Crítica | The First Slam Dunk traz a emoção do esporte para as telas do cinema

crítica The First Slam Dunk Time shohoku

The First Slam Dunk é uma experiência cinematográfica como nenhum filme de anime proporcionou antes. Toda a tensão de uma partida é transmitida para o público, que naturalmente tem todas as emoções controladas pela obra. Ansiedade, expectativa, nervosismo, o filme consegue nos levar de momentos vibrantes a pontos de silêncio absoluto em poucos instantes, e nem mesmo se esforça para isso. Mantendo a essência da obra, The First Slam Dunk é um filme de anime espetácular.

À primeira vista, The First Slam Dunk não parece interessante. Sua animação 3D afasta o espectador, principalmente aquele familiarizado com o anime de 1993, com o 2D e design clássico da época. Mas esse estranhamento inicial é facilmente deixado para trás quando nos atentamos ao que realmente interessa. Assistir a este filme é como acompanhar realmente a final de um esporte. Em determinados momentos, ficamos tão engajados na história a ponto de realmente torcer pelos protagonistas, como se aquilo não estivesse programado.

E este é o principal trunfo da obra: The First Slam Dunk sabe como cativar e encantar o seu público. Ao intercalar o desfecho da partida com flashbacks e momentos de construção, a narrativa aprofunda o seu enredo a medida em que prepara o seu desfecho. Por outro lado, o filme não se preocupa em contextualizar a sua trama para um espectador casual que desconhece a história. Algumas cenas e diálogos podem causar impressões diferentes a depender da relação com a obra, mas apesar disso, ainda assim o longa funciona muito bem.

Indo além da trama, uma das características técnicas que merecem elogios é sua mixagem de som e trilha sonora. Em certas ocasiões, o clímax é totalmente subvertido pelo uso do silêncio, fazendo cenas empolgantes se tornarem claustrofóbicas. Em outras, a trilha sonora é apenas a respiração ofegante de uns dos protagonistas, o que proporciona uma imersão intensa, como se fossemos colocado na pele daquele personagem.

Assista ao trailer de The First Slam Dunk:

Apesar de tudo isso, nem tudo são flores. Durante todo o filme, fica a sensação de que está faltando pedaços da história, complementos necessários que simplesmente não aparecem, como por exemplo um momento em que o triunfo deles seja coroado.

Mesmo assim, assistir The First Slam Dunk em uma tela grande é sem dúvidas uma experiência cinematográfica que vale a pena!

The First Slam Dunk tem roteiro e direção de Takehiko Inoue, criador do mangá original. A produção do longa ficou à cargo da Toei Animation.

O mangá foi publicado, originalmente, entre 1990 e 1996, com 31 volumes. A Panini foi responsável pelo relançamento no Brasil, entre 2016 e 2020. Além disso, Slam Dunk conta com três filmes (fillers) e um anime de 101 episódios, lançado entre 1993 e 1996, que acabou sendo descontinuado

Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram e Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações