A tão esperada 3ª temporada de The Mandalorian estreou no Disney+ no dia 01 de março, e com ela veio uma nova etapa da jornada do Mando (Din Djarin) e do nosso pequeno Baby Yoda (Grogu), onde eles vão atrás do antigo mundo devastado pelas guerras passadas, e lá, eles descobrirão mais sobre a origem dos mandalorianos, sua cultura e o principal, os clãs. Assista ao trailer da série clicando aqui.
Hoje, vamos falar mais sobre os clãs Mandalorianos que ditavam as regras em Mandalore, e por muitos anos eram considerados um grande sistema político. Para entender: na cultura dos mandalorianos, famílias eram referidas como clãs, onde cada uma trabalhava sob uma casa particular ou facção política.
Clã Kryze
Sendo considerado um dos principais clãs Mandalorianos, os Kryze eram os líderes da sociedade mandaloriana durante a Guerra dos Clones, tendo como sua grande comandante a duquesa Satine Kryze, que presava a paz e não violência, além de ser a porta-voz dos planetas neutros durante as guerras. Após a morte de Satine, o caos reinou no planeta, colocando os clãs em um embate pelo poder, mas sua irmã Bo-Katan Kryze, se ergueu para tentar novamente uni-los e libertar Mandalore das garras do Império, porém, se mostrou incapaz e acabou perdendo forças.
Em The Mandalorian, ela surge na 2ª temporada para ajudar Din Djarin, em troca dele ajudá-la a reconquistar Mandalore. Entretanto, havia um problema, apenas aquele que tinha a posse do Sabre Negro poderia ter o poder para reunir os clãs novamente e montar um exército forte o suficiente para reconquistar o seu planeta natal, e o sabre em questão está nas mãos do nosso protagonista, Mando. O Sabren no entanto, não pode ser transferido. É necessário que o portador tenha conquistado em batalha, derrotando o seu adversário, que também não pode desistir ou “entregar a luta”.
Clã Vizsla
Além dos Kryze, os Vizsla também eram um dos principais clãs que ajudavam na parte de liderança e política externa, mas um de seus maiores feitos foi realizado por um antepassado, chamado Tarre Vizsla, o único Mandaloriano conhecido que se tornou um Jedi, e mais, acabou criando um sabre de luz diferente dos que conhecemos. Chamado de Sabre Negro, ele tinha uma empunhadura metálica e prata, com uma luz negra e com o peso acima do normal, fazendo com que apenas os mais fortes tenham a força para erguê-lo, assim como deve ser um grande líder. Sabe-se que quem empunhá-lo terá o direito de liderar Mandalorian e todos os clãs.
Em The Mandalorian, temos o Paz Vizsla, que ajuda Din Djarin durante alguns eventos de sua aventura. Na série O Livro de Boba Fett, ambos lutam pela posse do Sabre Negro e o direito de ser o líder de seu povo, embora Din já tenha se mostrado contra essa ideia de liderança.
Clã Wren
Os Wren tiveram uma participação culminante para a libertação de Mandalore das mãos do Império. Isso foi visto na série animada Star Wars: Rebels e é muito provável que alguns de seus membros apareceram nessa nova temporada de The Mandalorian.
Esse clã é conhecido por sua postura política, guerreira, mas apesar disso, pacífica. Um dos membros mais conhecidos é Sabine Wren (Rebels), que ajudou a lutar contra o império e reconstruiu o vínculo de anos de conflitos entre algumas casas. Isso só foi possível porque Sabine estava em posse do Sabre Negro, depois do combate contra Gar Saxon.
Na série de Ahsoka, teremos a presença dessa personagem, que será interpretada pela atriz Natasha Liu Bordizzo.
Clã Saxon
Esse clã em especial era referido como os filhos que cultuavam as antigas tradições de Madalore, onde apenas aqueles que eram fortes poderiam governar, e umas das doutrinas era governar a força.
Um de seus membros era Gar Saxon, o líder do Olho Negro, um grupo terrorista que detestava a duquesa Satine e seu governo, e por muitas vezes tentou dar um golpe de estado. Vale ressaltar que nem todos do Olho Negro eram membros do clã Saxon, na verdade era uma mistura de clãs Mandalorianos que estavam desgostosos com o rumo que Mandalorian tomava, o caminho da paz. Durante as Guerras Clônicas, mais para o final da guerra, ele se uniu a Darth Maul para derrubar o governo de Satine Kryze, matando-a e destruindo tudo o que foi conquistado ao longo dos anos pela duquesa, mas acabou sendo traído pelo Lorde Sith e perdeu seu status dentro do Olho Negro. Gar Saxon tinha em seu domínio por um tempo o Sabre Negro, mas acabou perdendo para Sabine Wren.
Em The Mandalorian, esse clã especifico tem um status nada agradável, na real um tanto depreciativo, já que muitos clãs são respeitados por suas proezas, porém, eles são considerados a ovelha negra de Mandalorian.
Clã Fett
Os Fett não são tão poderosos em Mandalore, considerado um clã qualquer dentro de seu povo e, por muitos, nem isso. Entretanto, dois de seus membros se destacaram durante as Guerras Clônicas e toda a dinâmica de Star Wars. Jango Fett foi o doador do DNA que criou todos os clones, ou seja, apesar de serem apenas clones, todos são da origem dos Fetts (imagine isso, foi o clã mais poderoso de Mandalore sem eles saberem… isso é de se pensar). Além disso, o filho de Jango, que também é um clone, acabou sendo o seu sucessor, se tornando o tão famoso, e perigoso, mercenário Boba Fett.
Boba acabou se tornando muito conhecido na galáxia. Não havia ninguém que não o conhecia, mas depois de sua morte, ou pelo menos todos achavam isso, ele acabou se tornando apenas uma lenda. Após a sua volta do mundo dos mortos, ele começa a criar sua própria essência e, principalmente, seu rumo no futuro, considerando que sua missão não é mais ser um caçador de recompensa, mas sim um líder que levara paz e riquezas para seu povo.
Na série O Livro de Boba Fett vemos essa jornada, onde ele vai até o palácio de Jabba e o conquista para si, tornando-se o líder de Tatooine, e ali, ele acaba conhecendo Din Djarin, que o ajuda a manter a ordem dentro de seus domínios. Também é provável que Fett ajude Mando a reconquistar Mandalore.
Clã Awaud, Eldar e Rock
Clãs Awaud, Eldar e Rock não são muito conhecidos dentro do universo de Star Wars, apenas sabe-se que eles existem, assim como outros, mas eles são mencionados em Rebels, onde seus membros juraram lealdade a Bo-Katan quando ela estava de posse do Sabre Negro. É bem provável, e assim esperamos, que eles apareçam nessa 3ª temporada, isso se eles sobreviveram ao Grande Expurgo (momento em que o Império bombardeou o planeta, destruindo tudo e todos que estavam em terra firme).
Clã Mudhorn
E para finalizar, temos os Mudhorn, clã esse composto pelo nosso protagonista Din Djarin e Grogu, sim, o nosso pequenino agora é membro também, afinal, ele foi adotado por Mando. Entretanto, há uma dúvida, por que não se chama Clã Djarin? Bem, a resposta é simples. Como o culto em que ele vive não permite ser reconhecido por um nome e nem retirar seu capacete, ele acabou criando um novo nome, e o escolhido foi foi esse, nome da primeira criatura que ele matou ao lado do Baby Yoda.
Até um tempo atrás, esse clã em especial não era nada além de um homem só, e não fazia força dentro da política dos Mandalorianos. Entretanto, tudo isso mudou já que ele tem a posse do Sabre Negro, o deixando como postulante a líder de Mandalore.
Mas tem um problema aí. Din não quer ser o líder, ele apenas quer ser um membro da guilda novamente, um caçador de recompensa livre para fazer seu trabalho ao lado de Grogu. Entretanto, para isso ele precisa voltar para Mandalore, se banhar nas “Águas Vivas” e ser perdoado por suas transgressões, como tirar o capacete e mostrar seu rosto a outra pessoa, um ato proibido por seu culto.
A série muito provavelmente vai mostrar outros clãs de Mandalorianos e outros personagens e muitas coisas sobre a cultura Mandaloriana, algo que já existe em livros, HQs e animações, mas pouco se sabe nessa etapa da história da galáxia, dando uma boa chance para revermos um dos povos mais guerreiros desse universo.
Continue lendo: Ordem Cronológica de Star Wars.