10 Raças de Star Wars que você já viu e não conhece

Star Wars é uma das franquias com uma expansão gigantesca quando falamos de raças, planetas e sistemas, podendo ser considerada uma das maiores de todos os tempos. Desde 1977, quando surgiu para o mundo, muita gente ficou fascinada pela quantidade de personagens diferentes e únicos. E ao longo desses anos, tivemos ainda mais material e novas raças apresentadas. Sabendo disso, decidimos falar um pouco mais sobre elas, confira.

Só um adendo, nós não falaremos sobre a raça humana, afinal, não há o que falar de uma espécie que já é a mesma que a nossa, certo?!

TOGRUTA

togruta raça da ahasoka tano star wars
Ahsoka Tano

Começando por uma das raças mais lindas de Star Wars e também para aproveitar o “hype” da série da Ahsoka Tano, que acabou de estrear no Disney+. Os Togrutas são uma espécie humanoide nativa do planeta Shili, tendo como característica física predominante os Lekkus, essa caudas que ficam na cabeça e descem pelo corpo. Além disso, eles possuem Montrais, grandes projeções ocas de chifres que crescem no alto de suas cabeças, que fornece a habilidade de ecolocalização passiva.

Sua pele pode variar entre tons de laranja para vermelho, tendo alguns exemplos como um tom de mostarda e com pigmentação branca em seus rostos, com os lábios cinzentos. Listas brancas enfeitadas podem ser encontradas em diversas partes de seus corpos, incluindo o peito, pernas, costas, braços, lekku e montras.

Eles são uma espécie esguia, então, raramente você verá algum gordo, mostrando que são seres com muita destreza, além da habilidades de sentir a proximidade e a movimentação de objetos físicos ao seu redor, que é mérito de seus montrais ocos, que detectam no espaço sons além do normal.

Uma curiosidade um tanto negativa para essa espécie, é que ela é uma das raças mais comercializada pela escravidão de espécies pela galáxia, por muito pouco ela quase desapareceu.

Personagens da saga muito conhecidas são a própria Ahsoka Tano, que está sendo interpretada pela atriz Rosario Dawson. Além dela temos a Mestra Jedi Shakiti, teve muita ênfase durante as Guerras Clônicas, porém acabou sendo morta ao final da guerra.

TWI’LEK

raça TWI'LEK Jedi Aayla Secura star wars
Cavaleira Jedi Aayla Secura

Uma que se parece muito com os Togrutas são os Twi’lek, espécie humanoide que não possuem pelos, além da variação de cores como azul, verde, pardo, amarelo e tantas outras. Uma diferença muito perceptível entre os homens e as mulheres são os ouvidos, onde eles tem uma orelha igual aos humanos enquanto elas um cone no lugar.

Essa raça, assim como os Togrutas, era escravizada, principalmente as fêmeas da espécie, sendo usadas para luxuria, empregadas e até mesmo como animais de estimação. Já os machos eram levados para os trabalhos braçais, como minerações, lixões e construção. Para quem viu os filmes e séries animadas, se via muito essa espécie principalmente sendo escravos de algum senhor local, como por exemplo Jabba o Hutt.

Entre os Jedi tivemos a mestra Aayla Secura (na cor azul), que lutou durante as guerras clônicas, sendo considerada uma grande guerreira e uma grande líder no comando de seu esquadrão de clones. Entretanto, ao final das guerras, com a ordem 66, seus subordinados acabaram executando ela a queima roupa. Outra personagem famosa dessa raça é a Hera Syndulla (na cor verde), que aparece na série animada Rebels, ela também é considerada a melhor piloto de caça da galáxia. Ela estará presente na série de Ahsoka.

NAUTOLANO

raça NAUTOLANO Mestre Jedi Kit Fisto star wars
Mestre Jedi Kit Fisto

Sendo uma espécie anfíbia do planeta Glee Anselm, eles são uma raça muito respeitada, porém, assim como as antecessoras, também muito escravizada. Eles tinham uma coloração variada, mas sua cor principal é o verde com manchas, seus olhos são negros por conta de sua vida abaixo da superfície dos mares, fazendo com que sua visão seja muito mais apurada, e em sua cabeça, a vários tentáculos sensoriais. Suas mãos e pés tem membranas para poder nadar melhor na água, além de micro sensores em sua palma.

Um personagem muito conhecido dessa raça, é o carismático Mestre Jedi Kit Fisto, um dos maiores guerreiros de sua era e um grande herói durante as Guerras Clônicas. No fim da guerra, ele junto de outros mestres Jedi, foram dar um fim no Chanceler Palpatine, que acabou sendo descoberto como Darth Sidious, e após uma luta intensa, acabou sendo morto pelo Sith.

Vale ressaltar que essa raça, assim como os Togrutas, era muito comum ter a força dentro de si, assim, podendo ter mais dessas raças dentro do templo, perdendo apenas para os humanos.

KEL DOR

raça KEL DOR Mestre Jedi Plo Koon star wars
Mestre Jedi Plo Koon

Uma raça bem diferente das demais citadas, os Kel Dorianos, foram uma espécie vinda do planeta tecnológica de Dorin, sendo uma civilização muito futurista e bem a frente de seu tempo. Sua característica mais impactante, é seu rosto, no lugar da boca e do nariz, a uma estrutura bem complexa com duas astes penduradas por um fio que vem de seu crânio e ligado nessa parte do rosto onde ficaria a boca. Eles adquirem máscaras para protegê-los quando estivessem em atmosferas ricas em oxigênio, fazendo com que eles se adaptassem rapidamente em qualquer local com ou sem oxigênio.

Um personagem muito famoso foi o Mestre Jedi Plo Koon, que era membro da famosa família Jedi Kel Dor, e foi ele quem buscou Ahsoka Tano quando ela foi descoberta pela força. Sha Koon, uma Cavaleira Jedi era sobrinha do mestre jedi.

Foi morto no final das guerras clônicas, após a ordem 66, ou pelo menos assim se presume, já que seu corpo nunca foi encontrado. Mas durante as guerras, foi um grande estrategista e diplomático.

ZABRAK

raça ZABRAK Savage Opress e Darth Maul star wars
Savage Opress e Darth Maul

Uma raça bem chamativa por conta de sua aparência, com os chifres e sua coloração, que também tem variações e suas marcas na pele. Conhecidos por ser uma raça fortemente determinada e uma necessidade tão dominante para a independência. São guerreiros natos, tendo sua criação em meio a treinamento de batalhas.

Os Zabraks podem ser encontrados em alguns planetas, mas foi em um, que acabou chamando muita a atenção de todos. Em Dathomir, o planeta das bruxas, existia a divisão entre os homens e as mulheres, sendo elas as dominantes enquanto eles só serviam para dois propósitos, procriar e defende-las quando necessário.

Durante as sagas dos filmes e séries animadas de Star Wars, tivemos alguns personagens que se destacaram:

Asajj Ventress, uma Zabrak fêmea que acabou se tornando uma padawan, mas com a morte de seu mestre, foi encontrado pelo Conde Dooku e treinado no lado sombrio da força, mas no final foi traída e abandonada. Não se sabe o que aconteceu com ela após o término das guerras, mas sabe-se que ela trabalhava de mercenária próximo ao fim da guerra.

Outro e o mais famoso é Darth Maul, que acabou sendo recrutado pelo Lorde Darth Sidious, e por um tempo era seu discípulo como Sith, porém, acabou perdendo esse posto após sua 1ª queda para Dooku. Mais a frente, Maul acabou voltando para assombrar a vida de seu principal e mortal rival, Obi-Wan Kenobi (quem foi que o derrotou no passado) que por muitos anos até sua morte, caçava o velho Jedi.

Outra fêmea da espécie é a bruxa Mãe Talzin, a quem todos recorriam quando precisavam de seus feitiços e conselhos, era a principal líder e comandante de seu povo, e era ela quem selecionava os machos para ir a batalha.

E por último outro macho da espécie, Savage Opress, que tinha sido selecionado pela Asajj para sua vingança contra o Conde Dooku, mas acabou se rebelando contra sua mestra e o próprio Conde, a quem foi entregue pela Mãe Talzin para ser seu novo discipulo. Por fim, foi ele quem acabou encontrando Maul e morto pelo Darth Sidious.

Vale ressaltar que um Zabrak também pode se tornar um Jedi, um famoso mestre é o Eeth Koth, que lutou até o fim das guerras mas acabou sendo morto pelo Darth Sidious.

ITHORIANO

raça ITHORIANO star was

Uma das raças mais estranhas e que mais chama atenção por sua aparência. Essa espécie é mamífera de herbívoros sencientes do planeta Ithor. Grandes e corpulentos chegando 1,8 a 2,3 metros, eles são um pouco desajeitados ao andar, porém o que mais chama atenção é sua cabeça em forma de martelo, algo que eles abominam, não gostam de serem chamados assim, mas isso tudo é por conta de seu pescoço longo, curvo e cabeça em forma de T.

Outro detalhe é a sua forma de se comunicar, por ter duas bocas e quatro gargantas, fazia com que eles falassem em um tom estéreo, porém, eles não conseguiam se comunicar na língua comum, fazendo com que eles usassem equipamentos específicos para conseguir se comunicar. Além disso, por conta de seu poder com a fala, eles podiam resultar em um grito ensurdecedor e potencialmente contundente.

Nas séries e filmes, geralmente víamos eles sendo personagens de estaleiros, bares ou até mesmo trabalhadores públicos. Um jedi conhecido era o Mestre Roron Corobb, que tinha um poder além da conta com suas quatro gargantas, algo que já é da sua espécie, porém, com o poder da força, ele potencializa ainda mais esse poder.

MON CALAMARI

raça MON CALAMARI Almirante Ackbar  star wars
Almirante Ackbar – Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)

O povo Mon Calamari é uma espécie humanóide aquática com cabeças altas, mãos palmadas e grandes olhos semelhantes a óculos de proteção. Eles vêm dos oceanos de Mon Cala, um planeta que compartilham com os Quarren. Durante as Guerras Clônicas, as diferenças entre as duas culturas foram alimentadas pelos Separatistas para causar uma guerra civil, porém foram salvos e unidos pelos Jedi e por sua própria união entre os povos. 

Durante a Guerra Civil Galáctica, os Mon Calamari eram considerados a alma da Aliança Rebelde. O Império pressionou essas pessoas gentis e anfíbias para a guerra, subjugando seu mundo aquático. Em retaliação, os Mon Calamari se tornaram uma das espécies-chave da Rebelião, fornecendo navios de guerra extremamente necessários para a frota da Aliança em menor número. Um grande nome durante a guerra foi o Almirante Ackbar, que lutou em pró da liberdade contra o Império.

QUARREN

QUARREN star wars
Imagem retirada da série animada Star Wars: The Clone Wars

Quarren, ou “Cabeças de Lula”, como às vezes são grosseiramente chamados, são uma espécie exótica caracterizada pelos quatro tentáculos que se projetam de suas mandíbulas. Eles têm olhos turquesa profundos e cada mão é coberta por dedos com nadadeiras ou pontas de ventosa. Eles são bons nadadores e, como as lulas com as quais se parecem, são capazes de cuspir nuvens de tinta como medida defensiva.

Quarren vem do planeta Mon Cala, um mundo que eles compartilham com os Mon Calamari. Durante as Guerras Clônicas, os Separatistas apoiaram uma insurreição Quarren que mergulhou o planeta em uma guerra civil, mas que com o tempo acabou mudando sua ideologia e voltou a apoiar seus irmãos de planeta os Mon Calamari, se unindo juntamente a República e os Jedi, contra os Separatistas.

Essa raça é muito conhecida também por aqueles que se aventuraram pelas estrelas, como mercenários, contrabandistas, guardas de porto e até mesmo diplomatas.

RODIANO

RODIANO Senador Onaconda Farr - Star Wars: The Clone Wars
Senador Onaconda Farr – Star Wars: The Clone Wars

São uma espécie reptiliana com antenas, pele verde e entre outras, escamada, grandes olhos redondos sem pupilas, que os permitiam ver em espectro infravermelhos, focinhos estreitos, orelhas pontudas, duas antenas idênticas que detectavam vibrações acima de suas cabeças e por fim, uma crista de espinhos sobre a cabeça.

Uma habilidade interessante dessa raça é a parte de respiração, apesar de respirarem oxigênio, eles podem igualmente respirar ar saturado sem a assistência de uma máscara respiratória, lógico que, não é uma regra 100%, dependendo do ar saturado em especifico, pode acabar fazendo com que ele necessite de um apoio para respirar.

Nativos do belo planeta Rodia, eles tinham diversas importâncias dentro do cenário intergaláctico, como conselheiros, senadores, empresários e até mesmo Jedi. Para dar um exemplo de importância, o representante Rodiano Senador Onaconda Farr, era considerado um homem muito forte em suas opiniões e que sempre levou a sério a instituição que ele seguia, além de sempre estar ao lado do seu povo e daqueles que necessitavam de ajuda, claro que no final de sua vida, ele acabou cometendo alguns erros por conta da guerra, trazendo discórdia e até mesmo destruindo sua honra. No fim, ele acabou sendo envenenado por sua aprendiz Lola.

Assim como acontece com a grande maioria das raças, há aqueles que tendem a ir para o lado do crime. Por incrível que pareça, a maioria dos Rodianos que vemos durante os filmes e séries, vemos muitos criminosos, além daqueles que eram caçadores de recompensa, incluindo Greedo e Jakoli, ambos tiveram passagens bem trabalhadas durante a franquia.

MIKKIANO

MIKKIANO Mestras Jedi Tiplee e Tiplar - Star Wars: The Clone Wars
Mestras Jedi Tiplee e Tiplar – Star Wars: The Clone Wars

Humanoides sencientes de cores vivas com elaboradas manas de gavinhas na cabeças. Eles podem ser encontrados em cores que variam de amarelos e verdes brilhantes a vermelhos com reflexos azuis, podendo se dizer que estão entre as criaturas mais belas.

Vindos do planeta Mikkia da Região de Expansão, é uma espécie um tanto secreta, muito sobre eles permaneceu um mistério para a comunidade em geral da galáxia. Porém, mesmo eles sendo mais reclusos, a própria Mikkia fez parte de um assento na República Galáctica por milênios, além de ocupar em sua dissolução.

Os Mikkianos colocaram o parentesco e a integridade acima de tudo, sendo na real, sua honestidade pode parecer rude ou até mesmo rude para outros sencientes. Mas, eles geralmente tinham problemas para se ajustar às visões mais flexíveis de outras raças. Dentro de sua política cultural, seu complexo código de honra abrangia todas as coisas da vida, com uma insistência particular em questões de guerra, embora respeitassem as tradições guerreiras, eles valorizavam a disciplina e a honra acima da vitória ou do poder físico, dando a eles um potencial gigante, ainda mais se haver o poder da força dentro de si, se tornando um Jedi.

Durante o fim da República Galáctica, as irmãs gêmeas Mikkian Tiplee e Tiplar faziam parte da Ordem Jedi, sendo duas grandes generais durante as guerras clônicas.

Durante a Batalha de Ringo Vinda, Tiplar foi morta por um dos soldados, o clone trooper CT-5385 “Tup”, fazendo com que todos ao seu redor se espantassem e até mesmo se perdendo em meio ao ataque. Isso tudo só aconteceu por conta do chi inibidor que acabou dando defeito, forçando o clone a executar a Ordem 66 prematuramente, algo que chamou a atenção daqueles que tinham implantado e orquestrado toda a trama por vir. Já a Tiplee, acabou sendo esfaqueada no peito durante um duelo contra o Conde Dooku.

Complemento

Dentro do universo de Star Wars existem milhares de raças, planetas, culturas e histórias, e isso mostra o quão rico e vasto é essa franquia. Hoje mostramos um pouco disso, bem pouco mesmo, posso dizer que apenas 0,5% de tudo que existe. Claro, vamos estar buscando trazer cada vez mais coisas sobre ela, ainda mais agora que temos muito conteúdo para consumir.

Para o próximo artigo quero trazer mais raças, e entre elas, algumas das mais famosas, como os Hutts, Wookies, Geonosianos, Kaminoanos e os Chiss.

Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram e Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações