A 7ª edição do Anime Awards, premiação produzida pela Crunchyroll, chegou e não tivemos nenhuma grande surpresa, tirando talvez o anime do ano. Entretanto, o evento em si foi gigante, mostrando a força desse segmento na cultura pop, voltada para os animes. Todos os indicados foram obras lançadas até setembro de 2022, por isso que alguns animes como Chainsaw Man, Bleach e outros não podiam estar participando nesta temporada.
O grande vencedor foi Spy x Family, com 6 prêmios recebidos, seguido por Attack on Titan e Demon Slayer, com 5 cada um. Mas o grande campeão mesmo foi Cyberpunk: Edgerunners, que levou como Melhor Animação, algo que pegou muita gente de surpresa, até mesmo o representante que recebeu o prêmio.
Veja os vencedores do Anime Awards 2023:
Personagem mais precioso: Anya Forger – Spy x Family;
Melhor Personagem Secundário: Anya Forger – Spy x Family;
Melhor Protagonista: Eren Jeager – Attack on Titan, Final Season Part 2, Mappa;
Melhor Abertura: “The Rumbling” – Attack on Titan, Final Season Part 2, Mappa;
Melhor Encerramento: “Comedy” – Spy x Family, Wit Studio and CloverWorks;
Melhor Performance de voz (japonesa): Yuki Kaji – Eren Jaeger – Attack on Titan, Final Season Part 2, Mappa;
Melhor Performance de voz (brasileira): Nina Carvalho – Spy x Family (Anya Forger);
Melhor Anime de Drama: Attack on Titan, Final Season Part 2, Mappa;
Melhor Anime de Ação: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Entertainment District Art;
Melhor Série Estreante: Spy x Family;
Melhor Anime Original: Lycoris Recoil;
Melhor Designer de Personagem: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Entertainment District Art;
Melhor Continuação: One Piece;
Melhor Romance: Kaguya-sama: Love is War Ultra Romantic;
Melhor Fantasia: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Entertainment District Art;
Melhor Comédia: Spy x Family
Melhor Trilha Sonora: Attack on Titan, Final Season Part 2, Mappa;
Melhor Música de Anime: “The Rumbling” – Attack on Titan, Final Season Part 2, Mappa;
Melhor Direção: Haruo Sotozaki – Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Entertainment District Art;
Melhor Animação: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Entertainment District Art;
Melhor Filme: Jujutsu Kaisen 0;
Anime do Ano: Cyberpunk: Edgerunners;
Foi justo?
Essa é uma pergunta que divide opiniões, já que muitos outros animes que participaram acabaram não ganhando nada, mas são tão bons quanto os vencedores, e só não ganharam pelo hype que alguns desses animes tem. Attack on Titan e Demon Slayer são dois animes de formato blockbuster e possuem um maior fandom. Animes menores, como Lycoris Recoil, que levou como Melhor Anime Original, ou Ranking of Kings, que não levou nada, acabam sendo vencidos por esses grandes animes que estão em maior evidência, não tendo nenhuma chance.
Vemos isso diferente no Oscar, ao se tratar de filmes, onde blockbusters acabam sendo deixados de fora dos grandes prêmios, dando uma chance maior para filmes que não tem tanta evidência dentro do cenário cinematográfico. O principal fator decisivo deveria sim ser o merecimento de cada um, mas nessa situação, talvez essa seja uma opção para os animes também, criando uma categoria para os blockbusters ou para os menores.
A surpresa foi Cyberpunk: Edgerunners, que acabou levando o prêmio mais cobiçado da noite, Anime do Ano. Ao meu ver, tem animes melhores, mas é justo pelo trabalho que foi feito, sendo um anime curto e direto, não enrolando e nem se arrastando como muitas produções.
O que esperar para o próximo Anime Awards?
Esse ano teremos diversos animes, e muitos deles são os de grandes nomes, como por exemplo, Chainsaw Man, que foi lançado em Outubro, Bleach: Blood War, que também lançou no final do ano passado, mas que já tem sua continuação para esse ano. Também teremos a continuação de Attack on Titan – Season finale parte 3 (esse não acaba mais), a volta de Jujutsu Kaisen e Demon Slayer, ou seja, vamos ter uma batalha de titãs — literalmente — no próximo Anime Awards.