Star Wars | 10 raças que você já viu e não conhece – Parte 2

raças de star wars qual a raça do chewbacca

Já sabemos que Star Wars é uma das franquias com uma expansão gigantesca, principalmente quando falamos de raças, planetas e sistemas, podendo ser considerada uma das maiores de todos os tempos. Dando continuidade as raças de Star Wars, hoje vamos com a parte 2.

Mas primeiro não esqueça de conferir a parte 1 clicando aqui.

WOOKIE

WOOKIE raça Chewbacca Imagem retirada do filme Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith.
Imagem retirada do filme Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith

Talvez uma das raças mais conhecidas desse universo, os Wookies são a típica espécie que se destaca por conta de seu perfil, mas o que mais destaca é sua linguagem, que é grunhidos e berros para sua comunicação, não há ninguém que não seja fã, que já não tenha imitado eles.

Wookies são seres altos, com uma pelagem longa que cobre o corpo inteiro, muito parecido com os nossos Orangotangos. O mais famoso entre eles é nosso querido Chewbacca, parceiro de Han Solo no filme Star Wars: Episódio IV – Uma nova Esperança, além de suas sequências e até mesmo nas séries animadas.

Eles também eram aliados muito fiéis aos Jedi, sempre os ajudando e os protegendo contra o Império. Porém, poucos de sua raça se tornaram Jedi, tendo como raro sua presença na Ordem.

Geonosiano

Geonosiano raça star wars Episódio II - Ataque dos Clones.
Imagem retirada do filme Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones

Essa também é uma raça muito conhecida dentro do universo, sendo eles os culpados por muitas situações antes, durante e depois das guerras clônicas.

No início eles ajudaram a Federação de Comércio, junto aos aliados deles para criar um exército em segredo, além de serem a base central para seus apoiadores. Já durante as guerras clônicas, eles foram apoiadores ferrenhos dos Separatistas, sendo o palco do inicio da guerra e por muitas vezes o palco do retorno de vários combates eminentes durante a mesma. Entretanto, durante o Império Galáctico, acabaram sendo escravos, ajudando a criar a infame Estrela da Morte, pós isso, eles quase foram extintos.

Eles são seres muito parecidos com vespas, insetos voadores grandes e violentos, mesmo sendo uma raça sencientes. Além disso, eles são como uma colmeia, tendo uma rainha, que fica escondida mais ao centro do planeta, seus operários, que ajudam na construção do ninho e de suas estruturas, os zangões que são seu exército e um líder, como se fosse o rei, mas que somente tem poder sobre os seus súditos, pois na real quem manda é a rainha. Se vê muito sobre eles durante a série animada Star Wars: The Clone Wars, onde vemos muito sobre sua história e cultura.

Kaminoano

Kaminoano raças star wars
Imagem retirada do filme Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones.

A raça que teve uma importância gigante na criação dos clones para a República, sendo eles os responsáveis por boa parte de toda a trama que vemos no desfecho da queda dos Jedi e no surgimento do Império, mesmo que eles não tinham ciência de todo o cenário obscuro. Após a guerra clônica, eles acabaram se tornando escravos, ajudando o Império em várias pesquisas e criações no meio da clonagem.

Eles acabaram sendo encontrados pelo Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi, que acabou os achando por acidente, quando estava investigando a causa de atentados contra a Senadora Amidala. Seguindo rastros frios, ele encontra o Planeta Kamino, e lá, ele descobre que um exército está sendo criado para a República, uma encomenda feita pelo falecido Mestre Zaifo-Vias e que estava sendo ajudado por alguém chamado Tyranos (Conde Dooku), algo que a Ordem Jedi não estava ciente.

Altos, esbeltos e esguios, Kaminoanos mais pareciam uma minhoca gigante, com tons branco azulados claro e olhos grandes, além de respirarem de baixo da água. Muito diplomáticos e altamente inteligentes, eram os únicos no universo que tinha a tecnologia mais avançada para a criação de clones, fazendo com que eles sejam peritos nesse quesito e insubstituíveis para certos trabalhos de clonagem.

Assim como os Geonosianos e outras raças, os Kaminoanos também foram muito explorados durante a série animada Star Wars: The Clone Wars e recentemente na série também animada e continuação Star Wars: The Bad Batch, onde vimos o que aconteceu com eles após o final da guerra.

NIKTO

NIKTO star wars raça

Humanoides reptilianos do Planeta Kintan, conhecidos por sua pele grossa e cheio de chifres e espinhos. Eles tinham um número limitado de expressões faciais por não ter a estrutura facial necessária, dando uma intimidação a mais para eles e até mesmo sendo interpretados como sempre estarem de mal humor, além de olhos frios de um preto vibrante e membranas protetoras, que os ajudavam de baixo d’água e em tempestades. Muitos os subestimavam, achando que eles eram seres sem inteligência e sem nenhum meio de comunicação padrão.

Eles são conhecidos por muitos por sempre estarem envolvidos a mercenários e guardas de alguns líderes de planetas independentes. Um de seus chefes são os Hutts, que tinham muitos dessa espécie sobre seu comando. Poucos foram Jedi também, um que conhecemos é o Mestre Jedi Ima-Gun Di, que acabou morrendo durante as guerras clônicas.

HUTT

star wars raça jabba HUTT

Se não é a mais famosa raça, é mais icônica dentro do cenário galáctico. Sendo considerado por muitos os lideres do sindicato de criminosos dentro do universo, os Hutts criaram sua reputação em cima de medo, mortes e mercenários. Basicamente, tudo e todos os lideres de seus respectivos clãs do crime, respeitam e reportam aos Hutts, evitando ao máximo entrarem em confronto com eles, bem dizer é a família mais poderosa da galáxia.

Antes, durante e até mesmo depois das guerras, eles sempre foram procurados, sendo eles para ajudar quem precisava, ou caçar alguém, claro que sempre por um bom preço. Os Jedi tinham uma certa aliança com Jabba o Hutt, o mais famoso e líder da família, onde eles conseguiram salvar seu filho Fofo das mãos de seus raptores, mas isso não quer dizer que eles são amigos, apenas negócios. Por muitas vezes os Jedi reportavam até ele para conseguir informações sobre quem eles estavam procurando, ou até mesmo para ter passagem segura pelos sistemas que eles controlam.

Durante o Império a coisa ficou um pouco mais tensa, apesar deles serem poderosos, o Império era maior e mais poderoso, além de não tratar tão bem aqueles que se opõem. Jabba acabou tendo que se unir de maneira mais pacifica com o Império, ajudando e mantendo um tratado amistoso entre eles. Por fim, a família acabou tendo um final nada feliz quando Jabba é morto por Léia, quando Luke foi salva-la das garras da gigante lesma.

Durante a série Star Wars: The Clone Wars, vemos mais sobre e também a morte de vários lideres da família Hutt, dando um inicio para o fim desse clã que dominou o submundo por muitos anos.

Os Hutts são lesmas gigantes e corpulentas, com algumas variações de cores, seu líder mais conhecido era Jabba, mas durante a história muitos passaram pelas lideranças e tornaram a família gigante tanto em riqueza como em temor.

CHISS

CHISS Lars Mikkelsen intérprete do Grão-Almirante Thrawn na série de Ahsoka.
Lars Mikkelsen intérprete do Grão-Almirante Thrawn na série de Ahsoka.

Sendo uma espécie muito parecida com os Humanos, tendo como diferença sua coloração azulada e olhos vermelhos, que se desenvolveram mais escuros, dependendo do teor de oxigênio ao seu redor. Seu cabelo é tipicamente preto, raras as vezes em tom cinza com o passar dos anos e idade. Além disso, sua inteligência e sua maturidade era algo notável, fazendo com que um Chiss de 10 anos tenha a mesma mentalidade de um humano de 20.

Eles também eram conhecidos por sua alta adaptação em diversos temas como combate, estratégias militares, lógicas apuradas, conhecimento aprimorado e uma visão mais aguçada sobre diversos espectros. Um de seus mais famoso é infame Almirante e sucessor do Imperador Palpatine, Thrawn.

Thrawn foi o mais brilhante e senhor da guerra do Império Galáctico, mostrando todo o seu potencial durante os anos que esteve a frente das forças imperiais. Muitos anos se passaram após o fim do Império, e Thrawn está desaparecido, mas não morto, fazendo com que a ex-Jedi Ahsoka esteja o caçando por toda a galáxia e agora, com a série de Ahsoka, vamos ter um vislumbre do que aconteceu com o personagem e como ele vai terminar.

JAWA

JAWA raça

Mais uma raça emblemática entre várias em Star Wars, os Jawas são seres que aparecem desde sua primeira aparição no filme Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança e que veem anos após anos trazendo mais e mais curiosidades sobre eles.

Sendo uma espécie humanoide senciente que habita o planeta Tattoine e, também podendo se expandir para outros planetas que ofereçam riquezas como sucatas, são criaturas simpáticas, mas cuidado, se você der bobeira com seu Speeder, eles podem desmonta-la em minutos e deixar você sem veículo algum e perdido em meio ao deserto.

Existem especulações sobre o que eles são debaixo dos mantos, alguns habitantes do planeta desértico, acreditam que se tratam de grandes roedores, outros dizem que apenas são criaturas feias e que sua aparência os trariam ainda mais problemas, mas recentemente em The Mandalorian, a personagem Peli Motto que diz ter namorado com um, e segundo ela, são apenas muito peludos.

Outra coisa peculiar sobre eles é seu método de vida, que é simplesmente catar lixo e outras coisas que podem os deixar interessados para revender, além de sua fala complicada, fazendo com que seja um dos idiomas e códigos mais difíceis de se entender no universo.

RAKATA

RAKATA raça

Agora falaremos sobre uma raça não muito conhecida pelo público que só viu os filmes e séries. Os Rakatas são guerreiros cruéis, uma raça primitiva e canibal que formou um Império Infinito. Vindos do Planeta Lehon, eles aprenderam maneiras para escapar de seu planeta natal e logo começaram a conquistar planetas diferentes e foram aumentando seu Império.

Mais tarde eles foram descobertos pelos Kwa, logo aprenderam os caminhos da Força com espécies mais avançadas e com isso seguiram para o Lado Sombrio, escravizando e torturando outros planetas que estavam em seu caminho. Vale ressaltar que eles foram responsáveis por exterminar a maior parte dos Kwa.

Possuindo a tecnologia do Hiperdrive através da Força, eles escravizaram sensitivos para alimentar as naves, algo que acabou sendo visto como uma afronta. No entanto, depois de muitos milênios de guerra, uma praga misteriosa que os isolou da Força deixaram os Ratakas destruídos e aparentemente extintos, fazendo com que o Império caísse.

KWA

KWA raça star wars

E já que falamos dos Rakatas e pelo envolvimento com os Kwas, então vamos falar sobre eles também. Eles eram uma espécie antiga nativa do mundo da Orla Exterior, próximo a Dathomir que construiu os Portões do Infinito e os Templos Estelares durante a era Pré-República. Esses Portões eram estruturas permanentes capazes de permitir viagens instantâneas entre locais interestelares e estavam alojados dentro dos Templos.

Essa tecnologia em específico permitiu que eles dividissem um império regional conhecido como Propriedades Kwa, que se tornou uma potência galáctica centenas de milhares de anos antes da República Galáctica. Durante esses anos, eles foram aliados de várias outras raças, mas por conta de seu conhecimento e tendo em seu poder a tecnologia que poderia moldar tudo, eles acabaram tendo certas disputas fronteriças com o Império Greco.

Mas como todos os que tem muito poder em suas mãos, os Kwas acabaram encontrando uma civilização que acabou os perseguindo e escravizando, quase dando um fim a sua existência, os Rakatas.

Os Kwas eram sáurios bípedes, com 3 metros de altura, pele azul e habilidades telepáticas, eles também tinham a capacidade extraordinária de correr em velocidades incríveis.

NEIMOIDIANO

NEIMOIDIANO raça star wars
Imagem retirada do filme Star Wars: Episódio III – Ameaça Fantasma

Sendo uma das espécies mais odiadas dentro do universo, eles são humanoides nativos do Planeta Neimoidia, além de terem estabelecido raízes em mundo ricos como Cato Neimoidia. tendo rostos sem nariz, pele verde e cinza manchada, além de grandes olhos vermelhos com tons laranjas.

Durante a guerra dos clones eles administravam a Federação de Comércio, um vasto consórcio de interesses comerciais, como tal, eles acabaram ingressando não apenas na República assim como nos Separatistas, sendo neutros dentro da questão de comércio, mas tiveram uma grande parcela por ajudar a iniciar as guerras clônicas.

Por toda a galáxia, eles eram conhecidos por suas habilidades comerciais e sua extrema ganância, não tendo escrúpulos em escravizar outros seres para satisfazer suas peculiaridades. Sua ganância era tanta, que eles fizeram acordos entre os dois lados dentro da guerra, mostrando que para eles não importasse se eram bons ou maus, o importante era lucrar com isso.

Um Neimoidiano chamado Nute Gunray, aliou-se a uma figura misteriosa conhecida como Darth Sidious, que acabou se instalando como um forte apoiador e patrocinador de todo o exército de androides. Ele era um dos poucos de sua raça realmente Separatista, colocando em xeque por muitas vezes a Confederação que trabalhava dentro da República também. Acabou sendo morto no fim da guerra por Anakin, agora Darth Vader.

Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram e Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações