O mangaká japônes Junji Ito, marcou presença na CCXP23. Sendo assim, em entrevista coletiva realizada durante o evento, o mestre do terror falou um pouco sobre sua vida, obra, o que prestar atenção nos mangás de terror e video games. Continue lendo!
A obra de Junji Ito
Nascido no Japão em 1963, Junji Ito começou a desenhar como hobby, se tornando profissional apenas após completar 30 anos de idade. Desde então, o autor é o responsável por títulos como Uzumaki e Tomie, que ganharam adaptações para o cinema.
Sendo assim, a obra de Ito bebe das fontes de outros gênios do horror, como Kazuo Umezu, Hideshi Ino e os clássicos de H.P Lovecraft.
Perguntado se considera a si próprio uma referência no mundo dos mangás, Junji Ito foi humilde:
“O professor Umezu (Kazuo) foi uma grande inspiração para mim. Me lembro de ler e de suas obras me impactarem significativamente. Vendo esse impacto que o Professor Umezu tem, eu sinto que não cheguei nem aos pés dele. Mas vendo postagens na internet, de pessoas fazendo cosplay dos meus personagens, sinto que consegui alcançar algumas pessoas”, afirmou.
Ao ser perguntado sobre quais mangakás de terror chamam sua atenção, Junji Ito respondeu:
“Confesso que não tenho lido muito mangá ultimamente, mas um autor de mangás de terror que eu recomendaria é o Noroi Michiru, gosto muito do trabalho dele e vale a pena acompanhar”.
Fora dos mangás
Junji Ito também comentou um pouco sobre Hídeo Koshima, seu amigo de longa data e sobre suas desventuras no universo dos games de terror, onde trabalhou em parceria com Koshima e Guillermo Del Toro no jogo Silent Hill:
“Um dia o Sr Koshima me convidou para um almoço e na ocasião, me contou que o diretor Del Toro queria fazer um jogo de terror e me convidou para colaborar. Eu realmente acho que não levo jeito para o universo dos games, mas resolvi me desafiar. Acabamos nos encontrando os três no escritório da Konami, onde o Sr Koshima trabalha, e infelizmente o projeto não caminhou, mas se houvesse o convite eu toparia participar.”
Além disso, Junji Ito opinou um pouco sobre a próxima obra que será lançado pelo seu amigo Hídeo Koshima, Death Stranding 2, sequência homônima do game lançado em 2019.
“O Sr Koshima realmente é uma lenda no universo dos games, ele é muito habilidoso. Sempre que sai um jogo novo ele me manda, mesmo que nós não nos encontremos muito pessoalmente. Eu não souo muito bom em jogos, mas ouvi dizer que o Metal Gear Solid é um ótimo jogo, adorado no mundo todo, e me sinto honrado em ser amigo dele.”
Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram e Twitter!
_ _ _
Esse texto foi escrito por Matheus Henrique e editado por Maximiano Sousa.