Os Cavaleiros do Zodíaco | Guia completo com ordem cronológica, filmes e curiosidades

Os cavaleiros do Zodíaco Ordem de lançamento

Com a estreia do filme em live-action nos cinemas, muita gente quer saber mais sobre Os Cavaleiros do Zodíaco, por isso, pensamos em oferecer a vocês esse guia completo de tudo que já foi lançado, tanto em mangá quanto animes.

Os Cavaleiros do Zodíaco foi um anime dos anos 90 que fez muito sucesso no Brasil, na antiga e extinta TV Manchete. Criado por Masami Kurumada, em 1985, com as publicações de mangás no Japão chamado Saint Seiya.

A história conta a trajetória de um jovem órfão chamado Seiya, que foi adotado por um milionário japonês, que o criou para se tornar um cavaleiro de Athena. Ainda muito jovem ele foi enviado para a Grécia, mais exatamente no santuário de Athena, onde treinou exaustivamente para conquistar a sagrada Armadura de Bronze Pegasus. Agora em posse dela, ele luta pela paz, pelos seus amigos e por Athena, para proteger a Terra de ameaças malignas que surgem em seu caminho.

Já em 1986 a animação ganhou forma pelo estúdio de animação Toei Animation e se tornou um sucesso mundial. A trama é a mesma, porém algumas diferenças são percebidas entre o mangá e a animação. Dentre elas são os fillers, que contam histórias que não estão no mangá, algo que Cavaleiros do Zodíaco têm muito.

Mangá

mangá Os cavaleiros do Zodíaco

Originalmente, ele foi criado, escrito e ilustrado por Masami Kurumada na revista Weekly Shonen Jump, entre 1985 e 1990, dividido em 28 volumes contendo 200 páginas cada e encerrando no capítulo 246.

A série possui quatro sagas:
  • Santuário: Conta a guerra entre Athena e os Bronze Boys contra o Grande Mestre que está controlando o Santuário e impedindo que a verdade venha a tona, que a Deusa Athena está viva e vindo exigir o santuário de volta;
  • Guerreiros Azuis: Nessa trama temos Hyoga de Cisne lutando contra Alexer, um guerreiro que quer dominar todas as terras do leste da Sibéria para si e controlar com punhos de ferro;
  • Poseidon: A Guerra entre a Deusa Athena e o Deus Poseidon pela conquista da Terra, uma luta que duram eras, mas que sempre os defensores de Athena conseguiram vencer. Porém agora, mais forte e mais intimidador Poseidon vem para corrigir seus erros passado aprisionando a deusa em um pilar no centro do oceano, agora os jovens cavaleiros precisam lutar para salvar a Terra e salvá-la;
  • Hades: A Guerra Santa explode na Terra, uma luta entre o bem e o mal, uma luta onde os cavaleiros vão dar a vida para proteger a Terra das sombras que Hades traz junto. Uma batalha sangrenta e violenta, algo que os jovens cavaleiros nunca viram e nunca imaginaram que iria acontecer. Apenas a morte de Hades traria a paz.

Dentro do mangá, no volume 13, também contém uma história independente chamada Natassia da Terra do Gelo.

Anime

A Toei teve o trabalho de fazer algumas sagas a mais e diferentes, mas seguindo a risca o conteúdo original.

O anime possui quatro sagas:
  • Santuário (episódios 1-73): No anime tem uma ou outra diferença que não tem no mangá, mas a ideia é a mesma que a saga original, escrita por Masami Kurumada, a guerra entre Athena, os Bronze Boys e o Santuário. Vale ressaltar que essas diferenças são muito nítidas, como exemplo, os Cavaleiros Negros, os Cavaleiros Fantasmas, os Cavaleiros de Prata e até mesmo o inicio com a Guerra Galáctica, que possuem algumas diferenças, após isso, vemos o confronto entre os Caveliros de Bronze e os Cavaleiros de Ouro;
Os Cavaleiros do Zodíaco saga do santuário
  • Asgard (episódios 74-99): Essa saga é exclusiva da animação. Por conta de que Kurumada ainda não tinha terminado o mangá, que conta as sagas de Blue Warriors e Poseidon, a Toei teve liberdade de criação para adicionar uma saga exclusiva e foi uma das poucas decisões realmente acertadas. A história conta a guerra entre Asgard das terras do norte contra Athena, lutando pelo controle da Terra;
Os Cavaleiros do Zodíaco Asgard

Poseidon (100-114): Com uma diferença no começo a saga segue o mesmo caminho da guerra entre Athena e Poseidon. Essa parte da história divide muitas opiniões, já que ao mesmo tempo a galera tenha curtido ver os Generais Marinas e o próprio Poseidon, ela acabou sendo curta e um tanto sem sal, já que as batalhas eram como um piscar dos olhos, e os próprios Cavaleiros de Bronze não tiveram tantas dificuldades contra eles, os derrotando rapidamente e sempre apresentando o argumento de experiência em batalha, deixando claro que os Generais eram fracos. Isso ficou bem claro durante a conversa entre Mu e Aioria, discutindo o do porque não terem ido ajudar, e Mu diz que uma batalha ainda maior estava por chegar, mas o Leão não gostou muito e disse que se fossem ele e o Milo, tudo isso seria resolvido em instantes e sem muito esforço. Será que os Cavaleiros de Ouro eram brabos mesmo?!;

Os Cavaleiros do Zodíaco Poseidon

Hades (115-145): Também tem algumas diferenças entre o anime e o mangá, mas a guerra é a mesma entre Athena e Hades. Nesse fase temos 3 partes bem divididas, a 1ª que é a fase do santuário, vemos os espectros de Hades tentando invadir o santuário, mas a um ponto ai, alguns desses espectros eram os Cavaleiros de Ouro do passado recente, como Saga, Camus, Afrodite, Shura e Máscara da Morte, além do antigo Mestre Shion. Pode se dizer que esse arco é um dos mais legais e fantásticos da série, onde vemos realmente Cavaleiros de Ouro se enfrentando.

A 2ª parte vem a fase do Inferno, essa um pouco menos envolvente e um tanto corrida, não dando tanta riqueza para o local que eles estavam lutando, apenas alguns momentos marcantes, mas nada que realmente empolgue como foi a 1ª fase. O mais empolgante foi saber que Shun era o recipiente da alma do Imperador do Mundo dos Mortos Hades.

A 3ª parte vem os Elíseos, os campos verdejantes e puros, o famoso paraíso, onde apenas os deuses poderiam viver. Ali conhecemos dois sub-deuses, Hypnos deus do sono e Thanatos o deus da morte, ambos lacaios de Hades, e claro, temos também o local onde o verdadeiro corpo de Hades está. Vemos várias batalhas sangrentas aqui até o desfecho.

Outras produções de Os Cavaleiros do Zodíaco:

Episódio G (Mangá)

Em 2002, um novo mangá chegou para os fás com o título Saint Seiya: Episódio G. Sendo uma prequel, a trama se passa sete anos antes dos eventos mangá original e seis anos após a morte do Cavaleiro de Ouro Aiolos de Sagitário. Aiolia de Leão é o protagonista e, junto dos outros cavaleiros de ouro, ele luta contra os Titãs para salvar a Terra e as pessoas que vivem nela (a uma animação com os traços clássicos mas com uma pegada moderna, seria incrível ver essa obra nas telinhas).

Next Dimension (Mangá)

Em 2006, Masami Kurumada criou Saint Seiya: Next Dimension que segue canonicamente os mangás clássicos. Na história Saori (Athena) Shiriyu, Hyoga, Shun e Ikki voltam no tempo para salvar Seiya da morte iminente, mas acabam caindo no século XVIII e causando o Lost Canvas da linha canônica.

Muitos fãs gostariam que essa fosse a sequência animada para a franquia, mas como Kurumada ainda não há terminou (ao longo desses 17 anos), não se vê um futuro brilhante nas telinhas dessa saga, uma pena ao meu ver, pois nela temos a imersão de mais elementos para história e a introdução do 13º Cavaleiro de Ouro de Ofhiucos, que nada mais é a constelação da Shina de Cobra, que foi rebaixada para Prata. Um ponto a respeito. No mangá é explicado exatamente o que houve com ele.

E vale ressaltar que obra ainda não terminou e está em hiato atualmente.

The Lost Canvas (Anime e Mangá)

CDZ The Lost Canvas

Criado por Shiori Teshirogi, em 2006, e supervisionado por Masami Kurumada, ela trouxe a guerra santa do século XVIII e mostrou muito sobre os cavaleiros da época, mas essa história não é canônica, sendo assim, ela é apenas um spin-off da franquia. Contendo 25 volumes em mangá e apenas três temporadas animadas, foi um sucesso ao redor do mundo, mas não teve continuidade na animação.

Também conta com mini arcos chamados de Gaidens dos cavaleiros de ouro, neles é contado um pouco de cada um e suas batalhas antes da guerra santa. Atualmente ainda estamos tendo lançamentos desses mangás.

Sendo talvez uma das poucas animações da franquia que realmente o público tenha aceitado com mais gosto, já que realmente tínhamos as batalhas dignas entre cavaleiros, entretanto, isso não é unanimidade, muitos fãs não gostam ou não curtiram a pegada e o visual, mesmo assim, é uma das mais aclamadas obras de Cavaleiros do Zodíaco (me sinto na obrigação de falar em meu nome, que é a melhor já feita).

Ômega (Anime)

CDZ Ômega

Em 2012, a Toei Animation trouxe para o público uma animação contada 25 anos após os eventos principais da obra original. Nela vemos Kouga sendo o protagonista com a armadura de Pégasus, onde junto de seus companheiros lutam contra novos inimigos mais perigosos e mais mortais no novo século que se passa essa trama.

Esse anime levantou muitas polêmicas e também muitos sentimentos, sendo bons ou ruins. Primeiro sobre a animação em si, mais moderna, colorida, mais detalhada e usando os conceitos atuais, ela nos trouxe um parâmetro diferente visto no clássico. Para muitos ela ficou infantil demais e muito “afeminado”, para outros ficou mais moderno e dinâmico, o ponto é, ele conseguiu entregar uma boa obra com uma boa história que foi melhorando e não deixando furos para essa série e, o mais importante, tendo um começo, meio e fim.

Um detalhe importante a respeito dessa série animada é que ela não é canônica, apesar de ser o futuro dos eventos originais da história.

Saintia Sho (Anime e Mangá)

CDZ Saintia Sho

Em 2013, mais um mangá spin-off é lançado, intitulado Saint Seiya: Saintia Sho, uma série feminina que conta a história das guerreiras Saintia, que foi criada por Chimaki Kuori, sob olhares de Masami Kurumada. Elas são a guarda pessoal de Athena, lutando ao lado da deusa e a protegendo de qualquer ameaça. Dentre elas, a protagonista é uma garota chamada Sho de Cavalo Menor.

Não se sabe se haverá alguma continuidade, tanto no mangá quanto na animação, já que foi duramente criticada e duramente cancelada pela imensa maioria dos fãs da franquia.

Soul Of Gold (Anime)

Animação criada pela Toei em 2014 teve um impacto positivo e negativo na sua grande maioria, já que se acredita que foi feita apenas para alavancar as vendas de Cloths Myths (bonecos), que estavam em baixa na época, mas nunca tivemos uma confirmação oficial sobre isso, apenas teorias da conspiração. Mas sabe-se que depois que lançou, as vendas aumentaram bastante.

A história se passa durante os eventos da saga Hades, onde os Cavaleiros de Ouro tinham dado a vida para abrir um buraco no Muro das Lamentações que dava acesso aos Campos Elísios. Mas quando eles morreram eles acabaram despertando em uma terra gelada e escura por causa do eclipse de Hades, lá eles descobrem que foram revividos para salvar Asgard das mãos de Loki, um deus nórdico que pretende pegar a Terra para si enquanto a Guerra Santa está acontecendo.

Nessa trama temos Aiolia de Leão como protagonista e com o passar da série, os poderes dos Cavaleiros de Ouro ultrapassam o poder dos deuses dando eles as Armaduras Divinas. (os tais cloths myths novos que estavam a venda)

Os Cavaleiros do Zodíaco (Anime CGI)

Netflix lançou em 2019 um remake da saga clássica em CGI, algo que chamou muita atenção, mas que teve inúmeras criticas negativas, sendo desde o roteiro até a modificação de gênero de um dos principais personagens.

A trama é a mesma que o clássico, a única diferença é que temos uma linguagem mais moderna, com personagens que se comunicam como os dias atuais. Como foi dito, as criticas não pouparam essa produção e uma das mais faladas é a mudança de gênero do Shun de Andrômeda, que no clássico é um homem e nesse remake é uma mulher.

Outro ponto muito criticado é a mudança do roteiro, apesar de seguir o mesmo ideal do clássico, ele não segue o mangá e isso incomodou bastante os fãs.

Gigantomachia (Novel)

Os Cavaleiros do Zodíaco Gigantomachia

Foi uma Novel especial feita apenas em dois volumes por Kurumada e Tatsuya Hamazaki. O primeiro volume se chamava Gigantomachia – A História de Mei e o segundo Gigantomachia – A História de Sangue.

A Novel conta a luta dos Cavaleiros de Atena contra os Gigantes, aliados dos Titãs e liderados pelo deus Tifon. A batalha como as outras é difícil e sangrenta.

Todos os filmes de Os Cavaleiros do Zodíaco em ordem

Além de séries animadas e os mangás, Os Cavaleiros do Zodíaco também conta com curtas animados e até mesmo em CGI, contendo seis filmes ao total.

  • Saint Seiya: O Santo Guerreiro – Spin-off (1987 – 45 minutos);
  • Saint Seiya: A Grande Batalha dos Deuses – Spin-off (1988 – 45 minutos);
  • Saint Seiya: A Lenda dos Defensores de Athena – Spin-off (1988 – 75 minutos);;
  • Saint Seiya: Os Guerreiros do Armagedon – Spin-off (1989 – 45 minutos)
  • Saint Seiya: Prólogo do Céu – Por hora o único que é considerado canônico (2004 – 83 minutos);
  • Saint Seiya: A Lenda do Santuário – Remake em CGI da saga do Santuário (2014 – 93 minutos).
Trailer Dublado do Filme.

Os Cavaleiros do Zodíaco: Saint Seiya é um filme em live-action que acabou lançando na última quinta feira (27/04) em produção pela Toei Animation, onde está sendo duramente criticado pelos fãs e massacrado nas redes sociais. Ainda há aquelas pessoas que curtiram, que acharam uma mudança legal e que tem futuro, mas para os mais raízes, foi só mais um prego no caixão para a franquia.

Outro filme que foi um projeto piloto entre 1994 e 1998 foi produzido pela empresa Renaissance-Atlantic Films e foi chamado de Star Storn.

Curiosidades

Um dos pontos mais legais desse anime são as armaduras, os cavaleiros e as batalhas. Dentro do exército de Athena existem 88 cavaleiros, cada um com sua constelação protetora. Eles são divididos em três categorias, sendo elas:

  • 52 Cavaleiros de Bronze;
  • 24 Cavaleiros de Prata;
  • 12 Cavaleiros de Ouro.

Tanto na animação quanto nos mangás não temos todos os 88 cavaleiros descritos, o que é uma pena. Das três categorias, apenas os 12 de Ouro são apresentados por completo.

Cada categoria é representada como se fosse a um exército, uma patente, sendo os Cavaleiros de Bronze, os Soldados ou Sargentos, os de Prata como Capitães e os de Ouro, os generais.

Um detalhe importante é que para uma pessoa se tornar um cavaleiro, ela precisa passar por severos treinamentos e constituir o grande exército como um soldado raso. Após completar seu treinamento ele passa por provas, geralmente lutando em um chaveamento para conquistar uma armadura que esteja vaga, mas alguns jovens por se destacarem com seu cosmo, já consegue pegar uma armadura direta.

Geralmente, o jovem é destinado a sua constelação protetora, ou seja, se você nasceu sobre as estrelas de pégasus, isso quer dizer que provavelmente você terá essa armadura, isso se você derrotar todos os outros adversários que almejam a mesma coisa, ou se der sorte pegar a armadura direto.

Quando você pega a armadura, entra para o seleto grupo de 88 cavaleiros, agora você é um comandante para as tropas inferiores, no caso os soldados rasos, e subalterno dos Cavaleiros de Prata e Ouro.

Nessa posição você sempre estará na linha de frente de uma batalha, lutando contra inimigos mais fortes e liderando as fileiras de soldados rasos que está a sua volta. Fora que sempre está em missões.

Se você ficar vivo e tiver sorte novamente, você pode alcançar os patamares mais altos como Prata e Ouro. Os que são de Prata geralmente são os cavaleiros que pegam missões mais complexas e que sejam de espionagem; já os cavaleiros de Ouro são os generais e tem duas missões em particular obrigatórias para eles: a primeira é proteger o santuário junto das doze Casas do Zodíaco. Essas casas são o caminho para o Templo de Athena, se alguém quiser chegar até ela, precisará passar por todos eles.

Cada uma é representada por sua constelação zodiacal e o cavaleiro do mesmo signo a representa.

  1. Casa de Aries – Cavaleiro de Ouro Mu de Aries;
  2. Casa de Touro – Cavaleiro de Ouro Aldebaran de Touro;
  3. Casa de Gêmeos – Cavaleiro de Ouro Saga de Gêmeos;
  4. Casa de Câncer – Cavaleiro de Ouro Máscara da Morte;
  5. Casa de Leão – Cavaleiro de Ouro Aiolia de Leão;
  6. Casa de Virgem – Cavaleiro de Ouro Shaka de Virgem;
  7. Casa de Libra – Cavaleiro de Ouro e Mestre Ancião Dohko de Libra;
  8. Casa de Escorpião – Cavaleiro de Ouro Milo de Escorpião;
  9. Casa de Sagitário – Cavaleiro de Ouro Aiolos de Sagitário;
  10. Casa de Capricórnio – Cavaleiro de Ouro Shura de Capricórnio;
  11. Casa de Aquário – Cavaleiro de Ouro Camus de Aquário;
  12. Casa de Peixes – Cavaleiro de Ouro Afrodite de Peixes.

Recentemente, no mangá Next Dimension, foi confirmada uma 13ª casa, que representa o signo de Serpentário (Ofíuco). Essa casa ficava entre as casas de escorpião e sagitário em eras mitológicas, mas foi extinta por causa de seu cavaleiro que almejava ser um deus.

Cavaleiro de Ouro Odisseu de Serpentário (Ofiuco)

Outro detalhe é que antes de chegar ao Templo de Athena, o invasor passa pelo Salão do Mestre e geralmente essa pessoa que guarda o local é um Cavaleiro de Ouro da geração anterior ou da mesma.

A segunda missão é proteger a qualquer custo Athena que está em seu Templo, ele enfrentará qualquer inimigo que esteja disposto a tentar com a vida dela, podendo ser até mesmo outro cavaleiro. Claro que eles também são enviados para missões fora do Santuário pelo Grande Mestre ou pela própria Athena, mas essas missões são mais raras.

Conclusões Finais

Se você nunca assistiu, não sabe o que está perdendo. A trama não é só sobre a luta entre o bem e o mal, mas sim sobre a amizade, compaixão, liberdade, honra, esperança e o amor entre as pessoas, onde em tempos atuais estamos realmente precisando.

Para ficar por dentro das principais novidades do mundo nerd, siga @6vezes7 no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações