Crítica | Os Fabelmans é declaração de amor de Steven Spielberg para o cinema

Os Fabelmans poster

Os Fabelmans, mais recente filme do diretor Steven Spielberg, é também a sua semi-biografia, pois narra acontecimentos de sua vida, como ele se apaixonou pela 7ª arte e sobre tudo o que passou até se tornar um dos maiores cineastas de todos os tempos. É possível notar a dedicação de Spielberg ao projeto em cada nuance, pois tudo acaba sendo muito intimo. É para ele como tudo começou e como ele foi tocando sua paixão ao mesmo tempo em que sua família começa a ruir.

Assista ao trailer de Os Fabelmans:

Essa é uma obra sobre amor, mas não amor romântico. Amor de paixão. Amor de cuidado. Amor de importância. Embora o amor seja um sentimento difícil de ser descrito e impossível de ser explicado, aqui vemos diferentes exemplos do que é amar. Amor é deixar ir, porque ficará melhor sem você. Amor é não conseguir abrir mão quando todos falam para largar. Amor não é sobre pessoas, mas como você se sente em relação ao que ama. Vemos todas esses exemplos das mais variadas formas ao longo da trama.

Steven Spielberg é um gênio e já provou isso há tempos, mas aqui, por ser a principal figura não só por trás das câmeras, como dentro da narrativa, ele consegue expor toda a sua virtuosidade e competência. A fotografia é deslumbrante, daquelas que uma transição nos enche os olhos. A forma como as luzes são usadas é hipnotizante, como se estivéssemos sendo regidos por um maestro. Há cenas extremamente claras, onde o preto é a cor predominante, e tudo casa harmonicamente. É incrível.

Os Fabelmans tem momentos extremamente contemplativos, daqueles onde todo o cinema vai respirar compassadamente para não perder um só detalhe. Intercalados a esses momentos, há diálogos e nuances bastante divertidos, onde todos damos gargalhadas em uma só voz. O filme, novamente, nos comanda, pois sabe que naquele ponto todos no cinema estarão vidrados — talvez boquiabertos —, esperando o próximo acontecimento.

Em 2023, com mais de 50 anos de carreira, Spielberg se mostra único mais uma vez. Um dos maiores cineastas de todos os tempos, em os Fabelmans, revelou ao mundo que cinema se tornou mais do que uma forma de expressão, mais do que só trabalho, é o motivo de ele estar vivo. Sua semi-biografia encanta, faz rir, chorar e, acima de tudo, sonhar!

Os Fabelmans estreia hoje (12) no Brasil. O longa é escrito e dirigido por Steven Spielberg. Seu elenco conta com nomes de peso, como Michelle Williams, Paul Dano, Seth Rogen e, até mesmo, David Lynch.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações