Crítica | Lobisomem na Noite é um grande acerto da Marvel e pode ditar futuro das produções no Disney+

Lobisomem na Noite

Quando o especial de Halloween da Marvel foi anunciado em setembro de 2021, pouco se esperava do que poderia sair daí. Nesse meio tempo, várias outras produções do estúdio foram lançadas, quase todas caindo no meio termo, dividindo o público e nada muito extraordinário. Hoje (7), com a chegada de Lobisomem na Noite ao Disney+, é possível que tenhamos presenciado o futuro das produções da Marvel Studios no streaming.

Lobisomem na Noite é um especial de Halloween que não assusta, mas que deixa um gostinho de “quero mais”. Sua estética noir, com uma única exceção, encanta as olhos, ao mesmo tempo que sua história simplista e particular garante um ótimo entretenimento. Em um universo criado a partir dos Vingadores, os maiores super-heróis da terra, pensar numa trama com monstros clássicos do terror e caçadores sobrenaturais parece um pouco desconexo, mas era exatamente esse o respiro aliviado que o UCM precisava para voltar a ser feliz.

Seu maior mérito, talvez, é saber exatamente o que ele é. Por ser um capítulo da Marvel desconhecido até mesmo do público consumidor dos quadrinhos, Lobisomem não tenta ser um azarão que chega e surpreende, ao contrário disso vai deixando sua história fluir pouco a pouco, com boas atuações, trama interessante e visual inédito neste universo cinematográfico.

Um tópico que merece destaque e que com certeza vai agradar é a sua violência acima do padrão Disney. Por ser quase inteiramente em preto e branco, as cenas mais violentas acabam sendo disfarçadas, o que não tira o impacto que elas tem para a narrativa.

As últimas produções da Marvel até vem tentando deixar de serem mais do mesmo, mas isso acaba sendo um tiro no próprio pé. Seguindo o exemplo das séries Ms. Marvel e Mulher-Hulk, ao trazerem uma abordagem mais teen ou de sitcon, o background acaba ficando muito aquém dos super-heróis, fazendo com que as narrativas percam um pouco de sua relevância para o todo, apesar de serem sim boas produções.

Em Lobisomem na Noite isso não acontece. Com um arco simples e autocontido, o especial se diferencia pela sua estética e construção de universo que independem do que já conhecemos, mas que pode facilmente ser encaixada
com outros personagens que vem sendo apresentados aqui e ali. Ao apostar no sobrenatural, é fácil imaginar o Lobisomem se encontrando com o Cavaleiro da Lua, ou até mesmo participando de uma aventura ao lado do Blade. O fato é que sua existência serve de exemplo para como o UCM pode fugir das aventuras de heróis versus vilões e partir para algo mais criativo, autocontido e, ainda assim, interessante.

Alguns dos recentes seriados da Marvel, por exemplo, poderiam ter sido ótimos especiais ao invés de um filme de seis horas divididos em episódios e transformados em série — Gavião Arqueiro que o diga!

De todo modo, como a empresa ainda planeja dividir seus conteúdos entre cinema e streaming, é bem capaz que eles repensem suas estratégias visando contar suas histórias da melhor maneira possível, similar ao que aconteceu recentemente com Armor Wars, que deixou de ser série e será produzida como filme.

Lobisomem na Noite está disponível no Disney+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações