Uma das maiores dúvidas de todos aqueles que estão conhecendo Star Wars é a medida de tempo, algo que até mesmo aqueles que já estão inseridos nesse mundo têm certa dificuldade de entender. Pensando nisso, vamos sanar as duvidas de vocês explicando de forma mais simples possível como funciona o calendário e a medição de tempo em Star Wars.
Calendário galáctico
O calendário padrão é a medida de tempo utilizada em toda a galáxia. Ele segue no ciclo solar do planeta Coruscant – planeta esse que é onde fica o senado da República Galáctica. O ano nele é de 368 dias, com um dia de 24 horas, compreendendo por uma grande gama de Eras, muito parecido com o da Terra, isso porque é mais fácil contabilizar quando o dia tem 24 horas, mas há algumas mudanças que podem ficar confusas mais a frente.
Outra informação importante são as tais abreviações “ABY” e “DBY”, algo que muita gente ainda se pergunta o que é. Essas duas siglas representam duas eras, que ocorrem como ponto de partida, ou ano zero: a Batalha de Yavin, vista no episódio IV da saga Star Wars.
Portanto: ABY = Antes da Batalha de Yavin; DBY = Depois da Batalha de Yavin. Tal qual a medida que usamos no mundo real, “A.C.” para “antes de Cristo” e “D.C.” para “depois de Cristo”.
Exemplo: O episódio I se passa 32 ABY. Já os eventos do episódio VII 34 DBY.
Uma observação em respeito as siglas, quando você for ler um texto em português, as siglas usadas são “ABY” e “DBY”, já um texto em inglês são “BBY” e “ABY”, então tome sempre o cuidado quando estiver lendo, para não se confundir já que temos duas siglas iguais em ambos os textos, mas com diferentes sentidos.
Como surgiu
Como falado anteriormente, o calendário padrão é baseado no ciclo de Coruscant, sendo assim a principal forma de medição de tempo utilizada na galáxia desde o tempo da Velha República, datada em 25.053 ABY, um pouco depois de sua fundação. Mas tem um detalhe, esses valores nem sempre foram usadas dessa forma, já que por muitas vezes a marcação de tempo era sempre baseada em um momento histórico daquela era específica, algo que fosse uma grande mudança, assim formando as novas eras deste calendário.
Um grande exemplo disso foi o Tratado de Coruscant de 3.653 ABY, que na época era usado como “ATC” e “DTC” – antes e depois do Tratado de Coruscant. Nessa época, o historiador Jedi Gnost-Dural usou seus discos holográficos para datar e moldar a medida de tempo dentro das eras recorrentes com eventos de grande importância, como os Cem Anos de Escuridão, as Guerras Mandalorianas, a Grande Guerra do Hiperespaço, a Guerra Civil Jedi, a Grande Guerra Sith e a grande Guerra Galáctica contra o Império Sith, que foi um dos maiores marcos da galáxia.
Os eventos são sempre muito importantes para a demarcação de tempo, colocando sempre um marco zero como partida, tanto para frente como para trás.
Vale lembrar que essa medida é especificada pela Nova República, mas isso não quer dizer que todos os sistemas dentro do universo usam essa tabela. Cada um tem o seu, apenas é usado como padrão por causa das viagens intergalácticas e pelo fato de que Coruscant é a Capital da República.
A Nova República encomendou uma repaginada no calendário galáctico, pedindo para o Conselho Histórico da Nova República para redefini-la. Eles escolheram a Batalha de Yavin ao invés da Batalha de Endor, isso porque foi ali que se iniciou o evento principal para a derrocada do Império, se tornando algo muito significativo na galáxia.
Então quando vocês ouvirem os personagens de Star Wars falando algo como tanto tempo “ABY” ou “DBY”, isso significa antes e depois da Batalha de Yavin.
Saiba onde cada coisa se encaixa na linha do tempo de Star Wars:
Tempo de Medição
O calendário baseado em Coruscant funciona da seguinte forma: baseada no tamanho e na rotação, ela é usada como um calendário Lunar e Solar, muito parecido com o nosso, sendo o sol como ponto de referência do dia e o satélite Centax-1, durante a noite.
Agora vocês vão ver e entender a semelhança entre a nossa e a deles, embora isso mude mais para a frente, deixando mais complicado. A unidade padrão de tempo foi o segundo, assim sendo, sessenta segundos para cada minuto, sessenta minutos para cada hora e 24 horas para uma rotação padrão. Até aqui ok, tudo dentro do normal, certo?
Agora começa complicar. Uma semana tem 5 dias e cada mês tem 7 semanas, também divididos em 35 dias. Um ano possui 368 dias, 3 a 4 dias a mais que o nosso calendário, e são divididos dentro de 10 meses, mais 3 semanas relacionadas ao Festival da Vida e mais 3 feriados.
Um adendo: como a Teoria Hyperdrive permitiu viajantes espaciais ignorarem a relatividade, um único período de tempo ocorre igual em todos os lugares ao longo de um determinado intervalo.
Para ficar por dentro do mundo geek, siga @6vezes7 no Instagram!