Itapipoca, situada a 130 quilômetros da capital cearense, Fortaleza, se prepara para a inauguração da primeira sala pública multiuso de Cinema na região, marcada para o dia 8 de março, às 19h, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade.
A cerimônia incluirá homenagens a cineastas e líderes de instituições que contribuíram para a história do cinema cearense. Após a solenidade, o artista Silvero Pereira apresentará o show “Silvero interpreta Belchior“.
Com capacidade para 100 lugares, a sala oferecerá aos moradores de Itapipoca e cidades vizinhas uma programação voltada para filmes autorais brasileiros, especialmente ligados aos direitos humanos e à educação.
Além da exibição cinematográfica, o CINE+ conta com um espaço multiuso para a comunidade, abrangendo ações formativas e apresentações de diversas linguagens artísticas. Haverá também uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira. Para garantir a acessibilidade, o espaço conta com rampas, piso podotátil, guarda-corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento de todos.
Antecedendo este novo espaço, a cidade sediará a Mostra Itinerante Cine+ de 26 de fevereiro a 7 de março, apresentando filmes de longa, média e curta metragem, todos oriundos do cinema cearense. Posteriormente, de 9 a 16 de março, a sala Cine+ receberá a “Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense“.
Toda a programação é gratuita e uma iniciativa conjunta da Enel Brasil, do Governo do Estado do Ceará, da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Prefeitura de Itapipoca.
A Mostra Itinerante Cine+ tem como propósito preparar os espectadores para a programação do Complexo da Rede CINE+, fomentar o acesso à cultura e levar o cinema a todos os cantos da cidade.
Com 12 sessões, exibirá dois curtas e um longa-metragem, seguidos de debates, em 13 distritos diferentes. Além do entretenimento, a iniciativa busca proporcionar uma experiência enriquecedora aos cidadãos, formando novos públicos para o audiovisual brasileiro, com destaque para sua relevância educativa.