Mesmo sempre se denominando como um vigilante solitário, o Batman sempre pôde contar com diversos parceiros ao longo dos anos, sendo o Robin o seu ajudante mais fiel. Com o passar das histórias, diversos nomes já assumiram essa alcunha, que se tornou um manto para todos aqueles que agem ao lado do morcego de Gotham.
Hoje, listaremos os principais personagens que já atuaram como “Robins”, sendo alguns deles bastante conhecidos, enquanto outros nem tanto.
Dick Grayson, o primeiro
Dick Grayson apareceu pela primeira vez no quadrinho Detective Comics #38 (Abril de 1940). Ele era de uma família de acrobatas, os famosos “Graysons voadores”, mas, durante uma apresentação no circo Haly’s Circus, seus pais foram mortos e ele acabou sendo adotado por Bruce Wayne, que teve compaixão pelo jovem.
Após isso, ele começou a treinar junto de Bruce e acabou se tornando o seu primeiro pupilo. Quando mais velho, ele acabou saindo de Gotham para criar sua própria identidade e viver aventuras individuais como Asa Noturna, um dos heróis mais queridos da DC.
Dick já teve que assumir algumas vezes o manto de Batman quando Bruce estava morto ou impossibilitado. Também já fez parte também dos Jovens Titãs originais, Justiça Jovem, Renegados e Liga da Justiça.
Jason Todd, o problemático
A primeira aparição de Jason Todd foi em Batman #357 (Março de 1983). Ele assumiu o manto de Robin após a saída de Dick e acabou tendo um desfecho muito diferente de outros membros.
Jason era um órfão muito problemático que vivia arranjando problemas e sempre estava metido em brigas de rua. Bruce acabou adotando e treinando ele para direcionar toda a sua raiva para combater o crime, algo que funcionou por certo tempo, mas quando se via sozinho em meio a uma decisão ou quando perdia o controle, ele acabava ultrapassando a linha de ética que Batman tinha o ensinado.
Uma curiosidade a respeito de Jason é que ele não era popular entre os fãs, muita gente detestava o personagem e após um breve pesquisa entre a empresa de quadrinhos e os fãs, onde eles decidiram o futuro dele, ele acabou sendo morto pelo Coringa e retirado do manto de Robin.
Porém, algum tempo depois ele reapareceu como um assassino chamado Capuz Vermelho. Foi ressuscitado no Poço de Lázaro, potencializando ainda mais a violência dentro dele. Após uma luta contra seu antigo mentor, ele decidiu lutar ao lado da justiça novamente, mas ainda assim seus métodos violentos eram algo problemático para os outros heróis.
Fez parte também dos Jovens Titãs, Liga dos Assassinos, Justiça Jovem, Desafiadores do Além, Os Fora da Lei e Academia Jovens Titãs.
- Lanterna Verde | Saiba tudo sobre o personagem icônico da DC Comics;
- Todas as Tropas dos Lanternas do Universo DC Comics;
- Liga da Justiça | Conheça as principais formações da equipe ao longo dos anos.
Tim Drake, o Robin Vermelho
Tim Drake surgiu pela primeira vez em Batman #436 (Agosto de 1989). Ele aabou se tornando Robin de uma maneira inusitada, já que ele conseguiu descobrir sozinho as identidades secretas do Batman e Asa Noturna, provando que poderia ser um Robin tão bom quanto os sucessores. Com suas habilidades de detetive e uma ótima noção de luta, ele se destacou, se tornando um dos mais hábeis e fiéis parceiros do morcegão.
Mais tarde ele assumiu o manto de Robin Vermelho, sendo uma versão mais adulta e melhorada do jovem Robin. Foi também membro fundador da Justiça Jovem e participou dos Jovens Titãs.
Staphanie Brown, a primeira Robin mulher
Primeira Aparição: Detective Comics #647 (Agosto de 1992)
Staphanie começou como a vigilante Salteadora e acabou se apaixonando por Tim Drake, o Robin Vermelho. Após um tempo, ela acabou tomando o manto para si, após Tim abdicar do cargo.
Ela não foi bem aceita por Bruce, já que não obedecia todas as ordens e por causa disso ela foi dispensada diversas vezes. Tempo depois ela assume o manto de Batgirl, substituindo Bárbara Gordon.
Damian Wayne, o Filho do Batman
O mais jovem Robin da história e filho de Bruce Wayne e Talia Al Ghul, neto de Ra’s Al Ghul, Damian Wayne apareceu primeiro em Batman #655 (Setembro de 2006). Damian foi criado pela Liga das Sombras, onde foi supervisionado pelo seu avô enquanto seu pai desconhecia completamente sua existência.
Mais tarde, Damian procurou seu pai e acabou se juntando a Bat-Família, se tornando o novo Robin. Porém seu ego e doutrina assimilada pela Liga das Sombras faziam com que seu pai e ele discutissem constantemente a respeito de matar os inimigos durante as lutas.
Quando ele se torna Robin, Dick com o manto de Batman vê que é necessário um treinamento devidamente mais adequado, para que ele não se torne o mais violento Robin.
Além da Liga das Sombras e da Bat-Família, também fez parte dos Jovens Titãs.
Carrie Kelley, de fã para ajudante
Carrie Kelley apareceu pela primeira vez em The Dark Kinght Returns (1986). Quando era mais nova, Carrie foi salva pelo Batman, o que fez com que ela se tornasse uma grande fã do herói. Para ter uma ideia, ela criou seu próprio traje de Robin e saia pelas ruas ajudando as pessoas que sofriam pequenos furtos.
Algum tempo depois, ela acabou ajudando o velho Cavaleiro das Trevas a lutar contra mutantes. Bruce a aceitou e a treinou como sua parceira. Ela também já vestiu o manto de Catgirl, Batgirl e Batwoman.
Matt McGinnis, o Robin do Futuro
A primeira aparição de Matt McGinnis foi em Batman Beyond Vol. 5 #1 (Agosto de 2015). Ele é irmão de Terry McGinnis, o Batman do futuro, e acabou se tornando o Robin do futuro após descobrir que seu irmão era quem havia assumido o manto de morcego.
Sendo treinado também pelo velho Bruce, Terry se tornou um Robin muito querido pelos fãs, apesar de não ser tão popular quanto os outros.
Fique por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram, TikTok e Twitter!