, o longa dirigido por James Wong se tornou um alvo de críticas duras de fãs e especialistas por sua abordagem superficial, elenco questionável e por ignorar a essência do universo criado por Akira Toriyama.
Embora tenha conseguido fechar sua passagem pelos cinemas de forma lucrativa (U$55,7 milhões), o longa foi um fracasso de crítica e de recepção do público, sendo frequentemente lembrado como um dos maiores erros já cometidos em adaptações de animes. E, segundo o próprio Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, essa tragédia já estava premeditada.
Em entrevista ao Asahi Shimbun Digital em 2013, após o lançamento do filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, Toriyama revelou que tentou alertar os produtores de Dragonball Evolution sobre os problemas do roteiro. O autor, que havia se afastado das produções da franquia após o fim do mangá em 1995, ficou especialmente incomodado com a forma como o universo da obra foi deturpado.
“Na época do filme de Hollywood, o live-action Dragon Ball, o roteiro tinha muito pouca noção do mundo e suas características. Além disso, tinha conteúdo convencional que eu não conseguia achar interessante”, disse o mangaká.
Ainda segundo Toriyama, suas sugestões de mudanças foram ignoradas pela produção, que aparentava “uma confiança estranha” e não demonstrava interesse em escutar o criador da obra original.
A decepção foi tamanha que serviu de estopim para o retorno de Toriyama à franquia, motivando-o a se envolver ativamente na criação de A Batalha dos Deuses — filme que marcaria a retomada do universo canônico e daria início ao projeto Dragon Ball Super, dois anos depois.
“O que saiu no final foi um filme que eu realmente não poderia chamar de Dragon Ball que correspondesse às minhas expectativas. Sendo esse o caso, houve partes em que eu queria mostrar alguma espinha dorsal, com um mundo e uma história que só o criador poderia desenhar”, completou o autor.
Continue lendo sobre Akira Toriyama e Dragon Ball (além do Evolution):
- Dragon Ball Daima faz referência a outros personagens de Akira Toriyama;
- Akira Toriyama queria encerrar Dragon Ball na Saga Cell, mas foi forçado a continuar;
- Produtor de Dragon Ball Daima confirma que anime é canônico.
A história de Dragonball Evolution serve como um exemplo de como ignorar a visão do autor original pode ser um erro grave em adaptações de obras consagradas. Se os produtores tivessem dado ouvidos a Toriyama, talvez o filme não tivesse se tornado um dos capítulos mais criticados da história da franquia.
E para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram, TikTok, Twitter e YouTube!
FONTE: Screenrant