35º Cine Ceará começa no dia 20 com homenagem a Mariana Ximenes; veja programação

35º Cine Ceará começa no dia 20 com homenagem a Mariana Ximenes

O mês de setembro traz para Fortaleza uma das maiores celebrações do audiovisual ibero-americano: o 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 20 a 26 de setembro em diferentes espaços culturais da cidade. A programação ocupará o Cineteatro São Luiz, o Cinema do Dragão e o Hotel Sonata de Iracema, reunindo 13 longas-metragens e 29 curtas nas mostras competitivas, além de exibições especiais e 14 debates. Toda a programação é gratuita.

Homenagem a Mariana Ximenes

A grande homenageada desta edição será a atriz Mariana Ximenes, um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira. Na cerimônia de abertura, dia 20, a partir das 18h30 no Cineteatro São Luiz, ela receberá o Troféu Eusélio Oliveira, distinção que leva o nome do cineasta cearense responsável por fundar o curso de Cinema e Vídeo da UFC e considerado um dos pilares da formação audiovisual no estado.

Abertura e Compartilha Animação

O festival abre com a exibição do curta “Cada um na sua tomada”, criação coletiva de 20 crianças e adolescentes da rede pública de Fortaleza, participantes do projeto Compartilha Animação. O filme foi realizado sob orientação do cineasta Telmo Carvalho, referência em cinema de animação, e aborda o tema do uso seguro da energia elétrica.

Na sequência, será exibido o longa “Gravidade” (Brasil, 2025), ficção do pernambucano Leo Tabosa, em première mundial, dando início à Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.

Mostras Competitivas

Seis longas disputam o Troféu Mucuripe em diversas categorias, incluindo Melhor Filme, Direção, Atuação, Roteiro e Prêmio da Crítica. O vencedor de Melhor Longa receberá ainda um incentivo financeiro de R$ 40 mil para distribuição no Brasil.

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, dez produções concorrem ao Troféu Mucuripe e ao Prêmio Canal Brasil de Curtas, concedido por um júri de críticos e jornalistas.

Já a Mostra Olhar do Ceará valoriza a produção local com quatro longas e 14 curtas, trazendo temas que vão do sertão às paisagens urbanas, reafirmando a força criativa da cena audiovisual cearense.

Exibições Especiais

Entre os destaques fora de competição, o festival exibe os aguardados O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho já premiado em Cannes, e “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley, além do longa cearense “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente.

Outro momento especial será a apresentação dos quatro curtas do projeto Directors’ Factory Ceará Brasil, iniciativa que teve Karim Aïnouz como mentor e também integrou a programação da Quinzena de Cineastas em Cannes.

Os longas e curtas fora de competição serão exibidos nas seguintes datas e horários:

Dia 21 – Sessão das 18h

“Para Vigo me voy!” (Lírio Ferreira e Karen Harley. Documentário. 99′. Brasil. 2025)

Dia 21 – Sessão das 20h

Programa Directors’ Factory Ceará Brasil
“A fera do mangue” (Wara e Sivan Noam Shimon. Ficção. 14’. Brasil / França. 2025)

“A vaqueira, a dançarina e o porco” (Stella Carneiro e Ary Zara. 15’. Ficção. 10’. Brasil / França. 2025)

“Ponto Cego” (Luciana Vieira e Marcel Beltrán. Ficção. 19’. Brasil / França. 2025)

“Como ler o vento” (Bernardo Ale Abinader e Sharon Hakim. Ficção. 14’. Brasil / França. 2025)

Dia 24 – Sessão das 19h

“O agente secreto” (Kleber Mendonça Filho. Ficção. 158”. Brasil/França/Holanda/Alemanha. 2025)

Dia 26 – Sessão das 19h (Encerramento)

“Morte e vida Madalena” (Guto Parente. Ficção. 85’. Brasil. 2025)

Cinema ao ar livre e programação social

Nos dias 25 e 26 de setembro, o público poderá assistir a sessões gratuitas na Praça dos Leões, dentro da mostra Cinema na Praça. Já em outubro, o Cine Ceará segue com as Mostras Sociais (voltadas para a terceira idade, acessibilidade e primeiras experiências no cinema), além do Cine Itinerante, que levará sessões para municípios da região metropolitana de Fortaleza.

Os ingressos para o Cineteatro São Luiz serão distribuídos via plataforma Sympla, sempre no dia anterior à sessão, a partir das 14h. Já para o Cinema do Dragão, a retirada é presencial na bilheteria, uma hora antes do início de cada exibição. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos por sessão.

E para ficar por dentro das principais informações sobre a cultura pop, siga @6vezes7 no InstagramTikTokTwitter e YouTube!

conteúdo relacionado

últimas publicações