Com a estreia da 3ª temporada nesta quinta-feira (29) a série The Witcher, da Netflix, estrelada por Henry Cavill e companhia, muitos vêm se perguntando, “o que é um Witcher?”. Bem, apesar da série explicar de forma branda, hoje falaremos como isso começou e o processo para se tornar em um Bruxo. Vale ressaltar que essa é a última temporada de Henry Cavill como Geralt, e muito provavelmente teremos um bom tempo de espera para suas próximas temporadas.
Veja o trailer da próxima temporada de The Witcher:
A origem de um Witcher (Bruxo)
Primeiro, é necessário entender que ninguém nasce Bruxo (Witcher), eles são criados por mutações genéticas forçadas. Humanos são treinados desde crianças, geralmente jovens que foram abandonados ou encontrados perambulando pelo mundo sem um lar, e quando digo jovem, basicamente antes dos 10 anos.
Nesses treinamentos os garotos são colocados para realizar tarefas bem rígidas e, até mesmo, bastante cruéis, como passar dias no meio do inverno sem muita roupa, caçar para sobreviver, enfrentar um circuito de desafios mortais (tais como visto na segunda temporada, onde Ciri tenta provar para os outros Bruxos de que ela não é uma frágil menininha), estudar sobre monstros, saber manusear espadas e, por fim, passar pelo ritual de mutação, que na realidade pode ser a qualquer momento, basta ter os ingredientes prontos e estar vivo para isso.
Esses rituais são cruéis e desumanos. A criação de um Bruxo passa a ser uma forma de tortura, passada de gerações a gerações, onde somente os mais fortes sobrevivem. Ervas e poções mágicas, sãos os principais ingredientes utilizados, mas sangue puro também pode ser introduzido, como exemplo, sangue ancestral como o da Ciri, isso é, se funcionar, claro.
Quando injetado, a dor é algo surreal e os garotos devem suportá-la por horas ou dias, dependendo de cada um. No inicio do processo eles são amarrados a uma cama e depois jogados em seu quarto para sofrerem sozinhos, como disse, um processo cruel, que beira a tortura insana, mas necessário.
“Após eles se transformarem em Witcher, basicamente o seus testes acabaram certo?”, não, agora é que começa o verdadeiro terror. Outro ritual e iniciação é colocado a frente desses jovens: eles são lançados em terrenos perigosos para enfrentar os monstros daquela região, e os que sobreviverem a isso, se tornam Bruxos. Mas não pense que são monstros assim tão simples, carniçais, bruxas sepulcrais, afogadores e até mesmo demônios podem contribuir para o treinamento deles, ou seja, um batismo de fogo.
Com isso eles ganhavam mais poderes, de certa forma, como reflexos aprimorados, força, velocidade e astúcia, mas mesmo tendo essas melhorias alguns efeitos colaterais surgem, a pele e cabelos de alguns sofrem mudanças, alguns se tornam mais frios, sem sentimentos, máquinas criadas para um único objetivo, matar monstros.
Por séculos essa criação de bruxos era frequente, mas com um ataque a Kaer Morhen, o último refúgio e fortaleza dos bruxos, todos as suas ervas e materiais para criação de novos guerreiros foram destruídas, apenas poucos bruxos e crianças que já tinham passado pelo processo sobreviveram ao ataque.
No livro “O Sangue dos Elfos“, há um trecho que conta como é o processo:
No terceiro dia, todas as crianças haviam morrido, salvo um, um menino com mais ou menos dez anos. Até agora, agitado por uma loucura repentina, ele sentiu de repente um profundo topor. Seu olhar ganharam uma aparência vidrada, suas mãos apertaram sua roupa, e parecem querer jogá-las ao ar, como em um desejo de pegar uma pena que caia lentamente. Sua respiração ficava mais alta e enrouquecia; um suor frio, pegajoso e fétido surgiram em sua pele. Então, mais uma vez, lhe foi dado um elixir através das veias e uma apreensão tomou o ar. Dessa vez, o sangramento nasal se seguiu, a tosse se tornou vômito, após o qual o menino pareceu enfraquecer completamente e se tornar inerte.
Por mais dois dias, os sintomas não evoluíram. A pele da criança, até agora, coberto de suor, ficou seco e quente, o pulso deixou de ser contínuo e firme – apesar da força comum restante, mais devagar do que rápido. Ele não mais acordou, nem gritou. Finalmente, o sétimo dia chegou. O menino acordou, e abriu os olhos, e seus olhos eram como de uma víbora…
Escolas de Bruxo em The Witcher
A escola mais famosa dentre todas que existe é a do Lobo em Kaer Morhen, mas existe outras, escola da Víbora, do Grifo, do Gato e Urso.
- Escola do Lobo em Kaer Morhen, localizada nos picos azuis. Bruxos dessa escola tiveram treinamento duro e estruturado, focando em abordagem bem equilibrada da profissão;
- Escola do Grifo em Kaer Y Seren, localizada na costa das Montanhas do Dragão. Seu treinamento focou pesadamente na luta contra qualquer número de oponentes e de como aumentar ao máximo seu poder mágico limitado;
- Escola do Gato na caverna de Dyn Marw. Um grupo de bruxos nômades que vendem suas perícias para qualquer pessoa com dinheiro para fazer qualquer trabalho. As suas mutações e o seu treinamento alteram as suas emoções e você luta contra impulsos violentos e cruéis;
- Escola da Víbora em Gorthwr Gwaed, nos abismos profundos das Montanhas Tir Tochair. Diferente de outros bruxos, seus treinamentos eram focados em duas lâminas menores e em uma abordagem de assassino para matar monstros, e outros que entrassem em seu caminho;
- Escola do Urso nos picos nevados das Montanhas Amell em Haern Cadwch. Seus corpos foram condicionados a sofrerem qualquer tipo de castigo e a se mover rapidamente e eficiente com armaduras pesadas de aço.
Por que surgiram os Bruxos?
Tudo começou quando a conjunção das esferas aconteceu. Em um mundo pacífico, agora o terror existia, com a colisão entre os mundos, monstros começaram a surgir, porém, nenhuma raça entre humanos, que agora viviam ali, anões, elfos, gnomos e outros se viram reféns dessas criaturas vindas de outro mundo. Humanos vendo que a situação se agravava, decidiram usar a magia para criar os tais Bruxos. Basicamente eles foram criados para combater esses monstros, porém, mesmo sendo criados para um fim benéfico, e para ajudar os humanos, eles eram desprezados, tendo como criações profanas, aberrações da natureza por todos por terem sidos corrompidos por magias.
Com o passar do tempo, os Bruxos acabaram vendo que lutar para livrar o mundo dos monstros não era algo simples e barato, afinal eles precisavam se equipar, se locomover, se alimentar e criar seus elixires para o combate. Então foi decidido que uma pequena quantia em dinheiro seria cobrada para eliminar as criaturas, maldições e qualquer infortúnio que alguém não queria, nesse momento além de serem desprezados por serem mutantes, agora eram chamados de mercenários.
Equipamento
Os bruxos usam uma armadura, ela pode ser acolchoada, uma cota de malha, brunea ou até mesmo couraças. Também usavam duas espadas: uma de aço, que era usada para lutar contra outros humanos ou ameaças mundanas, e uma espada de prata, que era usada apenas para lutar contra monstros e outras criaturas mágicas.
Elixires também faziam parte de seus equipamentos. Cada elixir era para um uso próprio, a função basicamente era de proteção ou aumento das habilidades contra tal adversário, mas essas poções eram apenas usadas contra monstros, já que elas ajudavam contra toxidades adversas.
A criação desses elixires era muito complexa e demandava muito tempo, por isso muitos Bruxos deixavam para fazer isso no inverno, quando estavam em Kaer Morhen. Durante as outras estações eles buscavam pelos ingredientes e no inverno as produzia, um exemplo de poção:
Andorinha (Swallow)
Efeito: Acelera a regeneração de vitalidade por algum tempo.
Ingredientes:
- 1x Destilado Anão
- 5x Quelidônia (Planta)
- 1x Cérebro de Afogado (Monstro)
Após o uso deles, a aparência de um Bruxo também muda, deixando eles mais sinistros, com olhos negros e pele mais pálida, seus reflexos e poderes aumentam, e as veias do rosto ficam evidentes, uma mutação mais marcante aos olhos de pessoas comuns.
Magia
Os Bruxos também acabam aprendendo certas magias, como lançar fogo, criar uma proteção, uma rajada de vento e uma magia que imobiliza. Essa técnica é chamada de sinais, são magias simples para rápida utilização na hora de um combate.
- Aard – Onda telecinética que empurra, atordoa e até derruba, dependendo a intensidade e do tamanho do alvo;
- Igni – Incendeia objeto e adversários;
- Yrden – Armadilha que imobiliza o adversário;
- Quen – Protege contra danos físicos;
- Axi – Causa confusão mental e em certos casos, até controle da mente;
- Heliotrop – Protege contra feitiços;
- Somne – Usado para colocar o alvo para dormir.
Agora vocês sabem um pouco mais de como os bruxos foram criados e o por quê foram criados. Esse mundo é muito rico em histórias e personagens, mas também muito cruel. Andrzej Sapkowski quis trazer em seus livros um mundo fantástico não tão fantástico, um mundo onde a crueldade dos humanos possa ser mostrada de forma mais clara e desprezível, passando por assuntos como preconceitos até a corrupção, tanto ideológica como monetária.