Dentro do universo DC existem diversas formações de heróis e vilões altamente poderosos. Um desses são os populares Lanternas Verdes, mas vocês sabiam que existem outros lanternas de outras cores? Caso a resposta seja não, você está no lugar certo! Hoje falaremos sobre todas as Tropas dos Lanternas que existem no Universo DC.
Espectro Emocional e suas cores
Mas antes de começar, vamos explicar uma coisa: cada tropa é representada por uma cor, que equivale a um espectro emocional, isto é, uma emoção ou sentimento. Esse espectro é representado pelas sete cores do arco-íris, sendo elas:
- Verde – Vontade;
- Amarelo – Medo;
- Vermelho – Raiva;
- Azuis – Esperança;
- Laranja – Avareza;
- Índigo – Compaixão;
- Violeta – Amor.
Além dessas sete cores, ainda existe o Preto, que é a ausência das cores, representando a Morte. E temos a união delas, formando o Branco, o equivalente a Vida. Isso tudo começou no inicio do universo, quando entidades surgiram e como uma fonte de poder imensa deu origem a esses espectros emocionais.
Essas seriam as cores base e que deram continuidade dentro da mitologia dos lanternas, atualmente já temos outras, como exemplo a Ultravioleta que representa a Vergonha e, temos a mais nova cor dentro de todo espectro, o Lanterna Dourado, que aparentemente representa a Alegria, mas ainda sabe-se pouco sobre ele. E por fim, os Lanternas Fantasmas que na realidade não faz parte do Espectro, mas ele basicamente reúne os poderes de todos os anéis, sendo que ele se adapta consoante aquilo que o seu portador estiver sentindo.
Juramento dos Lanternas Fantasmas:
“No desespero do dia,
Na noite sem esperança,
O anel do fantasma,
É a nossa última luz.
Nós ansiamos por poder, força e grande energia,
Eu pego o anel ele é meu direito!“
Outro detalhe é a forma que elas se colocam na tabela de cores do Espectro Emocional. O centro disso é o verde, que é o mais fácil de se controlar, e cada direção que segue, tanto para esquerda quanto para a direita, fica mais difícil de controlar aquele poder da cor específica. As cores branca e preta estão na extremidade desse Espectro Emocional, e isso as torna os mais difíceis de se controlar.
Tropa dos Lanternas Verdes
Após a origem do universo e das Entidades do Espectro Emocional, o Guardiões do Universo acabam criando uma arma que deveria ser movida pela força de vontade, usando a entidade Íon como base, se tornando a guardiã da Tropa dos Lanternas Verdes.
O universo foi dividido em 3.601 setores espaciais, assim, os guardiões do planeta Oa acabaram recrutando seres que tinham os pré-requisitos para adentrar a tropa, seres esses que fossem honestos e que fosse capaz de superar os próprios medos, para poder patrulhar a galáxia, algo que convenhamos, não é nada fácil.
Cada membro recebe um anel e uma Bateria, que tem o formato daquelas antigas lanternas ferroviárias. O poder contido dentro do anel deve ser recarregado periodicamente, por isso do par de item que ele recebe. Mas para isso, ele precisa falar o juramento, que é:
“No dia mais claro, na noite mais densa
Nenhum mal escapará à minha presença
Todo aquele que venera o mal há de pensar
Quando o poder do lanterna verde enfrentar.”
Após isso, o Lanterna Verde fica energizado, ele ganha alguns poderes e habilidades para poder usar contra seus adversários, ou em certas situações necessárias. Tais como:
Voo; Invisibilidade; Detector de Mentiras; Tradutor Universal de Idiomas; Suporte Interno de Vida, para qualquer ambiente; Campo de Força; Viagens Temporais; Construtos Sólidos de Pura Energia Verde.
Alguns Membros:
Hal Jordan, John Stewart, Guy Gardner, Kyle Rayner, Jessica Cruz, Simon Baz, Kilowog, Tomar-re, Abin Sur, Salaak, Laira, Ch’p, Ahtier. Vale ressaltar que existem milhares de lanternas verdes.
Tropa Sinestro
Os Lanternas Verdes foram por muito tempo a única tropa a existir na galáxia, mas para você ser um membro, precisa seguir a risca o seu juramento e as regras, caso contrário será expulso.
Dentre eles, Sinestro se destacava como um lanterna honrado, sendo considerado um dos mais poderosos, tendo em vista que por muitas vezes era ele quem liderava de fato a tropa, seu único adversário a altura na época era o Abin Sur, que acabou morrendo e deixando o anel para Hal Jordan.
Porém, ele tinha uma natureza rígida e sua gigantesca sede por poder acabou colocando todo o planeta de Korugar dentro de um regime de ditadura, o escravizando por inteiro. Quando os guardiões e a tropa descobriram, acabaram expulsando e prendendo ele, o exilando no universo antimatéria no planeta Qward.
Lá, ele acaba conhecendo um poder que estava oculto, um poder que seria o contraponto dos Lanternas Verdes, o Espectro Emocional Amarelo do Medo, que tinha como entidade o Parallax. Junto dos armeiros do planeta Qward, o ajudando a criar um anel feito do terror de um mundo inteiro que estava prestes a morrer.
Agora, com um poder único e seu, ele tinha como instaurar a ordem que tanto ele planejava, assim por várias vezes ambas as tropas se enfrentavam para ver quem seria a força a controlar a galáxia.
O medo é ponto fraco dos Lanternas Verdes, que regem o poder da vontade, já que ela causa transtornos e paralisia para aqueles que tem medo em seus corações.
Ele forjou vários anéis para poder ter sua própria tropa, muitos desses procuraram aqueles seres que causassem os maiores medos de seus setores, e claro, um dos anéis acabou indo até um cara que era o próprio medo em pessoa, o Batman, mas ele acabou recusando e mandando ele para longe com sua força de vontade.
Vale ressaltar que Sinestro não é um cara de todo o mau, apesar de ser um ditador e que vê o poder como força absoluta. No caso, ele só queria trazer a ordem no universo, porém, usando seus métodos ao invés dos Lanternas Verdes. Muitas vezes ele se abdicou de trazer uma ordem para um certo setor, para poder ajudar os verdões a trazer a paz.
Assim como os Lanternas Verdes, a Tropa Sinestro também tinha seu voto de juramento, e seria esse:
“No dia mais sombrio, na noite mais brilhante,
Sinta seus medos se tornarem uma luz cortante.
Todo aquele que o correto tentar barrar
Arderá em chamas quando o poder de Sinestro enfrentar.”
Um tanto egocêntrico, não? Sim, verdade. Mas o que fazer quando é você que cria algo que vem do medo, da agonia, da força ditatorial de um ser sem muitos escrúpulos.
Os poderes e as habilidades que a Tropa Sinestro tem são os mesmo que os dos Lanternas Verdes.
Alguns Membros:
Amon Sur, Antimonitor, Arkillo, Bedovian, Berzzo, Cão Demonio, Car Berzzo, Despótelis, Enkafos, Espantalho – Jonathan Crane, Fatalidade – Yrra Cynri, Imecsub, Karu-Sil, Hal Jordan, Lyssa Drak, Mongul II, Parallax, Ranx, A Cidade Sapiente, Romat-Ru – Romat R, Sinestro – Thaal Sinestro, Slushh, Starro, O Conquistador Estelar, Superboy Primordial – Superman, Clark Kent, Superciborgue – Hank Henshaw, Vril Dox II – Vril Dox.
Tropas dos Lanternas Vermelhos
Quando os guardiões pensaram em criar uma tropa policial para a galáxia, sua primeira opção foram robôs de aço que vagavam o universo combatendo o mal, chamados de Caçadores. No entanto a inteligência artificial deles evoluía sozinho, passando a acreditar que o melhor modo de acabar com todo o mal do universo é pelo extermínio.
O primeiro planeta que eles atacaram foi Ryut, no Setor 666, onde eles exterminaram todos os seres daquele planeta, sendo eles inocentes ou não. Os Guardiões do Universo vendo esse erro, ele decidem desativar os Caçadores, encerrando todas as atividades e ai sim vem os Lanternas Verdes.
Mas tem um detalhe nessa história toda, após o massacre em Ryut, um dos poucos sobreviventes do ataque, acabaram se reunindo para se vingar, dentre eles Atrocitus era o mais forte, passando a alimentar um ódio gigantesco pelos guardiões. Por conta disso, ele é influenciado pela cor vermelhar que representa o Espectro Emocional da Raiva, regida pela entidade Açougueiro.
A criação dessa lanterna foi baseada em ritual de sangue, onde Atrocitus sacrificou seus companheiros para a criação desse novo poder. A raiva é outro sentimento com maior influência sobre os seus usuários, basicamente quem o usa, perde a insanidade mental e acaba entrando em fúria regida pela raiva o tempo todo, ou seja, os membros ficam tão cegos pela ira, que não pensam em mais nada além do fervor dentro de seu corpo.
Eles são um pouco diferente das outras tropas, ao invés de constructos para batalhar, eles utilizam o próprio sangue como arma, isso porque o mesmo é transformado em napalm, algo que se torna muito perigoso tanto para os inimigos quanto os próprios Lanternas Vermelhos.
Seu Juramento é:
“Com Sangue e ira de um vermelho ardente
Arrancado à força de um cadáver ainda quente
Somado ao nosso ódio que arde infernal
Queimando a todos. Eis o destino Final!”
Sinistro, não é verdade? Essa é uma das tropas mais perigosas e mais influenciadoras de todos os anéis. Hal já usou esse anel, cometendo diversas atrocidades.
Membros:
Atrócitus – Atros, Bleez, Dex-Star, Dex-Starr, Guy Gardner, Haggor, Laira, Hal Jordan, Lanterna Vermelha K – Kamylla Dutra, Mera, Rankoor – John Moore, Ratchet – Tamarela, Sheko de Primeen, Skallox, Veon, Vício, Zillius Zox.
Safiras Estrelas
Temos agora uma das tropas mais interessantes, intrigantes e perigosas entre todas. As Safiras são compostas apenas por mulheres, pois, em sua essência, apenas mulheres são capazes de entender o verdadeiro poder, já que seu Espectro Emocional é o Amor, que tem Violeta como cor.
As Zamaronas eram parceiras dos Guardiões do Universo, porém, quando ele abdicaram a qualquer tipo de emoção, elas se viram obrigadas a sair em busca de um novo lugar, um novo lar, com isso acabaram encontrando um planeta ideal chamado Zamaron. Lá elas acabaram descobrindo cristais que absorviam a energia violeta do amor e resolveram formar um exército de guerreiras para impor o amor por toda galáxia e se mostrar para os homens que eles são ultrapassados. Essa ideia lembra muito as Amazonas da nossa Terra.
A entidade que as guia é o Predador e tem um forte elo com as Zamaronas. Assim como a raiva, o Amor é um dos espectros emocionais que mais age em cima de seus integrantes. Controla-lo é muito difícil e quando conseguem, eles se submetem a vontade do anel, deixando claro que não existe outra opção se não abraçar o seu ideal.
Apesar de ter 100% mulheres em sua tropa, qualquer um pode usar o seu poder, desde que permita que o coração seja dominado pelo amor. Outro método para se tornar parte dessa tropa é ter perdido a grande paixão de sua vida. Mesmo assim, um homem se tornar um Safira Estrela, é muito raro.
Um dos poucos que conseguiu esse feito, de se tornar um Safira, foi John Stewart. Ele acabou se provando digno de se unir a elas, mas não durou muito também.
Seu Juramento é:
“Pelos corações perdidos e cheios de horror
Que na noite mais densa choram solitários de dos
Aceite nosso anel e ajude a combater o terror
E a tudo conquistar com a Luz Violeta do Amor!”
Seu juramento é bem forte e comprometido, sendo considerado o mais puro, mesmo assim, é melhor tomar cuidado, apesar de ele ser o oposto da raiva, ele também tem uma influência poderosa sobre seu integrante, o cegando para outras emoções.
Seus poderes são semelhantes aos dos Lanternas Verdes, mas a um coisa que a difere, ela consegue controlar a mente dos que são fracos na questão do espectro emocional.
Membros além das Zamaronas:
Carol Ferris, Miri Riam, Fatalidade, Miss Bloss Diana Prince, John Stewart, Dela Pharon, Nol-Anj, Deborah Camille Darnell, Jillian Pearlman.
Tropa dos Lanternas Azuis
Essa tropa tem algo de muito interessante em volto de seu poder que é do Espectro Emocional Azul da Bondade. Seu poder ao lado dos Lanternas Verdes, se potencializa deixando ele ofensivo e também potencializa a deles também. Ou seja, quando juntos, é quase impossível de derrota-los, seus poderes combinados são muito além do conhecimento entre as tropas.
A sua origem parte de um exilio de membros dos Guardiões do Universo, Ganthet e Sayd. O motivo foi que eles demonstravam emoções, algo proibido dentro da ordem, assim eles foram para o planeta Odym, onde fundaram a Tropa dos Lanternas Azuis.
Sua entidade é Adara, um pássaro que surgiu quando o primeiro ser clamou por misericórdia, durante uma enchente. Assim todos que seguem esse espectro emocional são 100% bondosos, sempre evitando lutas desnecessárias, promovendo bondade por onde passa. Um detalhe sobre isso é que quando ele está sozinho, sem um Lanterna Verde ao seu lado, ele se torna fraco na hora de produzir seus construtos, afinal, seu principal objetivo não é lutar, mas sim acudir aqueles que precisam e o encher de bondade.
Seu juramento é:
“No dia de horror, na noite homicida,
Com o coração aquecido minha alma ilumina
Quando a guerra da luz parecer perdida,
A esperança brilha nas estrelas acima!”
É um dos juramentos mais bonitos, porque seu propósito não é vingança, não é lutar para matar e nem mesmo causar medo, é simplesmente trazer esperança para aqueles que estão no escuro.
Como foi dito, seus poderes se complementam ao lado de outro Lanterna Verde, sendo assim ele também consegue produzir construtos e curar.
Membros:
Arcanjo Adriano, Santo Andarilho, Irmão Warth, Irmão Hymn, Irmã Sercy, Hope Corgi, Barry Allen, Hal Jordan, Kyle Rayner, Superman.
Agente Laranja
Se todos os outros são considerados Tropas por causa de seu número de membros, nesse caso estaremos falando da tropa de um homem só.
Conhecido como Agente Laranja, ele é o único representante e tornou-se guardião Espectro Emocional Laranja da Avareza, onde sua entidade era Ofídio, que surgiu no universo quando o primeiro ser comeu depois que já estava saciado.
No planeta Okaara, Larfleeze acumulou uma gigantesca coleção de itens valiosos. Ele é um ser sádico e sem escrúpulos, sempre atrás de mais e mais, para ele tudo que ele vê e que o atraia, é dele, não importa o que seja e como ele vai obter, o que importa é que é dele.
Seus poderes são os mais bizarros, por assim dizer, já que seus constructos vem de imagens de seus inimigos que ele já matou. Basicamente, ele cria um enorme número de seres a partir do anel laranja, mostrando o quão poderoso ele é. Foi preciso por diversas vezes a união de vários Lanternas Verdes e até mesmo Amarelos para tentar impedí-lo.
Além dos constructos, ele também consegue drenar a energia de outros anéis, porém, apenas os Azuis não são afetados por ele.
Seu Juramento é:
“Com a cobiça e avareza queimando a frente,
Aceite o anel e se junte com a gente,
Da raça mesquinha ao poder final,
De luz laranja para a noite mais densa primordial!”
Existe uma variação mais simples e que mostra mais o seu ser:
“O que é meu, é meu
E meu e meu e meu
E meu e meu e meu
E não seu!”
Mostrando o quão louco esse personagem é. Além disso, o controle mental do anel sobre o usuário é muito forte, quase que impossível de evitar, isso porque a Avareza é algo que ronda o seres vivos a eras, são poucos aqueles que não cobiçam algo, sempre tem aquele que pelo menos um pouco ele tem dentro de si.
Como foi dito, Larfleeze é o único membro, mas já houve outros personagens que usaram o anel, mesmo que por pouco tempo, são eles:
Lex Luthor, Glomulus, Gretti, Kyle Rayner, Hal Jordan.
Tribo Índigo
Essa é uma tropa estranha e um tanto interessante, já que seus membros na sua maioria foram os piores elementos do universo, desde piratas até assassinos.
Mas isso mudou quando Abin Sur, o antigo Lanterna Verde, chegou ao planeta Nok e lutou pela liberdade do povo local ao lado de Natromo. Após isso, nas profundezas do planeta foi encontrado um novo poder, uma nova bateria, o espectro emocional da Compaixão da cor Índigo, que tem como entidade o Prosélito. Lá eles aprenderam a controlar o poder e forjaram um anel.
Após anos se passarem, Abin Sur levou a prisioneira Iroque até o planeta. Ela havia matado sua irmã, porém ao invés dele condena-la a uma prisão horrenda, ou pior, a morte, ele preferiu oferecer uma segunda chance a ela, entregando o Anel Índigo.
Após aceitar, ela sentiu dentro dela uma compaixão enorme a controla-la, dando ela o poder de proteger aqueles que precisam. Foi deixada como líder de uma nova Tropa, colocando como dever, espalhar essa força por todo o universo.
Seus poderes são misteriosos, mas também podem conjurar construtos, voar e entre outros que são bem parecidos dos Lanternas Verdes, eles tem um poder único deles, que é o teletransporte. Outro detalhe é que eles não podem sofrer de tristeza, isso os faz perder seus poderes. Seus poderes vem de um cajado, diferente dos outros que é de um anel, para eles fica mais dinâmico. No inicio foi um anel, mas Iroque achou mais interessante um cajado.
Seu Juramento é o mais misterioso também, até hoje não se sabe o que diz, já que nunca foi traduzido. Mas mesmo assim, dentro de seu juramento a menção de Abins Sur é lembrada como seu fundador.
“Tor lorek san, bor nakka mur,
Natromo faan tornek wot ur
Ter Lantern ker lo Abin Sur,
Taan lek lek nok. Formorrow Sur!”
Como podem ver é algo que não se sabe o que tá escrito, mas rumores dizem que pode ser sobre a aliança entre Natromo e Abin Sur, para a libertação do planeta Nok, dando origem a Compaixão do universo.
Membros:
Índigo 1 – Iroque, Munk, Willian Wand, Kreaven, Natromo, Slog Rei, Sinestro.
Tropa dos Lanternas Negros
Agora falaremos de uma das profecias mais antigas, onde os Guardiões do Universo acreditam que um dia chegaria “A Noite Mais Densa” (um dos arcos mais incríveis da DC) e um novo espectro de energia surgiria para dizimar o universo, sendo esse ser chamado de Morte.
No passado Hal Jordan tinha um inimigo chamado de Mão Negra, onde ele havia matado toda sua família e se suicidado, porém, ele foi ressuscitado por Scar, um antigo guardião que acabou sendo expulso por traição, acabou dando a ele um anel negro.
Agora sentem porque a coisa vai ficar séria. Utilizando o crânio do cadáver de Bruce Wayne (isso mesmo, o próprio Batman), ele foi capaz de construir vários outros anéis, ressuscitando diversos outros mortos e os transformando em zumbis. Com esse poder e um exército imortal, era impossível para qualquer outra tropa lutar contra o que viria pela frente.
Vale lembrar que a morte não tem uma entidade própria e nem faz parte do Espectro Emocional, mas acredita-se que Mão Negra e Nekron sejam dois seres que compartilham a mesma energia, mesmo sendo tão diferentes.
Seu Juramento é:
“No alto dos céus A Noite Mais Densa desponta,
Enquanto a luz morre a escuridão toma conta,
Almejamos seu fim e miramos seu coração,
Pela minha mão negra os mortos se erguerão!”
Sabe-se que a luta entre Nekron e os Lanternas Brancos ficaram para a história.
Membros:
Scar – Guardiã do Universo, Mão Negra – William Hand, Bruce Wayne – Batman, J’Onn J’Onzz – Caçador de Marte, Katma Tui – Lanterna Verde, Ronald Raymond – Nuclear, Dee Tyler, Ryan Kendal,; Roy Lincoln, Al Pratt, Jenny-Lynn Hayden – Jade, Roscoe Dillon, Liza Draak, Superman – Clark Joseph Kent, Digger Harkness, Arthur Curry – Aquaman, Ralph Dibny, Sue Dearbon Dibny Hal Jordan.
Tropa dos Lanternas Brancos
No final do arco de a “Noite Mais Densa”, a Tropa dos Lanternas Brancos surgiu para ter uma das maiores batalhas universais da DC, nesse momento todas as sete tropas tiveram que se unir para enfrentar a ameaça de Nekron e seus Lanternas Negros.
A Entidade da Vida acabou se unindo a Sinestro, mas acabou percebendo que era um erro, afinal seu ego e sua arrogância era muito grande, acreditando que estava destinado a ser o grande salvador do universo.
Assim a entidade logo procurou Hal Jordan, que supriu todas as expectativas e necessidades para se tornar um grande Lanterna Branco. Logo ele criou vários outros anéis e logo se juntaram aos seus usuários, sendo eles o Flash e a Mulher Maravilha.
Seu juramento é:
“No dia mais sombrio, na noite mais silenciosa,
Com as almas cheias de luz,
Esmagaremos quem trouxer a noite mais densa,
Pela nossa mão… Pela vida de nossa luz!“
Outros membros que estavam mortos acabaram voltando à vida e se tornado lanternas, alguns deles são:
Arcanjo Adriano, Hal Jordan, Sinestro, Superma, Arqueiro Verde, Bart Allen, Conner Kent, o Superboy, Donna Troy, Gel, Homem Animal, Desafiador, Batman, Abin Sur, Simon Baz, Kyle Rayner.
Para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram e Twitter!