Como foi a SuperXP 2023? Conheça o maior evento de cultura pop de Santa Catarina

Nesse último final de semana (17 e 18 de Junho), tivemos a SuperXp, um dos maiores eventos da cultura pop do sul do Brasil, onde diversas atrações e um público caloroso fizeram com que o evento cravasse ainda mais sua presença anual no calendário dos nerds de plantão.

O evento se iniciou em 2019 e, após 2 anos de pandemia, ele voltou em 2022 e subsequente em 2023, tendo até o momento 3 edições bem sucedidas. Mas afinal, esse evento em si, é digno da cultura pop? A resposta é mais do que um SIM. SuperXP teve tudo, lojas, expositores, Cosplays, K-Pop, games e uma gama de convidados muito relevantes para nossa cultura. Só para ter uma noção de quem estava nesse evento, tivemos nomes como Rato Borrachudo, Marcos Castro, Muca Muriçoca, Daniel Furlan, Carol Valença, Sidney Gusman, Daniel HDR, MC Maha e Magic Phyra. Ou seja, só galera muito boa.

Rato Borrachudo, Daniel Furlan, Muca Muriçoca, Marcos Castro atrações SuperXP

A estrutura para o evento também foi algo muito positivo, sendo no Centro de Convenções Expoville, localizado na maior cidade do estado de Santa Catarina, Joinville. Tendo um amplo estacionamento, uma entrada grande, dando rapidez nas filas e dentro do complexo, uma ótima logística de espaço entre os expositores e corredores, dando uma ótima fluidez para o público poder curtir sem aquele “empurra empurra”.

Tendo dois andares, na parte inferior estava as lojinhas com todo o tipo de mercadorias para venda, desde um simples boton até action-figures. Também tinha a área dos artistas, aqueles que vivem da arte de desenhar quadrinhos. Havia uma área para os amantes do Dirty Dance, para a galera dançar e extravasar sem nenhum medo, e ao lado um espaço exclusivo para fotos na SuperXP. E no final dessa grande área, havia a universidade Católica-SC, com seus robôs de batalha e inteligentes, passando um pouquinho de seu conhecimento para o grande público que estava lá, e posso afirmar que quando eles ligavam os robôs, todos paravam para olhar.

Já na parte de fora, ao ar livre, tinhamos a área de alimentação e algumas dinâmicas para divertir o público, como Caraoquê e escalada, entretanto, talvez essa seja um dos pontos negativos, onde a área não era tão pequena, mas para o público que deu, acabou faltando espaço, algo que precisa ser melhor estruturada para os próximos eventos.

Agora partindo para o andar superior, tínhamos salas das diversas categorias, como uma área para os Star Wars, Games no geral, Cosplays, K-Pop e outras. Todas bem espaçosas e muito bem organizadas, talvez os destaques ficassem para a sala dos Cosplays da sala de E-Games, onde tivemos competições de LoL, Valorant e CS.GO. Ao centro, ficava o grande palco, onde as principais atrações se apresentavam, os destaques foram as apresentações dos Cosplays, que sempre era algo que chamava muita atenção, e dois convidados que lotaram o ambiente, Rato Borrachudo e Marcos Castro. Nessa área também tinha lojas e os expositores da Univille, com várias dinâmicas com o público que frequentava o espaço, além de dar nome para o placo principal.

SuperXP

De modo geral, a estrutura da SuperXP foi muito bem organizada, dando um conforto a mais para todos que frequentaram. A segurança era algo evidente, tanto estrutural como o próprio pessoal que foi contratado para lidar com essa parte. Muitos guichês na entrada, dando flexibilidade e agilidade a todos, além de dividir muito bem quem já tinha comprado o ingresso pela internet ou, na hora. O pessoal da imprensa também tinha uma entrada rápida e muito bem assinalada, entretanto, após entrar, você fica por sua conta, não tendo nada mais do que a entrada de imprensa, talvez, em uma próxima, eles possam dar ao pessoal que está ali trabalhando para divulgar o evento, algumas coisas a mais, como uma cobertura exclusiva e rápida com os convidados especiais, dando uma chance para que todos possam trabalhar e se ajudar.

Falando com diversas pessoas, tanto com quem trabalhou, quanto o próprio público, todos elogiaram e muito o evento desse ano, mostrando que ele está crescendo e aprendendo ao passar dos anos. Um ponto positivo que todos falaram, foi a própria logística da estrutura e colocação de seus expositores dentro da área da Expoville, dando a entender que todo esse espaço confortável que vimos, era mais complicado nos anos anteriores.

Porém, um ponto bastante negativo foi os Meet and Greet, que fez com muita gente acabasse não entendo como funcionava, ficando confusos na hora de comprar, abrindo os ingressos antes pela internet e, de repente na hora, muitos ficaram sem comprar, porque estava esgotado na internet, e na hora tinha novamente, isso fez com que o público ficasse bastante irritado pela falta de comunicação deste momento, algo que no segundo dia já não teve tanto problema.

Além disso, o atraso para iniciar fez com que muita gente perdesse as atrações que estavam rolando. Segundo algumas pessoas, a programação das atrações foi algo muito positiva nesse ano, comentando que no ano passado foi tudo junto e misturado, fazendo com que ficasse impossível de ver tudo. Já esse ano, isso foi consertado, colocando cada atração dentro de seu horário especifico e não atropelando outra que pudesse acontecer.

Conclusão

Estou muito ansioso pelo ano que vem, percebi que o evento atendeu todos os públicos, sem deixar cair o hype da galera. Vi muitos curiosos (pessoas que não são da bolha) se animando e até mesmo se interessando ainda mais pela cultura, como exemplo minha esposa, que apesar de ser casada com um nerd, nunca foi muito ligada a cultura pop, mas com o seu 1º evento, acabou se interessando e querendo saber mais, além de querer ir em mais eventos como esse, ou seja, parabéns SuperXP, vocês entregaram um evento da cultura pop de alto nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações