10 Animes dos anos 90 que todo Otaku precisa assistir

animes dos anos 80

Os anos 90 foram uma época extraordinária para o mundo dos animes, com qualidade nas animações superior a tudo que já tinha sido visto até então. Essa década trouxe alguns dos maiores clássicos da história dos animes marcando toda uma geração.

Quem cresceu assistindo a animes dos anos 90 sabe do que estamos falando, e sabem também a nostalgia que isso traz, mas a nossa função como mais velhos é apresentar para a nova geração esses grandes clássicos de uma Era que marcou história na TV aberta.

“A que saudade da extinta TV Manchete…!”

Confira agora 10 animes que marcaram época e você não pode deixar de assistir:

1º – Os Cavaleiros do Zodíaco

Os Cavaleiros do Zodíaco Animes dos anos 90

Esse é um dos maiores clássicos da década de 90, e podemos dizer que é o propulsor de animes aqui para nós. Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994, na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país.

Criado por Masami Kurumada em 1985, conta a história de jovens que treinam para conquistar as sagradas armaduras para se tornarem Cavaleiros de Atena. Ao lado dela, lutam para trazer a paz na Terra, enfrentando inimigos mortais e deuses antigos da Grécia.

A série do anime possui quatro sagas:

  • Santuário – Episódios 1-73;
  • Asgard – Episódios 74-99;
  • Poseidon – Episódio 100-114;
  • Hades – Episódio 115-145.

Com o passar dos anos, outras adaptações surgiram: Saint Seiya: The Lost Canvas (2009); Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012); Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro(2015); Saintia Shô (2018); Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco (2019-Netflix) e que agora tem sua continuidade sendo exibida pela Crunchyroll. E mais seis filmes, sendo eles: Os Cavaleiros do Zodíaco: O Santo Guerreiro (1987;  Os Cavaleiros do Zodíaco: A Grande Batalha dos Deuses (1988); Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda dos Defensores de Atena (1988); Os Cavaleiros do Zodíaco: Os Guerreiros do Armagedon (1989); Os Cavaleiros do Zodíaco: Prólogo do Céu (2004) e Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário (2014). (Não contamos as produções em mangá, apenas as animações).

Ainda esse ano de 2023 teremos o live-action, e já temos até o trailer que, sinceramente, não animou em nada, causando um desconforto e um “hate” muito grande contra a produção.

Veja o trailer:

2º – Sailor Moon

sailor moon Animes dos anos 90

Sailor Moon, originalmente era um anime mais focado no público feminino, mas que acabou encantando os marmanjos da época. Essa obra foi única e acabou marcando história, assim como outros animes, quando falamos dela, a nostalgia bate forte.

Criado por Naoko Takeuchi em 1991, conta a história de uma jovem estudante do ensino médio chamada Usagi Tsukino, fazendo amizade com Luna, um gato preto falante que lhe dá um broche mágico, permitindo que ela se transforme em Sailor Moon, um soldado destinado a salvar a Terra das forças do mal.

A série do anime possui oito arcos:

  • Sailor Moon – Episódios 1-46;
  • Sailor Moon R – Episódios 47-89;
  • Sailor Moon S – Episódios 90-127;
  • Sailor Moon Super S – Episódios 128-166;
  • Sailor Moon Sailor Stars – Episódio 167-200;
  • Sailor Moon Dark Kingdom – Episódios 201-2014;
  • Sailor Moon Lua Negra – Episódios 2015-226;
  • Sailor Moon Death Busters – Episódios 227-239.

A série conta também com cinco filmes: Sailor Moon R: O Filme (1993); Sailor Moon S: O Filme (1994); Sailor Moon SuperS (1995); Sailor Moon Eternal Parte 1 e Parte 2 (2021).

3º – Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho Animes dos anos 90

Uma das melhores obras do grande mestre Togashi. Esse anime é maravilhoso, seja as lutas, as cenas engraçadas ou os personagens icônicos, com toda certeza essa obra marcou toda uma geração. Um fator que contribuiu bastante para tal, foi a sua dublagem icônica, que adaptou o linguajar brasileiro para dentro da obra, se tornando referência até os dias de hoje.

Yoshihiro Togashi trouxe ao mundo em 1992 uma obra que é aclamada até os dias atuais. Ele conta a história de Yusuke Urameshi, um delinquente que, num ato incaracterístico de altruísmo, é atropelado por um carro e morto em uma tentativa de salvar um garotinho, empurrando-o para fora do caminho. Agora sua vida está de cabeça para baixo, e com isso ele acabou se tornando um detetive espiritual, onde terá que se coçar lutando contra criaturas de outro mundo e conquistar o direito de voltar a vida.

A série do anime possui quatro sagas:

  • Detetive Espiritual – Episódio 1-25;
  • Torneio das Trevas – Episódio 26-66;
  • Capítulo Negro – Episódio 67-94;
  • Três Reis – Episódio 95-112.

Também tem dois filmes: Yu Yu Hakusho: O Filme (1993) e Yu Yu Hakusho: Meikai Shito Hen – Hono no Kizuna (1994). A franquia ficou fora das telinhas por muitos anos, recentemente tivemos dois mini-episódios de 15 minutos intitulados Dois Tiros e Ou Vai ou Racha, de 2018. Sabe-se também que a Netflix está para trazer um live-action da franquia, agora basta esperar e conferir. (Que medo disso!)

4º – Rurouni Kenshin ou Samurai X

Samurai X

Esse anime é um dos poucos que tem um roteiro muito bom e que traz muitas reflexões, não que os outros dessa lista não faça isso, mas se você parar e analisar todos da lista esse com toda certeza vai te fazer pensar muito sobre tudo. Além de uma ótima animação, ele também traz lutas incríveis e um humor muito agradável de se assistir, com toda a certeza esse é um anime que você não pode deixar de assistir.

Criado por Nobuhiro Watsuki em 1994, conta a história de Kenshin Himura um espadachim pacifico que vive pela honra e pela vida. Deixando seu passado para trás como Battousai, a sua antiga profissão de assassino, agora ele só quer viver em paz e proteger seus amigos de inimigos que estão querendo destruir tudo e todos.

A série do anime possui três temporadas:

  • 1ª Temporada – Episódios 01-27;
  • 2ª Temporada – Episódios 28-62;
  • 3ª Temporada – Episódios 63-95.

A franquia conta com cinco filmes em live-action, que são consideradas pelos fãs obras primas, algo incomum dentro desse universo de animações que viram live-action. Samurai X: O Filme (2012); Samurai X: O Inferno de Kyoto (2014); Samurai X: O Fim de Uma Lenda (2014); Samurai X: A Origem (2021); Samurai X: O Final (2021).

5º – Trigun

Trigun

Esse sem dúvida nenhuma fez o público delirar com o frenesi e as sacadas da animação, cenas envolventes e épicas. Esse anime fez por merecer, por anos foi considerado um dos melhores animes já criados e arrebatou uma legião de fãs pelo mundo a fora. Lançado em 1998, ele contém apenas 26 episódios e um longa chamado Trigun: Badlands Rumble, de 2010.

Yasushiro Nightow criou o mangá em 1995, que contou a história de um homem conhecido como Vash the Stampede, que acabou se metendo em um problema para lá de complicado, onde acabou tendo sua cabeça valendo 60 Bilhões e o apelido “O Tufão”, isso após destruir acidentalmente uma cidade com seus poderes sobrenaturais. Agora ele tenta correr atrás de respostas, já que acabou tendo amnésia após os incidentes, e isso vai leva-lo a uma fuga insana pela estrada a frente.

6º – Neon Genesis Evangelion

Neon Genesis Evangelion

E quem não lembra dessa obra tão aclamada pelos temas psicológicos que trouxe, assuntos esses que até hoje são debatidos por todo o planeta. Isso só mostra como Evangelion é surreal, seja trabalhando temas delicados como depressão ou até mesmo as frenéticas lutas com robôs.

Dirigida por Hideaki Anno em 1995 e contendo apenas 26 episódios e seis filmes, conta a história do jovem Shinji Ikari, que acaba entrando para um grupo que produz robôs gigantes que lutam contra “Anjos”, criaturas que estão no nosso planeta para um único objetivo, extinguir a raça humana.

Filmes da franquia:

  • Evangelion: Morte e Renascimento (1997);
  • Evangelion: O Fim do Evangelion (1997);
  • Evangelion 1.0: Você (Não) Está Sozinho (2007);
  • Evangelion 2.0: Você (Não) Pode Avançar (2009);
  • Evangelion 3.0: Você (Não) Pode Refazer (2012);
  • Evangelion 3.0+1.0: Thrice Upon a Time (2021).

7º – Street Fighter II

Street Fighter II Animes dos anos 90

Um clássico dos games também tinha que ter seu anime, e convenhamos que animação é incrível. Em 1995 lançou esse grande sucesso na TV e não tinha um garoto ou garota que não assistiu, era algo inadmissível na época, se você jogava videogame e já tinha jogado Street Fighter, tinha que ter visto o desenho.

Com cenas épicas e lutas eletrizante, a trama conta como RyuKen e Chun-Li acabaram entrando nesse mundo da luta, e com o passar do tempo seus obstáculos ficavam cada vez mais difíceis, até que bateram de frente com o vilão icônico Bison, é nesse momento que separamos homens das crianças.

Esse marcou época!

8º – Shurato

Shurato

Assim como Cavaleiros do Zodíaco, a diferença era a cultura onde falava sobre a mitologia budista e hinduísta, porém, esse também tinha uma pegada de personagens que tinham um poder dentro de si e com o poder da suas armaduras celestiais enfrentavam o mal a fora. Poucos lembram desse anime, mas mesmo assim é um clássico.

Criado por Hiroshi Kawamoto em 1989, conta a história de dois bons amigos que acabaram sendo enviados ao mundo celestial, porém ambos se separaram e cada um lutava para um dos dois lados na guerra, um para o lado do bem e o outro para o lado do mal, agora ambos tem que lutar um contra o outro para poder alcançar seus objetivos.

Contém apenas 38 episódios.

9º – Samurai Warriors

Samurai Warriors

Até a arte dessa imagem é copiada de Cavaleiros do Zodíaco

Outro que embarcou na onda de Cavaleiros do Zodíaco por conta de suas armaduras. Criado em 1988 por Hajime Hyadate, fez uma curta estadia aqui no Brasil. Com apenas 39 episódios, ele acabou ficando apenas na memória de poucos, mas ainda sim tem seu canto nos corações de alguns fãs.

A trama conta que há 1000 anos atrás, Arago tentou dominar o mundo utilizando as forças da escuridão. Porém foi derrotado e expurgado com a armadura do sol Hariel e a deusa do sol Amaterasu. Agora, jovens guerreiros vestem suas armaduras para enfrentar novamente o mal que volta assolar o mundo novamente.

10º – Cowboy Bebop

Cowboy Bebop Animes dos anos 90

Esse é clássico, um pirata galáctico que tenta viver a vida sendo um mercenário e roubando carteiras nas horas vagas. Com um show de animação contendo lutas, perseguições e tiroteios épicos, é um dos animes mais bem avaliados pelos fãs, porém, contém apenas 26 episódios, deixando aquele gostinho de “quero mais”. Pensando nisso, a Netflix acabou fazendo um live-action da série animada, e claro, como na maioria das adaptações nesse estilo, acabou dando muito errado.

Hajime Yatate foi o criador dessa animação em 1998, e como foi dito fez um sucesso muito grande. Vale conferir esse clássico que está disponível na Netflix. (A animação claro, não o live-action, a não ser que vocês queiram ver, mas façam isso por sua conta em risco).

Menções honrosas:

Animes dos anos 90

Vou deixar uma menção honrosa para dois animes que também foram um sucesso absoluto nos anos 90, mais para o final dele, claro, mas que até hoje ainda continuam firmes e fortes nas nossas telinhas e telonas. Dois dos mais famosos animes do mundo, onde merecem ter um artigo próprio para falar sobre eles.

  • Dragon Ball (1986, mas fez um grande sucesso no Brasil nos anos 90, e perdura até os dias atuais);
  • Pokémon (Desde 1997 até hoje, a animação é uma das mais populares do mundo).

Continue lendo as novidades sobre Dragon Ball e Pokémon.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações