Há o pensamento popular, embora não verdadeiro, de que o cinema brasileiro se sustenta em duas muletas: a comédia escrachada e os filmes sobre miséria. No entanto, o Brasil já demonstrou ter potencial para explorar outros gêneros, assim como vimos no esplendido Uma Família Feliz, um drama inquietante que flerta com o terror e assusta por sua seriedade.
Para começar a conversa, é importante destacar a experiência que o longa proporciona. Uma Família Feliz não deixa o espectador confortável em momento algum. Com sua fotografia e montagem criativas, cada cena está ali para ditar o tom da produção. Algumas vezes, vemos menos do que gostaríamos para poder assimilar uma informação, e essa proposta funciona muito bem, porque sua história é instigante e sagaz.
E através de suas qualidades técnicas, nós, enquanto público, ficamos curiosos para saber o que vai acontecer a seguir, e novamente ficamos extasiados com a quantidade de viradas que a trama oferece, sempre desviando o nosso foco.
Para além de seu ótimo roteiro, vale o destaque para Grazi Massafera e as duas atrizes mirins, Luiza Antunes e Juliana Bim. Ambas as atuações foram não somente brilhantes, como cruciais para tudo funcionar. Enquanto Grazi serviu aflição e descontentamento, Luiza e Juliana entregaram momentos que parecem ter saído diretamente de O Iluminado.
No entanto, como o foco de Uma Família Feliz era proporcionar uma experiência de aflição através do suspense de sua história, a conclusão da trama ficou bastante aquém do restante da produção. Embora tenha sido interessante teorizar tudo o que estava acontecendo ao longo de seu desenvolvimento, o final pareceu perdido, como quem tira uma última carta da manga.
Esperava-se um desdobramento que fosse a cereja do bolo, mas seu encerramento não foi satisfatório, uma vez que seu mistério ficou em aberto.
De todo modo, o saldo de Uma Família Feliz é extremamente positivo, já que proporciona uma ótima experiência imersiva.
Uma Família Feliz é protagonizado por Grazi Massafera, Reynaldo Gianecchini, Luiza Antunes e Juliana Bim. A direção fica à cargo de José Eduardo Belmonte (Carcereiros – O Filme), auxiliado por Raphael Montes (Bom Dia, Verônica). O longa foi produzido pela Barry Company, em parceria coma a Globo Filmes e Telecine.
E para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram, TikTok e Twitter!