Akira Toriyama | Última declaração em vida do autor de Dragon Ball é divulgada

Akira Toriyama | Última declaração em vida do autor de Dragon Ball é divulgada

Acaba de ser revelada a última declaração em vida de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, que faleceu no último dia 1º de março. Toriyama seria homenageado na Tokyo Anime Award Festival 2024, na categoria “Contribuição para a Indústria de Animação“. (VIA: Kami sama Explorer)

Como o anúncio já era conhecido há alguns meses, um comentário de Toriyama sobre o prêmio foi divulgado. Possivelmente, essa foi a última mensagem registrada do autor, cuja a data da divulgação de sua morte coincidiu com a do evento, 8 de março.

No local do evento, um espaço foi dedicado à exposição de mangás e ilustrações de Toriyama, juntamente com painéis exibindo uma breve biografia do mangaká, aclamado por criar “personagens com um charme único que cativou o mundo” e reconhecido como “um mangaká que deu vida a obras históricas“.

Sobre o prêmio, Toriyama disse:

“Para ser sincero, nunca tive um grande interesse em anime, nem mesmo no passado. Mesmo quando minhas obras foram adaptadas para o formato de anime, sinto-me envergonhado por não ter assistido muito a elas, então peço desculpas à equipe por isso.

Há cerca de dez anos, fui convidado para revisar o roteiro de um filme de anime de Dragon Ball e, naquela ocasião, acabei desenhando o cenário dos personagens e criando alguns designs simples. Foi incrível descobrir que esse tipo de trabalho era gratificante e divertido. Percebi que poderia confiar nos membros da equipe para lidar com as partes mais desafiadoras (risos).

É realmente embaraçoso para mim receber um prêmio de contribuição para a indústria da animação do Tokyo Anime Award Festival. Muito obrigado!”

Na mensagem, há também uma homenagem ao falecido animador Toyou Ashida, com quem Toriyama trabalhou no passado em um projeto original:

“Uma das memórias mais marcantes no campo da animação foi meu encontro com o animador Toyou Ashida para um projeto chamado Kosuke-sama Rikimaru-sama, uma obra original da Shonen Jump. Essa obra não era baseada em um mangá, então tive que me encontrar com Ashida-sensei para discutir sobre isso.

Ele era uma pessoa muito amigável, e desde o início, nos entendemos muito bem. Sempre que via o estilo dele, ficava impressionado com suas pinceladas detalhadas e rápidas. Pensei que esse tipo de pincelada poderia conferir a Dragon Ball uma sensação de velocidade e acelerar meu processo de desenho. Meu tempo de desenho foi reduzido em dois terços. Influenciamos um ao outro de muitas maneiras, e acredito que foi um período muito enriquecedor. Gostaria de orar pela alma de Ashida-sensei.”

Akira Toriyama falou também sobre Dragon Ball Daima:

“Desenhei não apenas a história em si, mas também a visão de mundo, o design dos personagens e os mechas. Acredito que será uma produção rica em conteúdo, não se limitando apenas à ação intensa. Ficaria grato se pudessem aproveitar ao assistir.”

O último comentário em vida de Toriyama terminou da forma mais dolorosa possível com a seguinte declaração:

“Devido ao meu estilo de vida na juventude, não estou muito confiante quanto à minha saúde, então não sei o quanto mais consigo fazer. No entanto, vou me esforçar para criar obras mais interessantes. Por favor, continuem me apoiando no futuro!

Uma declaração triste para qualquer fã ao redor do mundo. Que você descanse em paz, Tio Akira!

E para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no Instagram, TikTok e Twitter!

Mensagem de Akira Toriyama em japonês (Divulgada e traduzida por Kami Sama Explorer)
Mensagem de Akira Toriyama (Divulgada e traduzida por Kami Sama Explorer)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

conteúdo relacionado

últimas publicações