Durante o mês de Novembro há muitas iniciativas em prol da visibilidade do negro e das lutas raciais, no intuito de gerar debate sobre os desafios e obstáculos em nossa sociedade para enfrentar o preconceito, injustiças e criar mais oportunidades as pessoas que sofrem com isso.
Na cultura pop, diversas iniciativas podem ser encontradas em forma de exemplos de aceitação, união e respeito ao próximo. Se você não faz parte desse círculo, você pode abrir sua mente e aprender mais sobre as lutas raciais, e você pode fazê-lo com alguns filmes e séries, como as indicações a seguir:
Cara Gente Branca – Filme de 2014 que mostra de forma ácida e cômica os desafios e percalços enfrentados por estudantes negros na universidade. Esse filme posteriormente se tornou uma aclamada série, lançada em 2017 e que conta com 4 temporadas, produzidas e transmitidas pelo Netflix.
Colin em branco e preto – minissérie de 2021, que narra a vida do atleta e ativista Colin Kaepernick, famoso por protestar antes de jogos e durante o hino Americano, ajoelhado, ele narra de forma leve e impactante principais momentos de sua infância e adolescência. Também no Netflix.
Olhos que condenam – minissérie de 2019, baseado em fatos reais, sobre como a justiça ainda tem dificuldades em ser imparcial no julgamento de crimes e acabam prendendo pessoas inocentes, devido a sua cor. A historia acompanha a trajetória de 5 adolescentes condenados injustamente por um crime brutal nos EUA.
Lovecraft County – série da HBO max, baseada em livro homônimo, mistura fantasia e questões raciais, no formato terror, onde as vezes as pessoas são mais aterrorizantes que os monstros. A série conta com uma única temporada de 10 episódios, lançados em 2020.
The Green Book – filme ganhador do Oscar de melhor filme em 2018, narra um período de divisão racial nos Estados Unidos de 1962. Ótimo enredo e atuações impecáveis do Mahershala Ali e Viggo Mortensen.
Há dezenas de milhares de referências, projetos, filmes e séries que refletem a luta racial e informa àqueles que os assistem. Basta olhar com um pouco mais de atenção e dar uma oportunidade a essas produções.
curiosidade: Green Book era o nome do livro que negros usavam como guia de locais seguros a frequentar durante a divisão racial nos Estados Unidos da época.